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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC3636 - O Desenvolvimento do Raciocínio Clínico como Tentativa de Superação das Cisões em Psicologia Clínica I
The Development of Clinical approach as an Attempt to Overcome the Splits in Clinical Psychology Clínica I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Fornecer-lhe uma formação fundamentada na observação além de obter elementos suficientes para realizar escolhas teóricas que permitam a pesquisa científica e tornem menos comum as escolhas ideológicas de sua prática clínica (diagnóstico e terapia). Posicioná-los frente às exigências epistemológicas da pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
44980 - Vera Stela Telles
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa

Através da observação do comportamento do indivíduo de 0 (parto) até os 14 anos (quando o indivíduo completa a construção dos esquemas cognitivos) e da análise formal estrutural do TAT (material real como treino de observação e raciocínio clínico).
Comparação entre as hipóteses derivadas das observações do material do TAT realizadas 'as cegas (sem dados informativos da história e queixas do sujeito).
Estudo das diferentes possibilidades quanto à percepção do estímulo, e possíveis interpretações dos mesmos decorrentes das características próprias do modo cognitivo segundo as quais foram construídas.
Relação da constituição de tais significações com os sintomas e características da psicopatologia.
Decorrências práticas (no diagnóstico e psicoterapia) de uma tal posição.
Possibilidade de integração teórica das observações registradas pelas diferentes teorias da psicologia referente à clínica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas expositivas serão constituídas pela estimulação às observações dos dados e possíveis correlações formais entre os mesmos na construção de hipóteses diagnósticas (testes, terapia, etc) que são depois relacionadas aos dados reais do material, (sintomas, história, etc) apresentado na queixa. Evitar-se-á toda e qualquer aplicação de teorias aprioristicas ao material. A finalidade desse tipo de exposição será o treino de obervação (análise formal do texto), além de desenvolver um raciocínio clínico baseado na performance dos sujeitos.
Critério
Participação nas aulas - estas serão o resultado de uma troca de observações conflitantes baseadas no material do sujeito (textos, comportamento, etc).
Provas escritas sobre os textos obrigatórios (inclusive avaliação formal de histórias do TAT).
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
Popper, KR - Conjecturas e Refutações - Ed. Univ. de Brasília, 1952 (cap.I).
Piaget, J. - A Construção do Real - 3a. edição, Delachaux et Niestlé - Neuchátle, Suiça, 1963.
Proust, M - Em busca do tempo perdido - I Vol.
von Uexküll, J. - Mondes Animaux et Monde Humain - Ed. Gonthier - 1956.
Arnheim, R - Arte y Percepcion Visual - Eudeba - 1987-8 ed. Cap.III la forma como significacion.
Damásio, A - L'Erreur de Descartes - Eed. Odile Jacob 1994.
Searly, J. - "O Mistério da Consciência".
Langer, Suzanne - "A Filosofia em Nova Chave"
Langer, Suzanne - "Sentimento e Forma"
Head, R. - "Imagem e Idea" (Breviários) Fondo de Cultura Econômica 1993, México.
Imbasciati, A. - Affeto e Rappresentazione - Franco Angeli ad. 1991.
Imbasciati, A. - L'Oggeto e le Sue Vicissitudini - Teda ed. 1993.
Imbasciati e L. Cena: La Vita Psichica Primaria - Masson ed. 1991, Milan.
Imbasciati e Ghilardi - Manoele Clínico del TAT - Giunti - 1994 - Firenze.
Imbasciati e L. Cena - Psicoanalisi e Cognitivismo - Armand, ed. 2005, Roma.
 

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