Pretende-se que o aluno: A. Desenvolva uma formação teórico-clínica, em especial em situações de crise, como a pandemia da Covid-19, e em especial para os atendimentos online. B. Obtenha conhecimentos relativos ao Atendimento Clínico online de acordo com as diferentes modalidades oferecidas pela disciplina. C. Conscientize-se da importância da relação psicólogo-cliente e da atitude ética no atendimento clínico, especificamente nos atendimentos online.
Discussão acerca das várias abordagens teóricas. Problematização de questões relativas ao tipo de população atendida e as psicopatologias atuais. Outras modalidades de atendimento clínico, discussões sobre os atendimentos clínicos online. Compreensão dos aspectos intrínsecos ao transcorrer do processo psicoterapêutico. Discussões teóricas de temas pertinentes e/ou emergentes do atendimento clínico.
1- Discussão acerca das várias abordagens teóricas que fundamentam o atendimento clínico realizado, em termos da compreensão e do manejo de situações específicas que circundam o processo terapêutico (interrupções, faltas, férias, término da terapia, desistência, etc.) 2- Problematização de questões relativas ao tipo de população atendida e as psicopatologias atuais. 3- Discussão de casos clínicos publicados. 4- Discussão sobre outras modalidades de atendimento clínico, por exemplo, online. 5- Compreensão dos aspectos intrínsecos ao transcorrer do processo psicoterapêutico, segundo a abordagem teórica escolhida. 6 - Discussões teóricas de temas pertinentes e/ou emergentes do atendimento clínico. Atividades a serem realizadas pelo aluno: 1-) Participação nas aulas online. 2) trabalho final temático incluindo um dos temas abordados nas atividades desenvolvidas online, de acordo com as orientações do professor.
Sugestão: artigos atualizados dos docentes do PSC, expressando as várias abordagens teóricas no Atendimento Clínico. ANTÚNEZ, A.; SAFRA, G. Psicologia Clínica: da graduação à pós-graduação. São Paulo: Atheneu, 2018, p.437 MEYER, S. B., Villas-Bôas, A., Franceschini, A.C.T., Oshiro, C. K. B. O., Kameyama, M., Rossi, P. R., & Mangabeira, V. (2015). Terapia analítico-comportamental: relato de casos e de análises. São Paulo: Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. MEYER, S. B (2003). Análise funcional do comportamento. In: C. E. Costa, J. C. Luzia, H. H. N. Sant'Anna (Orgs.), Primeiros Passos em Análise do Comportamento e Cognição. 1ª. Edição. Santo André: ESETec, pp.75-91. Bibliografia complementar: Aberastury, A. (1986). Psicanálise da criança: teoria e técnica. Porto Alegre: Artes Médicas. Aguirre, A.M.B., Herzberg, E., Batista Pinto, E., Becker, E., Carmo, H.M.S. & Santiago, M.D.E. (2000). A Formação da Atitude Clínica no Estagiário de Psicologia. Psicologia USP. 11 (1): 49-62. Ancona-lopez, M. (org.) (1998). Psicodiagnóstico: processo de intervenção. São Paulo: Cortez. Arzeno, M.E.G. (1999). Psicodiagnóstico Clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artes Médicas. Cunha, j. et al. (2000). Psicodiagnóstico-R. Porto Alegre: Artes Médicas. Dor, J. (1991). Estruturas e clínica psicanalítica. São Paulo: Timbre. Freud, A. (1971). A Infância normal e patológica. Rio de Janeiro: Zahar. Klein, M. (1969). Novas tendências na Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1935). Lacan, J. (1953-54) O Seminário Livro 1 - Os Escritos Técnicos de Freud Ed. Seuil,França. Rio de Janeiro : Zahar Edit.. Mannoni, M. (1982). A primeira entrevista em psicanálise. Rio de Janeiro: Campus. Rosa, M. D. (2000) Histórias que não se contam Psicanálise com crianças e adolescentes. Taubaté: Cabral Ed. Universitária. Silvares, E.F.M. & Gongora, M.A.N. (1998). Psicologia clínica comportamental. A inserção da entrevista com crianças e adultos. São Paulo: Edicon. Tardivo, L.S.P.C. (1998). O Teste de Apercepção Infantil e o Teste das Fábulas de Düss. São Paulo: Vetor. Trinca, W. (org.) (1997). Formas de investigação em Psicologia Clínica. São Paulo: Vetor.