Estudar e aprofundar aspectos básicos do cuidar facilitador do desenvolvimento emocional. Promover uma reflexão sobre a educação e a ética nos dias atuais. Possibilitar uma análise sobre a implicação das funções parentais no processo de maturação na atualidade.
A disciplina focaliza o desenvolvimento emocional em relação ao ambiente e as funções parentais e familiares no contexto atual. Utilizaremos conceitos básicos da psicologia do desenvolvimento e da psicanálise com ênfase nas ideias de D. W. Winnicott. Os estudantes serão introduzidos ao longo da disciplina à realização de entrevistas individuais com pais e em rodas de conversas. A disciplina aprofundará estudos sobre as funções parentais na atualidade, novas configurações familiares. A função de continência de angústias exercida pelos pais. A função Espelho no relacionamento pais-filhos. A capacidade para depressão dos pais. O empreendimento de tentativas de reparação na relação pais-filhos. Intervenções psicoterápicas e preventivas em instituição. Pesquisas atuais sobre o lugar da mãe e o do pai nos dias atuais.
A preocupação materna primária A função do pai A criança nos dias atuais A constituição da confiança e da capacidade de confiar Dizer não Segurança Ciúmes Sentimento de Culpa Objetos e fenômenos transicionais Posição depressiva para D. W. Winnicott (moral e ética) Depressão na criança e na adolescência O édipo na conceituação de D. W. Winnicott Socialização e grupos sociais Fenômenos culturais e desenvolvimento psíquico Adolescência na atualidade Consultas terapêuticas com pais Realização de entrevistas semi-dirigidas com pais Realização de rodas de conversas Os pais e o universo psíquico dos filhos A função de continência de angústias exercida pelos pais A função Espelho no relacionamento pais-filhos A capacidade para depressão dos pais O empreendimento de tentativas de reparação na relação pais -filhos Intervenções psicoterápicas e preventivas em instituição Pesquisas atuais sobre o lugar da mãe e o do pai nos dias atuais
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