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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE1242 - Análise Experimental do Comportamento I - Processos Básicos
Experimental Analysis of Behavior I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
1)Utilizar os conceitos da Análise Experimental do Comportamento para descrever e explicar fenômenos comportamentais tais como: aprendizagem, reforçadores,  punidores, esquemas de reforço, padrões temporais de respostas, discriminação e generalização, condicionamento respondente; 
2) Identificar a noção de contingência como instrumento para análise do comportamento em diferentes níveis de complexidade;
3)Analisar comportamento em termos do efeito de manipulação em variáveis antecedentes e consequentes;
4)Implementar em situação de laboratório condições para o controle de variáveis que afetem os fenômenos mencionados acima;
5)Registrar, processar e interpretar dados de comportamento em situação experimental;
6)Redigir relatórios de atividades práticas de laboratório.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
821761 - Gerson Aparecido Yukio Tomanari
3333504 - Marcelo Frota Lobato Benvenuti
1489943 - Maria Martha Costa Hübner
2557349 - Miriam Garcia Mijares
2352751 - Paula Debert
 
Programa Resumido
Behaviorismos; Selecionismo; Comportamento Respondente; Comportamento Operante; Controle Aversivo; Esquemas de Reforçamento; Controle por Estímulos; Delineamento de sujeito como seu próprio controle; experimentação sobre processos básicos. 
 
 
 
Programa
Parte Teórica: 
- Psicologia como ciência;
- Behaviorismo, Selecionismo e Análise do Comportamento;
- Um modelo científico do comportamento;
- Delineamento de sujeito como seu próprio controle
- Comportamento Respondente;
- Comportamento Operante;
- Reforçamento e punição
- Esquemas de Reforçamento;
- Controle por Estímulos;

A parte prática acontece relacionada a um ou mais tópicos abordados na parte teórica, podendo envolver observação e registro de nível operante, modelagem, reforçamento secundário, Controle por esquemas de reforçamento simples, estabelecimento de controle de estímulos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, apresentação de trabalhos oral e por escrito, exercícios, gráficos, relatório.
Critério
Desempenho em duas provas escritas e nos trabalhos realizados na parte teórica e pratica, qualidade dos exercícios de laboratório, qualidade dos relatórios.
Norma de Recuperação
Desde que as atividades práticas tenham sido cumpridas na sua totalidade, inclusive com a entrega dos respectivos relatórios e que o aluno tenha obtido conceito médio igual ou superior a 3,0, bem como frequência igual ou superior a 70,0%, poderá realizar uma prova escrita de recuperação.
 
Bibliografia
     
Skinner, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes.
Matos, M. A. (1990). Controle experimental e controle estatístico: a filosofia do caso único na pesquisa comportamental. Ciência e Cultura, 42 (8), 585 – 592.
Catania, A.C. (1999). Aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed.
Matos, M. A. & Tomanari, G. Y. (2002). A Análise do Comportamento no Laboratório Didático. São Paulo: Manole.
Skinner, B.F. (1983). Sobre o behaviorismo. São Paulo: EDUSP/HUCITEC.
 

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