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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC3631 - Desenvolvimento Emocional, Ética e Educação: Conversando com pais sobre a infância e adolescência
Emotional Development, Ethics and Education: talking to parents about childhood and adolescence

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Estudar e aprofundar aspectos básicos do cuidar facilitador do desenvolvimento emocional.
Promover uma reflexão sobre a educação e a ética nos dias atuais. Possibilitar uma análise
sobre a implicação das funções parentais no processo de maturação na atualidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90061 - Ivonise Fernandes da Motta
 
Programa Resumido
A disciplina focaliza o desenvolvimento emocional em relação ao ambiente e as funções parentais e familiares no contexto atual. Utilizaremos conceitos básicos da psicologia do desenvolvimento e da psicanálise com ênfase nas ideias de D. W. Winnicott.
Os estudantes serão introduzidos ao longo da disciplina à realização de entrevistas individuais com pais e em rodas de conversas. A disciplina aprofundará estudos sobre as funções parentais na atualidade, novas configurações familiares. A função de continência de angústias exercida pelos pais. A função Espelho no relacionamento pais-filhos. A capacidade para depressão dos pais. O empreendimento de tentativas de reparação na relação pais-filhos. Intervenções psicoterápicas e preventivas em instituição. Pesquisas atuais sobre o lugar da mãe e o do pai nos dias atuais.
 
 
 
Programa
A preocupação materna primária
A função do pai
A criança nos dias atuais
A constituição da confiança e da capacidade de confiar
Dizer não
Segurança
Ciúmes
Sentimento de Culpa
Objetos e fenômenos transicionais
Posição depressiva para D. W. Winnicott (moral e ética)
Depressão na criança e na adolescência
O édipo na conceituação de D. W. Winnicott
Socialização e grupos sociais
Fenômenos culturais e desenvolvimento psíquico
Adolescência na atualidade
Consultas terapêuticas com pais
Realização de entrevistas semi-dirigidas com pais
Realização de rodas de conversas
Os pais e o universo psíquico dos filhos
A função de continência de angústias exercida pelos pais
A função Espelho no relacionamento pais-filhos
A capacidade para depressão dos pais
O empreendimento de tentativas de reparação na relação pais -filhos
Intervenções psicoterápicas e preventivas em instituição
Pesquisas atuais sobre o lugar da mãe e o do pai nos dias atuais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação e frequência às aulas. Contribuições trazidas às aulas através de textos, pesquisas e outros. A avaliação será feita através da realização das atividades práticas descritas a seguir: Entrevistas semi-dirigidas com pais: casal ou pai/mãe. Analise do material das entrevistas com supervisão do professor. Rodas de conversas com pais e/ou jovens adultos.
Critério
Contribuições trazidas às aulas através de textos, pesquisas e outros. (1,0) Atividades práticas Entrevistas semi-dirigidas com pais: casal ou pai/mãe. (3,0) Analise do material das entrevistas com supervisão do professor. (4,0) Rodas de conversas com pais e/ou jovens adultos. (2,0)
Norma de Recuperação
Trabalho teórico sobre os temas abordados na disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
Amiralian, M. L. T. M. (2014). O pai nos dias de hoje e as consequências para o desenvolvimento. In Rosa, C. D. (Org.). E o pai?: uma abordagem winnicottiana (pp.127-140). São Paulo, SP: DWW Editorial.
Kronbauer, F. A., & Schwertner, S. F. (2022). Aprende-se a ser pai? A
participação de homens em grupos de gestantes e casais grávidos. Revista
Psicologia em Pesquisa, 16(1), 1-25.

https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/download/3271
8/23795
Kupermann, D. (2017). Estilos do cuidado: a psicanálise e o traumático. São Paulo: Zagodoni.
Motta, I. F. (2006). Orientação de pais – Novas perspectivas no desenvolvimento de crianças e adolescentes. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Motta, I. F., Rosal, A. S. R. & Silva, C. Y. G. (2018). Psicologia relações com o contemporâneo. São Paulo: Ideias & Letras.
Reeves, C. (2012). On the margins: the role of the father in Winnicott´s writings. In Abram, J. (Ed.). (2013). Donald Winnicott Today (pp.358-385). London: The New Library of Psychoanalysis.
Trage, F. T., & Donelli, T. M. S. (2020). Quem é o novo pai? concepções sobre o exercício da paternidade na família contemporânea. Barbarói, 57, 141-64.
https://www.researchgate.net/profile/Tagma-
Donelli/publication/345452580_Quem_e_o_novo_pai_Concepcoes_sobre_o_ex
ercicio_da_paternidade_na_familia_contemporanea/links/5fd8a9f792851c13fe8
95bf6/Quem-e-o-novo-pai-Concepcoes-sobre-o-exercicio-da-paternidade-na-
familia-contemporanea.pdf
Winnicott, D. W. (1963). Moral e educação. In Winnicott, D. W. (1983). O ambiente e os processos de maturação (pp.88-98). (Trad. Irineo Constantino Schuch Ortiz). Porto Alegre, RS: Artmed.
Winnicott, D. W. (1993). Conversando com os Pais. (Trad. Álvaro Cabral) São Paulo, SP: Martins Fontes
Bibliografia Complementar
Barbosa, P. V. & Wagner, A. (2014). A construção e o reconhecimento das regras familiares: a perspectiva dos adolescentes. Psicologia em Estudo, 19(2), 235-245. doi 10.1590/1413-737222060007
Barreta, J. P. F. (2012). A origem da moralidade em Freud e Winnicott. Winnicott e-prints, 7(1), 114-125.
Catafesta, I. F. Motta (1996). Potencialidade para saúde ou algumas reflexões sobre a capacidade para a integração. In Catafesta, I. F. Motta (Org). D.W. Winnicott na Universidade de São Paulo (pp.131-142). São Paulo, SP: Depto. de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Catafesta, I. F. Motta. (1996). Um dia na universidade dialogando com Winnicott, Klein e Lacan sobre a criança e a adolescente. Curso de Pós-Graduação em psicologia da Saúde. São Bernardo do Campo, SP: UMESP.
Chagas, J. C., Pedroza, R. L. S. & Branco, A. U. (2012). Direitos humanos e democracia na educação infantil: atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação. Estudos de Psicologia (Natal), 17(1), 73-81. doi 10.1590/S1413-294X2012000100009
Dias, E. O. (2011). Sobre a confiabilidade e outros estudos. São Paulo: DWW Editorial.
Henn, C. G. & Piccinini, C. A. (2013). Adolescência e função paterna: da gestação ao primeiro ano de vida do bebê. Estudos de Psicologia (Natal), 18(4), 579-588. doi 10.1590/S1413-294X2013000400005
Loparic, Z. (2013). Winnicott e a ética do cuidado (Coleção Psicanálise Winnicottiana). São Paulo, SP: DWW Editorial.
Motta, I. F. & Rosa, J. T (Orgs.) (2008). Violência e sofrimento de crianças e adolescentes na perspectiva winnicottiana. Aparecida, SP: Idéias & Letras, FAPESP.
Rosa, C. D. (2014). E o pai? : uma abordagem winnicottiana (Coleção Psicanálise Winnicottiana). São Paulo, SP: DWW Editorial.
Rosa, J. M., Melo, A. K., Boris, G. D. J. B., & Santos, M. A. dos. (2016). A Construção dos Papéis Parentais em Casais Homoafetivos Adotantes. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(1), 210-223. doi 10.1590/1982-3703001132014
Winnicott, D. W. (1956). A tendência anti-social. In Winnicott, D. W., Privação e Delinqüência (pp. 127-137). (Trad. Álvaro Cabral). São Paulo, SP: Martins Fontes.
Winnicott, D. W. (1970). Psiquiatria infantil, serviço social e atendimento alternativo. In Shepherd, R., Johns, J., Robinson, H. T. (Orgs.) (1997). D. W Winnicott pensando sobre crianças (pp.235-238). (Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Winnicott, D. W. (1970). Sobre as bases do self no corpo. In Winnicott, C., Shepherd, R., Davis, M., (Orgs.) (1994). Explorações psicanalíticas D. W. Winnicott (pp.203-219). (Trad. José Octavio de Aguiar Abreu). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Winnicott, D. W. (1979). The Piggle - Relato do Tratamento Psicanalítico de uma menina. Rio de Janeiro, RJ: Imago.
Winnicott, D. W. (1984). Consultas Terapêuticas em Psiquiatria Infantil. Rio de Janeiro, RJ: Imago.
Winnicott, D. W. (1989). Tudo começa em casa. (Trad. Paulo Sandler). São Paulo, SP: Martins Fontes.
Winnicott, D. W. (1990). Natureza Humana. (Trad. David Bogolometz). Rio de Janeiro, RJ: Imago.
Winnicott, D. W. (1993). A família e o desenvolvimento individual. (Trad. Marcelo Brandão Cipolla). São Paulo, SP: Martins Fontes.
 

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