O aluno, com base nas leituras abaixo indicadas e discussões na supervisão, deverá ser capaz de: 1) Conduzir análise funcional, indicando a relação entre avaliação funcional e tratamento na abordagem comportamental; 2) planejar, implementar e/ou analisar uma intervenção breve junto aos pais/cuidadores/crianças que estarão na Pediatria do Hospital Universitário (HU); 3) Discorrer sobre os seguintes temas:a)Diferentes formas de atuação terapêutica e seus possíveis efeitos; b) Formas de romper o hiato teoria x prática;c) Possíveis formas de atuação clínica fora do consultório;d) Métodos de formação de terapeutas.
A avaliação funcional e análise funcional serão ferramentas básicas para o levantamento e planejamento da intervenção.
A. Avaliação funcional e análise funcionalB. A relação terapêutica. O contrato.Formas de atuação do terapeuta e seus possíveis efeitos. O terapeuta como observador de comportamentos verbais e não verbais. A importância das emoções e pensamentos do terapeuta.Situações que podem ocorrer durante o processo terapêutico, tais como: crises, choros, silêncios, agressividade, expectativas irreais sobre terapia. C. As relações entre Teoria, Pesquisa e Prática clínica Relação entre a fundamentação teórica e a atuação do terapeuta no diagnóstico e na terapia. A pesquisa científica na prática clínica.D. A Psicologia Clínica fora do Consultório: Prevenção e promoção de saúde.
a) APA (1995) DSM-IV. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: ArtesMédicas.b) Assumpção Jr., F. (1994). Psiquiatria da infância e da adolescência. São Paulo: Santos Editora.c) Banaco, R. A. (Org.) (1997). Sobre Comportamento e Cognição: Aspectos teóricos, metodológicos e de formação em Análise do Comportamento e Terapia Cognitivista. Santo André, SP: ARBytesEditora.d) Bellack, A., &Hersen, M. (1988). Behavioral assessment. A practical handbook, third edition. Pergamon Press.e) Bülow, D.M., Rebello, M.G., França, I.Y., Pereira, R.F.,& Silvares, E.F.M (2012). Avaliação do desenvolvimento infantil em enfermaria pediátrica de um hospital universitário. ContextosClínicos, 5(2), pp. 74-79.f) Conte, F.C.S. & Regra, J.A.G. (2004). A psicoterapia comportamental infantil: novos aspectos. Em E.F.M. Silvares (org.). Estudos de caso em psicologia clínica comportamental infantil (vol.1), pp. 79-136. Campinas: Papirus. g) Delitti, M. (Org.) (1997). Sobre Comportamento e Cognição: A Prática da Análise do Comportamento e da Terapia Cognitivo-Comportamental. Santo André, SP: ARBytesEditora.h) Delitti, M. (2001). Análise functional: o comportamento do cliente como foco da análise funcional. Em M. Delitti (org.). Sobre o comportamento e cognição (v.2), pp. 35-42. São Paulo: ESETec. i) Haynes, S. (1978). Principles of behavioral assessment. New York: Gardner.j) Haynes, S. N., Leisen, M. B., & Blaine, D. D. (1997). Design of individualized behavioral treatment programs using functional clinical case models. Psychological Assessment, 9 (4), 334-348.k) Matos, M.A. (1999). Análise funcional do comportamento. Revista Estudos de Psicologia, 16(3): 8-18. l) Meyer, S. B. Análise funcional do comportamento. Em: Carlos Eduardo Costa; Josiane Cecília Luzia; Heloísa Helena Numes Sant'Anna. (Org.). Primeiros Passos em Análise do Comportamento e Cognição. 1 ed. Santo André: ESETec, 2003, p. 75-91.m) Moura, C., Grossi, R. & Hirata, P. (2009). Análise funcional como estratégia para tomada de decisão em psicoterapia infantil. Estudos de Psicologia, 26(2): 173-183. n) Omer, H. (1997). Intervenções críticas em psicoterapia. Do impasse ao início da mudança. Porto Alegre: ArtesMédicas.o) Rangé, B. (Org.) (1995). Psicoterapia comportamental e cognitiva de transtornos psiquiátricos. Campinas: Editorial Psy.p) Rangé, B. (Org.) (1995). Psicoterapia comportamental e cognitiva. Pesquisa, prática, aplicações e problemas. Campinas: Editorial Psy.q) Silvares, E.F.M. (1995). Intervenção clínica e comportamental com crianças. Em B. Range (Org.). Psicoterapia comportamental e cognitiva, pp. 133-141. Campinas: Editorial Psy. r) Silvares, E.F.M. (2004). Avaliação e intervenção clínica comportamental infantil. Em E.F.M. Silvares (Org.). Estudos de caso em psicologia clínica comportamental infantil, (vol.1), pp. 13-29. Campinas: Papirus. s) Sturmey, P. (1996). Functional analysis in clinical psychology. John Wiley & Sons Press, Chichester, England.