O objetivo desta disciplina é promover a reflexão histórico-filosófica sobre a construção do conhecimento psicológico, discutindo-se também questões que daí se desdobram para a formação e o exercício profissional em Psicologia. Essa reflexão terá como base aulas expositivas sobre temas e questões que estiveram presentes desde as origens da Psicologia como campo de saber e que ainda o estão, contemporaneamente, agora revestidas de outras formas e sentidos.
Questões histórico-filosóficas na emergência e consolidação da psicologia como campo de saber e atuação profissional. 2. As propostas para a psicologia em sua fundamentação, diversidade, e desdobramentos contemporâneos, desde Wundt, James, Koffka, Piaget, Freud e Vygostski.
Apresentação da disciplina. Proposição de questão transversal a ser explorada ao longo da disciplina. Aulas expositivas de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Wundt. Aulas expositivas de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de James. Discussão das noções trabalhadas no primeiro bloco de aulas. Aula expositiva de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Koffka. Aula expositiva de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Skinner. Aula expositiva de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Piaget. Aula expositiva de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Freud. Aula expositiva de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Vygotski. Discussão das noções trabalhadas no segundo bloco de aulas. Prova final e encerramento das aulas.
Bibliografia: Wundt, W. (1912) The laws of psychical life. Em: Wundt, W. (1912) An introduction to Psychology (pp. 154-198). [Disponível na BIBIP: BF123 W965a e.1.]. Atualmente, conta-se om tradução do alemão para o português, para fins didáticos e em processo de revisão. Wundt, W. (1916) Elements of Folk Psychology – Introduction.[Disponível no Stoa]. James, W. (1931) The Scope of Psychology, Em: W. James (1931), Principles of Psychology [Tradução para o português disponível na BIBIP: BF121 J29pE e.1]. James, W. (1902) The Reality of the Unseen. Em: W. James (1902) The Varieties of Religious Experience – A study in Human Nature [Tradução para o português disponível na BIBIP– BL53 J29vp e.1]. Koffka, K. (1935). Por que Psicologia? e O Comportamento e seu Campo. Em: K. Koffka (1983) Princípios de Psicologia da Gestalt (pp. 15- 79). [BIBIP BF203 K78pP 1983 e.1] Skinner, B. F. (1953/2003) ‘A possibilidade de uma ciência do comportamento humano’ e ‘O controle do comportamento humano’. Em: B. F. Skinner (1953/2003) Ciência e Comportamento Humano (pp. 1-45 e 449-489). [BIBIP BF199 S628sP 11.ed e.1] Piaget, J. (1979) Relations Between Psychology and Other Sciences. Annual Review of Psychology, 30:1-8. [Arquivo disponível no Portal de Periódicos da CAPES e no Stoa]. Freud, S. (1909-10/ 1974) Cinco Lições de Psicanálise. Em: Coleção “Os Pensadores”, vol. XXXIX. [BIBIP RC501 F889p v.1 e.1] Vygotski, L. S. (1927) El Significado Histórico de la crisis em Psicología. Em Vygotsky (1927/1997) Obras Escogidas I: problemas teóricos y metodológicos de la Psicología (pp. 257-407). [BIBIP BF38 V996sE 2.ed v.1 e.1]. Textos complementares permanecem no sistema STOA e são indicados pelos professores e pelos monitores da disciplina na medida da necessidade e interesse dos alunos nas discussões em aula, ou nas agendadas com os monitores.