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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC3837 - Técnicas de Investigação Psicológica: Tat e Cat
Techniques of Psychological Research: TAT and CAT

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2004 Desativação: 31/12/2021

Objetivos
Pretende-se que o aluno adquira o treino em observação do material do paciente e a partir dessa observação faças hipóteses diagnósticas. 

 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Conteúdo Programático:

O curso de CAT e TAT está organizado em 2 partes principais: treino em observação do texto e análise formal do mesmo, procurando as correlações permitidas pelo material do teste. A análise do CAT e do TAT é feita em conjunto com a classe, às cegas, sendo baseada no texto, sem conhecimento prévio das queixas e história dos sujeitos. A 2ª parte refere-se a seminários de observação desde o parto até 14 anos de idade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: Parte teórica: aulas teóricas e seminários;
Parte prática: Seminários de observação do comportamento desde o nascimento até 14 anos. Observação clínica e treino de aplicação e interpretação das pranchas

Atividades discentes:
Parte teórica: assistir aulas teóricas e realizar seminários;
Parte prática: Seminários de observação do comportamento desde o nascimento até 14 anos. Observação clínica e treino de aplicação e interpretação das pranchas.
Critério
Avaliação: Seminários e provas escritas.
Norma de Recuperação
A nota da recuperação será o resultado da média aritmética entre a nota final obtida na disciplina e a nota obtida na prova/trabalho de recuperação. A recuperação será oferecida na época estabelecida pelo Calendário Escolar da USP.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:

Anderson & Anderson (1967). Técnicas projetivas do diagnóstico psicológico. São Paulo: Mestre Jou.
Arnheim, R. (1977). Arte y perception Visual. Buenos Aires: Eudeba. (Cap.: A forma como significação).
Heidbreder, E. (1981). Psicologia do século XX. Mestre Jou: São Paulo.
Herbinet, E. & Basnel, M-C. (1991). L'Aube des sens. Les Cahiers du Nouveau-né, 5. Paris: Stock.
Imbasciati, A (1998). Afeto e representação. São Paulo: Brasiliense.
Piaget, J (1973). Inconsciente afetivo e inconsciente cognitivo. In: Problemas de Psicologia Genética. (Cap. 2). Rio de Janeiro: Forense.
Piaget, J (1975). A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar.
Popper.(1972). Conjecturas e refutações. Brasília: Universidade de Brasília.
Telles, V.S. (2000) A desvinculação do TAT do conceito de "projecão" e a ampliação de seu uso. Revista Psicologia USP 11 (1).
Uexküll, J. Von. (s.d.) Dos Animais e dos homens. Lisboa: Livros do Brasil.

Bibliografia complementar:

Bachelard, G.G. O novo espírito científico. Coleção Os Pensadores. Rio de janeiro: Abril Cultural.
Decarie, T.G. (1962). Intelligence et affectivité chez le jeune enfant: étude experimentale de la notion d'objet chez Jean Piaget et la relation objectale. Neuchatel: Delachaux et Niestlé.
Ferrão, L. (1990). Seminários clínicos. São Paulo: Comunicação pessoal.
Brelet, F. (1986). Il TAT - Fantasma e situazione proietiva. Raffaello: Cortina.
Diatkine, R. (1979). Refoulement defenses et interdists In Grumberg, B; Chasseguet & Smirgel, J. (orgs.) Les grandes decouverts de la Psychanalyse. (pg 11) França: Tchou.
Furth, H.G. (1974). Piaget e o conhecimento. Rio de Janeiro: Forense.
Granger, G.G. (1993). A Ciência e as ciências. São Paulo: Unesp.
Granger, G.G. (1967). Penseé formelle et sciences de l'homme.Paris: Aubier-Montagne.
Imbasciati, A. (1993). L'oggetto e le sue vicissitudine. Castrovillari: Teda.
Imbasciati, A. & Tirelli (1964). IL TAT - secondo la sistemática di Bellak. Firenze: O.S.
Imbasciati, A. & Ghilardi, A. (1994) Manuale clinico del TAT. Firenze: Giunti.
Langer, S.K. (1980). Sentimento e forma. São Paulo: Perspectiva.
Money-Kyrle (1979). All'Origine della nostra immagine del mondo. Roma: Armando.
Searle, J.(1998). O mistério da consciência. São Paulo: Paz e Terra.
Shentoub, V. E. (1990). Manuel d'utilisation du TAT: aproche psychanalytique. Paris: Dunod.
Stern, D. (1989). Le monde interpersonnel du nourrisson. Paris: PUF.
Telles, V.S. (1997). A Leitura Cognitiva da Psicanálise: Problemas e Transformações de conceitos. Revista Psicologia USP 8 (1).

 

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