Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Clínica
 
Disciplina: PSC5231 - Psicopatologia: Aspectos Teóricos e Prática Clínica
Psychopathology: Theoretical Aspects and Clinical Practice

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Aprofundar o conhecimento da Psicopatologia Psicanalítica, mantendo o trabalho de comparação e complementação com a abordagem psiquiátrica. Capacitar o aluno a identificar quadros neuróticos, psicóticos e limítrofes, incluindo crianças e adolescentes, desenvolvendo as bases para o trabalho clínico numa vertente psicanalítica contemporânea. Manter e desenvolver o preparo do aluno, futuro psicólogo, no trabalho interdisciplinar em equipes que atuam na prevenção e intervenção em Saúde Mental. Propiciar um contato mais aprofundado com a clínica, aproximando o aluno de pessoas em situação de sofrimento psíquico, que demandam o trabalho de intervenção.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
96853 - Francisco Baptista Assumpcao Junior
774870 - Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
Parte teórica: Serão abordados de forma mais detalhada os quadros clínicos a partir do conceito de estruturas:
1- Depressão - serão abordados os transtornos depressivos, segundo classificações psiquiátricas. Será desenvolvido o estudo da Psicodinâmica da depressão, segundo a visão psicanalítica. Nessa unidade também deveremos discutir manifestações depressivas no ciclo vital, sendo que nos dedicaremos ao estudo dessas manifestações na criança e no adolescente. Serão também discutidas as intervenções terapêuticas na depressão, sendo que nos deteremos na interação entre as diversas formas de abordagem terapêutica. 2- Esquizofrenia - Serão discutidos os sintomas dessa manifestação clínica, com ênfase na Psicodinâmica da Esquizofrenia. Serão discutidos casos clínicos, sendo que focalizaremos esses quadros clínicos na infância e na adolescência. Deveremos estudar as intervenções terapêuticas empregadas nos quadros esquizofrênicos. 3- Neuroses - Serão discutidas as estruturas neuróticas, a partir de um ponto de vista psicodinâmico. Deveremos discutir a Neurose na infância. Dentro das estruturas neuróticas serão abordadas de forma pormenorizada: a neurose obsessiva ou os chamados transtornos e mecanismos obsessivos; a neurose de angústia, com as manifestações fóbicas e a neurose de pânico, e ainda deveremos nos deter no estudo das histerias. Nesse tópico deveremos desenvolver estudos a respeito das intervenções terapêuticas indicadas para essas manifestações. Serão discutidos casos clínicos. 4 - Psicossomática - Nesse tópico deveremos desenvolver a conceituação, o histórico e a apresentação de casos clínicos. Também serão apresentadas pesquisas realizadas com base nessa temática.

Plano de Estágio
1 - Objetivo: o aluno deverá aprofundar o contato com a realidade da clínica, mantendo a integração entre teoria e prática. Esse estágio deverá permitir que se desenvolvam as possibilidades de conhecimento das distintas manifestações psicopatológicas e a atuação em prevenção e intervenção em saúde mental. 2 - Atividades do estágio: os alunos divididos em grupos e terão as atividades práticas assistidas e supervisionadas em instituições que desenvolvem parcerias com o Lab. de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social. A partir desses projetos os estudantes deverão desenvlover atuações dentro de equipes multidisciplinares, como psicológos clínicos. Deverão continuar a desenvolver projetos junto ao Instituto Charcot. E também deverão ser mantidos e ampliados os estágios em CAPS e em Hospitais-Dia. Será possível ainda o desenvolvimento de atividades de estágio em outras instituições dedicadas ao trabalho em promoção de saúde. Em todas essas propostas de atendimento à pessoa em sofrimento psíquico, os alunos terão oportunidade de atuar, com supervisão, vivenciando o trabalho do psicólogo em equipamentos de atendimento à saúde mental. 3 - Atividade de avaliação: participação nas supervisões e apresentação de relatórios de estágio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividade discente: leituras, seminários, visitas institucionais, realização de trabalhos de aproveitamento; participação obrigatória nos estágios supervisionados, bem como entrega de relatórios dos mesmos. - didática: parte teórica: aulas expositivas e seminários.
Critério
Rendimento nas diversas atividades didáticas, tanto teóricas como prática, avaliado por meio de prova obrigatória e trabalhos teórico-práticos, participação e relatório dos estágios.
Norma de Recuperação
apresentação de trabalhos teórico-práticos.
 
Bibliografia
     
Ajuriaguerra, J. - Manual de Psiquiatria Infantil, Rio de Janeiro, Atheneu, 1981. Bergeret, J. - Personalidade normal e patalógica, Porto Alegre, Artes Médicas, 1988. Bleger, J. - Psicologia de la conduta, Buenos Aires, Paidos, 1977. Fenichel, O. - Teoria Psicanalítica das neuroses, Rio de Janeiro, Atheneu, 1981. Gabbard, G. O. - Psiquiatria Psicodinâmica: baseado no DSM-IV, Jorge e Maria Rita Secco Hofmeister, Porto Alegre, ArtMed, 1998. Zimerman, D. E. - Fundamentos Psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Uma abordagem didática, Porto Alegre, ArtMed, 1999. Bibliografia complementar; American Psychiatric Association -  Diagnostic and statistical manual of mental disorders, Washington, DC, American Psychiatric Association,1994. Freud, S. - Libro II, la histeria - La señorita Isabel de R., Vol. I, Madrid, Edictorial Nueva Madrid, 1968. Freud, S. - Libro X  Historiales clínicos - Analisis de un caso de neurose obsesiva (o homem dos ratos) Vol. II, Madrid, Edictorial Nueva Madrid, 1968. Lacan, J. - O mito individual do neurótico, Lisboa, Assino e Alvim, 1987 (2ª parte pg. 45 a 76). Laplanche, J. & Pontalis, J. B. - Vocabulário da Psicnálise, Lisboa, 1967. McDougall, J. - Teatros do corpo, São Paulo, Martins Fontes, 2000. Mello Filho e Cols - Psicossomática Hoje. Organização Mundial de Saúde - classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas, Porto Alegre, Artes Médicas, 1993. Soifer, R. - Psiquiatria Infantil, Porto Alegre, Artes Médicas, 1992. Trinca, W. - Fobia e Pânico em psicanálise, São Paulo, Vetor, 1997. Tardivo, L. S. P.C.- Adolescência e sofrimento emocional: reflexões psicológicas. Encontros e viagens. São Paulo, 2004, 213p. Tese(Livre Docência) - Instituto de Psicologia da USP, Departamento de Psicologia Clínica. Winnicott, D. W. - O ambiente e os processos de maturação, Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.
 

Clique para consultar os requisitos para PSC5231

Clique para consultar o oferecimento para PSC5231

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP