Aprofundar o conhecimento da Psicopatologia Psicanalítica, mantendo o trabalho de comparação e complementação com a abordagem psiquiátrica. Capacitar o aluno a identificar quadros neuróticos, psicóticos e limítrofes, incluindo crianças e adolescentes, desenvolvendo as bases para o trabalho clínico numa vertente psicanalítica contemporânea. Manter e desenvolver o preparo do aluno, futuro psicólogo, no trabalho interdisciplinar em equipes que atuam na prevenção e intervenção em Saúde Mental. Propiciar um contato mais aprofundado com a clínica, aproximando o aluno de pessoas em situação de sofrimento psíquico, que demandam o trabalho de intervenção.
Parte teórica: Serão abordados de forma mais detalhada os quadros clínicos a partir do conceito de estruturas:1- Depressão - serão abordados os transtornos depressivos, segundo classificações psiquiátricas. Será desenvolvido o estudo da Psicodinâmica da depressão, segundo a visão psicanalítica. Nessa unidade também deveremos discutir manifestações depressivas no ciclo vital, sendo que nos dedicaremos ao estudo dessas manifestações na criança e no adolescente. Serão também discutidas as intervenções terapêuticas na depressão, sendo que nos deteremos na interação entre as diversas formas de abordagem terapêutica. 2- Esquizofrenia - Serão discutidos os sintomas dessa manifestação clínica, com ênfase na Psicodinâmica da Esquizofrenia. Serão discutidos casos clínicos, sendo que focalizaremos esses quadros clínicos na infância e na adolescência. Deveremos estudar as intervenções terapêuticas empregadas nos quadros esquizofrênicos. 3- Neuroses - Serão discutidas as estruturas neuróticas, a partir de um ponto de vista psicodinâmico. Deveremos discutir a Neurose na infância. Dentro das estruturas neuróticas serão abordadas de forma pormenorizada: a neurose obsessiva ou os chamados transtornos e mecanismos obsessivos; a neurose de angústia, com as manifestações fóbicas e a neurose de pânico, e ainda deveremos nos deter no estudo das histerias. Nesse tópico deveremos desenvolver estudos a respeito das intervenções terapêuticas indicadas para essas manifestações. Serão discutidos casos clínicos. 4 - Psicossomática - Nesse tópico deveremos desenvolver a conceituação, o histórico e a apresentação de casos clínicos. Também serão apresentadas pesquisas realizadas com base nessa temática.Plano de Estágio1 - Objetivo: o aluno deverá aprofundar o contato com a realidade da clínica, mantendo a integração entre teoria e prática. Esse estágio deverá permitir que se desenvolvam as possibilidades de conhecimento das distintas manifestações psicopatológicas e a atuação em prevenção e intervenção em saúde mental. 2 - Atividades do estágio: os alunos divididos em grupos e terão as atividades práticas assistidas e supervisionadas em instituições que desenvolvem parcerias com o Lab. de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social. A partir desses projetos os estudantes deverão desenvlover atuações dentro de equipes multidisciplinares, como psicológos clínicos. Deverão continuar a desenvolver projetos junto ao Instituto Charcot. E também deverão ser mantidos e ampliados os estágios em CAPS e em Hospitais-Dia. Será possível ainda o desenvolvimento de atividades de estágio em outras instituições dedicadas ao trabalho em promoção de saúde. Em todas essas propostas de atendimento à pessoa em sofrimento psíquico, os alunos terão oportunidade de atuar, com supervisão, vivenciando o trabalho do psicólogo em equipamentos de atendimento à saúde mental. 3 - Atividade de avaliação: participação nas supervisões e apresentação de relatórios de estágio.
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