Pretende-se que o aluno adquira o treino em observação do material do paciente e a partir dessa observação faças hipóteses diagnósticas.
Conteúdo Programático:O curso de CAT e TAT está organizado em 2 partes principais: treino em observação do texto e análise formal do mesmo, procurando as correlações permitidas pelo material do teste. A análise do CAT e do TAT é feita em conjunto com a classe, às cegas, sendo baseada no texto, sem conhecimento prévio das queixas e história dos sujeitos. A 2ª parte refere-se a seminários de observação desde o parto até 14 anos de idade.
Bibliografia básica:Anderson & Anderson (1967). Técnicas projetivas do diagnóstico psicológico. São Paulo: Mestre Jou.Arnheim, R. (1977). Arte y perception Visual. Buenos Aires: Eudeba. (Cap.: A forma como significação).Heidbreder, E. (1981). Psicologia do século XX. Mestre Jou: São Paulo.Herbinet, E. & Basnel, M-C. (1991). L'Aube des sens. Les Cahiers du Nouveau-né, 5. Paris: Stock.Imbasciati, A (1998). Afeto e representação. São Paulo: Brasiliense. Piaget, J (1973). Inconsciente afetivo e inconsciente cognitivo. In: Problemas de Psicologia Genética. (Cap. 2). Rio de Janeiro: Forense. Piaget, J (1975). A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar. Popper.(1972). Conjecturas e refutações. Brasília: Universidade de Brasília.Telles, V.S. (2000) A desvinculação do TAT do conceito de "projecão" e a ampliação de seu uso. Revista Psicologia USP 11 (1). Uexküll, J. Von. (s.d.) Dos Animais e dos homens. Lisboa: Livros do Brasil.Bibliografia complementar:Bachelard, G.G. O novo espírito científico. Coleção Os Pensadores. Rio de janeiro: Abril Cultural.Decarie, T.G. (1962). Intelligence et affectivité chez le jeune enfant: étude experimentale de la notion d'objet chez Jean Piaget et la relation objectale. Neuchatel: Delachaux et Niestlé.Ferrão, L. (1990). Seminários clínicos. São Paulo: Comunicação pessoal.Brelet, F. (1986). Il TAT - Fantasma e situazione proietiva. Raffaello: Cortina.Diatkine, R. (1979). Refoulement defenses et interdists In Grumberg, B; Chasseguet & Smirgel, J. (orgs.) Les grandes decouverts de la Psychanalyse. (pg 11) França: Tchou.Furth, H.G. (1974). Piaget e o conhecimento. Rio de Janeiro: Forense.Granger, G.G. (1993). A Ciência e as ciências. São Paulo: Unesp.Granger, G.G. (1967). Penseé formelle et sciences de l'homme.Paris: Aubier-Montagne.Imbasciati, A. (1993). L'oggetto e le sue vicissitudine. Castrovillari: Teda.Imbasciati, A. & Tirelli (1964). IL TAT - secondo la sistemática di Bellak. Firenze: O.S. Imbasciati, A. & Ghilardi, A. (1994) Manuale clinico del TAT. Firenze: Giunti.Langer, S.K. (1980). Sentimento e forma. São Paulo: Perspectiva.Money-Kyrle (1979). All'Origine della nostra immagine del mondo. Roma: Armando.Searle, J.(1998). O mistério da consciência. São Paulo: Paz e Terra.Shentoub, V. E. (1990). Manuel d'utilisation du TAT: aproche psychanalytique. Paris: Dunod. Stern, D. (1989). Le monde interpersonnel du nourrisson. Paris: PUF. Telles, V.S. (1997). A Leitura Cognitiva da Psicanálise: Problemas e Transformações de conceitos. Revista Psicologia USP 8 (1).