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Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC3533 - Clínica Psicoterápica: na Atualidade das Consultas Terapêuticas Segundo a Conceituação de D.W. Winnicott
Clinical Psychotherapy: Therapeutic Consultations nowadays according to Donald Winnicott’s conceptualization

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno às noções de trabalho psicoterápico segundo a demanda, fundamentado por D.W. Winnicott. Introduzir o aluno às noções que embasam o trabalho de consultas terapêuticas e mais, especificamente, o Jogo de Rabiscos. Apresentar ao aluno o processo de diagnóstico segundo Winnicott, e de intervenção psicoterápica, segundo o diagnóstico .
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90061 - Ivonise Fernandes da Motta
 
Programa Resumido
Introduzir o aluno às noções de trabalho psicoterápico segundo a demanda, fundamentado por D.W. Winnicott. Introduzir o aluno às noções que embasam o trabalho de consultas terapêuticas e mais, especificamente, o Jogo de Rabiscos. Apresentar ao aluno o processo de diagnóstico segundo Winnicott, e de intervenção psicoterápica, segundo o diagnóstico .
 
 
 
Programa
- Importância do ambiente para o desenvolvimento emocional. - A mãe devotada comum - Importância do pai e da família no desenvolvimento emocional. - A teoria do amadurecimento emocional de Winnicott - O Jogo de Rabiscos - Trabalho segundo a demanda - Consultas Terapêuticas - Discussão do caso Piggle - Discussão do relato de tratamento de Margareth Littlle - Discussão do relato de tratamento de Harry Guntrip - Discussão de algumas consultas terapêuticas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, elaboração de resumos dos textos programados e seminários.
- Leituras, seminários, realização de trabalhos de aproveitamento
Critério
Critérios de avaliação de aprendizagem: Participação nas discussões, elaboração de resumos dos textos programados, prova ou trabalho escrito
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos teórico-práticos.
 
Bibliografia
     
APRENDER. CADERNO DE FILOSOFIA E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. NÚMERO ESPECIAL: WINNICOTT E A EDUCAÇÃO. Universidade Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista. Ano VI. N.11. 2008.

ARAUJO, C.A.S. O ambiente na obra de Winnicott: teoria e prática clínica. In: e-prints winnicott v2. N.2 2003.

CATAFESTA, I.F.M. (1997). Sobre consultas terapêuticas. Os Rabiscos de Fernando e Ivone. In: CATAFESTA, I.F.M. (org.). A Clínica e a Pesquisa no Final do Século: Winnicott e a Universidade. São Paulo: Lemos Editorial.

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LESCOVAR. G.Z. (2004) As consultas terapêuticas e a psicanálise de D. W. Winnicott. Rev. Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, v. 21, n. 2, p. 43-61, maio/agosto
LITTLE, M. (1992) Ansiedades psicóticas e prevenção. Rio de Janeiro: Imago.
LOPARIC, Z. (1999) A teoria winnicottiana do amadurecimento pessoal. Ver. Neuropsiquiatria da Infância e da Adolescência. 7 (Supl1) 8-41.
MORAES, A.A.R.E. (2008) Winnicott e o Middle Group: a diferença que faz diferença. Natureza Humana 10(1): 73-104, jan.-jun.
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WINNICOTT,D.W. ([1964] 1968-1994). O jogo do rabisco [Squiggle game]: amalgama de dois trabalhos: um, não-publicado, escrito em 1964, e outro, publicado em 1968. In: WINNlCOTT, C.; SHEPHERD, R.; DAVIS, M., (orgs.). Explorações Psicanalíticas D.W. Winnicott. (José Octavio de Aguiar Abreu, trad.). Porto Alegre, Artes Médicas, 1994. pp.230-43.

WINNICOTT, D.W. (1961-1995). Variedades de Psicoterapia. In: Privação e Delinqüência. (Álvaro Cabral, trad.). São Paulo: Martins Fontes.

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______. (1970). Psiquiatria infantil, serviço social e atendimento alternativo. In: SHEPHERD, R.; JOHNS, J.; ROBINSON, H.T. (orgs.). D.W Winnicott pensando sobre crianças. (Maria Adriana Veríssimo Veronese, trad.). Porto Alegre, Artes Médicas, 1997, pp.235-8.

WINNICOTT,D.W.(1979) The Piggle Relato do Tratamento Psicanalítico de uma menina.Imago,Rio de janeiro

WINNICOTT,D.W.(1984)Consultas Terapeuticas em Psiquiatria Infantil.Imago,Rio de Janeiro.
 

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