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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC3533 - Clínica Psicoterápica: na Atualidade das Consultas Terapêuticas Segundo a Conceituação de D.W. Winnicott
Clinical Psychotherapy: Therapeutic Consultations nowadays according to Donald Winnicott’s conceptualization

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 60 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno às noções de trabalho psicoterápico segundo a demanda, fundamentado por D.W. Winnicott.
Introduzir o aluno às noções que embasam o trabalho de consultas terapêuticas e mais, especificamente, o Jogo de Rabiscos.
Apresentar ao aluno o processo de diagnóstico segundo Winnicott, e de intervenção psicoterápica, segundo o diagnóstico .
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90061 - Ivonise Fernandes da Motta
 
Programa Resumido
Introduzir o aluno às noções de trabalho psicoterápico segundo a demanda, fundamentado por D.W. Winnicott.
Introduzir o aluno às noções que embasam o trabalho de consultas terapêuticas e mais, especificamente, o Jogo de Rabiscos.
Apresentar ao aluno o processo de diagnóstico segundo Winnicott, e de intervenção psicoterápica, segundo o diagnóstico .
 
 
 
Programa
- Importância do ambiente para o desenvolvimento emocional.
- A mãe devotada comum
- Importância do pai e da família no desenvolvimento emocional.
- A teoria do amadurecimento emocional de Winnicott
- O Jogo de Rabiscos
- Trabalho segundo a demanda
- Consultas Terapêuticas
- Discussão do caso Piggle
- Discussão do relato de tratamento de Margareth Littlle
- Discussão do relato de tratamento de Harry Guntrip
- Discussão de algumas consultas terapêuticas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, elaboração de resumos dos textos programados e seminários.
- Leituras, seminários, realização de trabalhos de aproveitamento
Critério
Critérios de avaliação de aprendizagem: Participação nas discussões, elaboração de resumos dos textos programados, prova ou trabalho escrito
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos teórico-práticos.
 
Bibliografia
     
APRENDER. CADERNO DE FILOSOFIA E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. NÚMERO ESPECIAL: WINNICOTT E A EDUCAÇÃO. Universidade Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista. Ano VI. N.11. 2008.

ARAUJO, C.A.S. O ambiente na obra de Winnicott: teoria e prática clínica. In: e-prints winnicott v2. N.2 2003.

CATAFESTA, I.F.M. (1997). Sobre consultas terapêuticas. Os Rabiscos de Fernando e Ivone. In: CATAFESTA, I.F.M. (org.). A Clínica e a Pesquisa no Final do Século: Winnicott e a Universidade. São Paulo: Lemos Editorial.

FORLENZA, O. (2006) Cem anos de clínica: as reformulações teóricas e técnicas decorrentes. In: MOTTA, I.F. (org) Psicanálise no século XXI. Aparecida: Ideias e Letras.
GUNTRIP, H. (2006) Minha experiência de análise com Fairbairn e Winnicott. Quão completo é o resultado atingido por uma terapia psicanalítica? Natureza Humana. Vol.8. n.2. São Paulo. Título original: “ My experience of analysis with Fairbairn and Winnicott” (How Complete a Result does Psycho-analytic Therapy Achieve?), Internat. Rewiew of Psycoanal, 1975, n. 2. Tradução de Miguel A. de Mello Silva (e-mail: psicomig@terra.com.br). Revisão técnica de Elsa Oliveira Dias (e-mail: elsadias@uol.com.br).
LESCOVAR. G.Z. (2004) As consultas terapêuticas e a psicanálise de D. W. Winnicott. Rev. Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, v. 21, n. 2, p. 43-61, maio/agosto
LITTLE, M. (1992) Ansiedades psicóticas e prevenção. Rio de Janeiro: Imago.
LOPARIC, Z. (1999) A teoria winnicottiana do amadurecimento pessoal. Ver. Neuropsiquiatria da Infância e da Adolescência. 7 (Supl1) 8-41.
MORAES, A.A.R.E. (2008) Winnicott e o Middle Group: a diferença que faz diferença. Natureza Humana 10(1): 73-104, jan.-jun.
MOTTA, I.F. (2005). O Gesto Espontâneo e a Interpretação Criativa. In: Mudanças – Psicologia da Saúde. São Bernardo do Campo, Universidade Metodista de São Paulo, vol.13,(2), pp.374-88.
______. (2006). Orientação de pais. Novas perspectivas no desenvolvimento de crianças e adolescentes. São Paulo: Casa do Psicólogo.
MOTTA,I.F.(2008).O Inconsciente em Debate Winnicott: algumas implicações para a prática psicanalítica.In:HERMANN,M.C.(org.). O Inconsciente e a Clínica Psicanalítica.São Paulo:Universidade Metodista de São Paulo.

WINNICOTT,D.W. ([1964] 1968-1994). O jogo do rabisco [Squiggle game]: amalgama de dois trabalhos: um, não-publicado, escrito em 1964, e outro, publicado em 1968. In: WINNlCOTT, C.; SHEPHERD, R.; DAVIS, M., (orgs.). Explorações Psicanalíticas D.W. Winnicott. (José Octavio de Aguiar Abreu, trad.). Porto Alegre, Artes Médicas, 1994. pp.230-43.

WINNICOTT, D.W. (1961-1995). Variedades de Psicoterapia. In: Privação e Delinqüência. (Álvaro Cabral, trad.). São Paulo: Martins Fontes.

______. (1965) O valor da consulta terapêutica. In: WINNICOTT, C.; SHEPHERD, R.; DAVIS, M., (orgs.). Explorações psicanalíticas D.W Winnicott. (José Octavio de Aguiar Abreu, trad.). Porto Alegre, Artes Médicas, 1994. pp.244-8.

______. (1969). O uso de um objeto no contexto de Moisés e o monoteísmo. In: WINNlCOTT, C.; SHEPHERD, R.; DAVIS, M., (orgs). Explorações psicanalíticas D.W. Winnicott. (José Octavio de Aguiar Abreu, trad.). Porto Alegre, Artes Médicas, 1994, pp.187-91.

______. (1970). Psiquiatria infantil, serviço social e atendimento alternativo. In: SHEPHERD, R.; JOHNS, J.; ROBINSON, H.T. (orgs.). D.W Winnicott pensando sobre crianças. (Maria Adriana Veríssimo Veronese, trad.). Porto Alegre, Artes Médicas, 1997, pp.235-8.

WINNICOTT,D.W.(1979) The Piggle Relato do Tratamento Psicanalítico de uma menina.Imago,Rio de janeiro

WINNICOTT,D.W.(1984)Consultas Terapeuticas em Psiquiatria Infantil.Imago,Rio de Janeiro.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Pacientes inscritos na Clínica Psicológica do IPUSP ou outra demanda de algum projeto de pesquisa no qual alunos ou pesquisadores do instituto estejam inseridos. Idosos do projeto USP 60+ matriculados em disciplinas de minha responsabilidade.
Objetivos da atividade
Atendimento psicoterápico.
Descrição da atividade
Consultas, sessões, conversas psicoterápicas e rodas de conversas.
Indicadores de avaliação da atividade
relatórios sobre entrevistas, inventários, escalas, etc.

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