Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE1140 - História e Filosofia da Psicologia
History and Philosophy of Psychology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
O objetivo desta disciplina é promover a reflexão histórico-filosófica sobre a construção do conhecimento psicológico, discutindo-se também questões que daí se desdobram para a formação e o exercício profissional em Psicologia. Essa reflexão terá como base aulas expositivas sobre temas e questões que estiveram presentes desde as origens da Psicologia como campo de saber e que ainda o estão, contemporaneamente, agora revestidas de outras formas e sentidos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3463419 - Danilo Silva Guimarães
92021 - Livia Mathias Simao
2142872 - Nelson Ernesto Coelho Junior
 
Programa Resumido
Questões histórico-filosóficas na emergência e consolidação da psicologia como campo de saber e atuação profissional. 2. As propostas para a psicologia em sua fundamentação, diversidade,  e desdobramentos contemporâneos, desde Wundt, James, Koffka, Piaget, Freud e Vygostski.
 
 
 
Programa
Apresentação da disciplina. Proposição de questão transversal a ser explorada ao longo da disciplina. 
Aulas expositivas de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Wundt.
Aulas expositivas de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de James.
Discussão das noções trabalhadas no primeiro bloco de aulas.
Aula expositiva de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Koffka.
Aula expositiva de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Skinner.
Aula expositiva de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Piaget.
Aula expositiva de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Freud.
Aula expositiva de análise e discussão dos fundamentos histórico-filosóficos da psicologia de Vygotski.
Discussão das noções trabalhadas no segundo bloco de aulas.
Prova final e encerramento das aulas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação da disciplina é feita por meio de duas provas individuais, com consulta, em que se solicita a resposta a uma dentre duas ou três questões colocadas, buscando-se avaliar a compreensão reflexiva do(a) aluno(a) sobre o conteúdo trabalhado até a data da prova.
Critério
1) correção, completude e pertinência de seu conteúdo à área; 2) aprofundamento nas nuances do conteúdo e de suas implicações para a questão escolhida para ser respondida; 3) articulação do texto como todo; 4) posicionamento pessoal e reflexão do(a) aluno(a) quanto à questão escolhida para responder.
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     
Bibliografia:
Wundt, W. (1912) The laws of psychical life. Em: Wundt, W. (1912) An introduction to Psychology (pp. 154-198). [Disponível na BIBIP: BF123 W965a e.1.]. Atualmente, conta-se om tradução do alemão para o português, para fins didáticos e em processo de revisão.

Wundt, W. (1916) Elements of Folk Psychology – Introduction.[Disponível no Stoa].

James, W. (1931) The Scope of Psychology,  Em: W. James (1931), Principles of Psychology  [Tradução para o português disponível na BIBIP: BF121 J29pE e.1].

James, W. (1902) The Reality of the Unseen. Em: W. James (1902) The Varieties of Religious Experience – A study in Human Nature [Tradução para o português disponível na BIBIP– BL53 J29vp e.1].

Koffka, K. (1935). Por que Psicologia? e O Comportamento e seu Campo. Em: K. Koffka (1983) Princípios de Psicologia da Gestalt (pp. 15- 79). [BIBIP BF203 K78pP 1983 e.1]  

Skinner, B. F. (1953/2003) ‘A possibilidade de uma ciência do comportamento humano’ e ‘O controle do comportamento humano’. Em: B. F. Skinner (1953/2003) Ciência e Comportamento Humano (pp. 1-45 e 449-489). [BIBIP BF199 S628sP 11.ed e.1]

Piaget, J. (1979) Relations Between Psychology and Other Sciences. Annual Review of Psychology, 30:1-8. [Arquivo disponível no Portal de Periódicos da CAPES e no Stoa].

Freud, S. (1909-10/ 1974) Cinco Lições de Psicanálise. Em: Coleção “Os Pensadores”, vol. XXXIX. [BIBIP RC501 F889p v.1 e.1]

Vygotski, L. S. (1927) El Significado Histórico de la crisis em Psicología. Em Vygotsky (1927/1997) Obras Escogidas I: problemas teóricos y metodológicos de la Psicología (pp. 257-407). [BIBIP BF38 V996sE 2.ed v.1 e.1].

Textos complementares permanecem no sistema STOA e são indicados pelos professores e pelos monitores da disciplina na medida da necessidade e interesse dos alunos nas discussões em aula, ou nas agendadas com os monitores.
 

Clique para consultar os requisitos para PSE1140

Clique para consultar o oferecimento para PSE1140

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP