Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de: 1)Utilizar os conceitos da Análise Experimental do Comportamento para descrever e explicar fenômenos comportamentais tais como: aprendizagem, reforçadores, punidores, esquemas de reforço, padrões temporais de respostas, discriminação e generalização, condicionamento respondente; 2) Identificar a noção de contingência como instrumento para análise do comportamento em diferentes níveis de complexidade; 3)Analisar comportamento em termos do efeito de manipulação em variáveis antecedentes e consequentes; 4)Implementar em situação de laboratório condições para o controle de variáveis que afetem os fenômenos mencionados acima; 5)Registrar, processar e interpretar dados de comportamento em situação experimental; 6)Redigir relatórios de atividades práticas de laboratório.
Behaviorismos; Selecionismo; Comportamento Respondente; Comportamento Operante; Controle Aversivo; Esquemas de Reforçamento; Controle por Estímulos; Delineamento de sujeito como seu próprio controle; experimentação sobre processos básicos.
Parte Teórica: - Psicologia como ciência; - Behaviorismo, Selecionismo e Análise do Comportamento; - Um modelo científico do comportamento; - Delineamento de sujeito como seu próprio controle - Comportamento Respondente; - Comportamento Operante; - Reforçamento e punição - Esquemas de Reforçamento; - Controle por Estímulos; A parte prática acontece relacionada a um ou mais tópicos abordados na parte teórica, podendo envolver observação e registro de nível operante, modelagem, reforçamento secundário, Controle por esquemas de reforçamento simples, estabelecimento de controle de estímulos.
Skinner, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes. Matos, M. A. (1990). Controle experimental e controle estatístico: a filosofia do caso único na pesquisa comportamental. Ciência e Cultura, 42 (8), 585 – 592. Catania, A.C. (1999). Aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed. Matos, M. A. & Tomanari, G. Y. (2002). A Análise do Comportamento no Laboratório Didático. São Paulo: Manole. Skinner, B.F. (1983). Sobre o behaviorismo. São Paulo: EDUSP/HUCITEC.