A disciplina visa a capacitar o aluno a: * analisar o comportamento em termos de conceitos de motivação e emoção, aplicando a perspectiva psicoetológica e experimental ao estudo de processos afetivos. A partir do estudo de sistemas motivacionais básicos, visa a capacitá-lo a realizar análises de causas proximais norteados pelos princípios etológicos. * pesquisar processos afetivos dentro de uma perspectiva psicoetológica e experimental, em situação de laboratório ou de campo; aplicar técnicas estatísticas na análise dos resultados observacionais/experimentais obtidos; a comunicar os resultados obtidos de acordo com padrões científicos.
Motivação e emoção segundo a perspectiva psicoetológica. Relação entre motivação e emoção. Sistemas motivacionais básicos. Mecanismos causais. Processos biológicos e culturais. Métodos psicoetológicos para a investigação das causas próximas do comportamento. Aplicações práticas da pesquisa psicoetológica.
Parte teórica: 1. Conceito de motivação: histórico e cenário atual 2. Métodos de Estudo 3. Emoção e Experiência afetiva primária 4. Interação cognição-emoção; relação entre emoção, aprendizagem e memória 4 .Comunicação Não-verbal: diferenças individuais; diferenças culturais 5. Sono e vigília 6. Comportamento alimentar e modelo homeostático de motivação 7. Comportamento sexual e Amor romântico 8. Comportamento exploratório, Motivação intrínseca e Brincadeira. 9. Medo, Raiva e Agressividade 10. Motivação social, Empatia e Aprendizagem Social Parte prática: Planejamento, execução e análise de uma pesquisa de campo ou de laboratório relacionada à parte teórica do programa. A pesquisa tem início com a escolha, por cada um dos grupos, de um entre um rol de temas propostos pelos professores. Os alunos participam de reuniões supervisionadas para elaborar uma hipótese testável dentro do tema e para definir uma metodologia factível e adequada para realizar o teste da hipótese. Os alunos recebem um conjunto de artigos publicados sobre o tema em periódicos científicos, além de aprenderem a fazer uma revisão bibliográfica. Após a coleta de dados, participam de reuniões supervisionadas de análise de resultados, em que recebem instruções sobre elaboração de planilhas de dados, aplicação de testes estatísticos, apresentação e redação de resultados e interpretação teórica.
* O legado de César Ades para o estudo de fenômenos de motivação e emoção a partir da perspectiva psicoetológica e experimental: Ades, C. (1985). Motivação animal: da equilibração clássica à perspectiva ecológica. Psicologia. Teoria e Pesquisa, 1, 147-157. * Reeve, J. (2006). Motivação e Emoção. RJ: LTC Editora. *Otta, E. ; Monaco, G. F. C. ; Mannini, C. . A linguagem não-verbal e as minorias. In: Liliana LyaraJubilut, Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia e José Luiz Quadros de Magalhães. (Org.). Direito à diferença: Aspectos teóricos e conceituais da proteção às minorias e aos grupos vulneráveis. 1 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013, v. 1, p. 107-140. * Lucena,J; Resende, BD; Bussab, V. S. (no prelo). Ontogênese da Empatia em crianças pequenas: diálogos da psicologia do desenvolvimento com a psicologia evolucionista. *Callegaro, M. (2011). O novo incosciente. Porto Alegre: Artmed. *Artigos e capítulos de livros mais recentes sobre os tópicos das aulas. BibliografiaRecomendada: Otta, E. (2012). In Memory of César Ades (1943-2012): The Legacy of Psycho-Ethology. Revista de Etologia, 11(1), 3-10. O legado de Walter Hugo de Andrade Cunha para o estudo de fenômenos de motivação e emoção a partir da perspectiva psicoetológica e experimental: Otta, E., Ribeiro, F. J. L. &Bussab, V. S. R. (2013). Lições da Alameda Glete: Coletânea de textos de Walter Hugo Cunha. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP. Bekoff M. (2007). The Emotional Lives of Animals: A Leading Scientist Explores Animal Joy, Sorrow, and Empathy - and Why They Matter. California: New World Library. Damásio, A (2000). O Erro de Descarte. São Paulo: Companhia das Letras. De Waal, F. (2007). Eu, Primata. SP: Companhia das Letras. Ekman, P. (2011). A Linguagem das Emoções. SP: Lua de Papel. Panksepp, J. (2012). The Archaeology of mind: Neuroevolutionary origins of human emotions. Norton. Power, M. L. &Schulkin, J. (2009). The evolution of obesity. Baltimore: John Hopkins University Press. Wrangham, R. (2009). Pegando fogo: por que cozinhar nos tornou humanos. Sp: ZaharEditora. Periódicos: Motivation and Emotion (ISSN: 0146-7239 ); Journal of Nonverbal Behavior (ISSN: 0191-5886); Emotion (ISSN: 1528-3542)