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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE1444 - Motivação e Emoção
Motivation and Emotion

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa a capacitar o aluno a:
* analisar o comportamento em termos de conceitos de motivação e emoção, aplicando a perspectiva psicoetológica e experimental ao estudo de processos afetivos. A partir do estudo de sistemas motivacionais básicos, visa a capacitá-lo a realizar análises de causas proximais norteados pelos princípios etológicos.
* pesquisar processos afetivos dentro de uma perspectiva psicoetológica e experimental, em situação de laboratório ou de campo; aplicar técnicas estatísticas na análise dos resultados observacionais/experimentais obtidos; a comunicar os resultados obtidos de acordo com padrões científicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
576462 - Briseida Dogo de Resende
77048 - Emma Otta
8314620 - Nicolas Gerard Chaline
 
Programa Resumido
Motivação e emoção segundo a perspectiva psicoetológica. Relação entre motivação e emoção. Sistemas motivacionais básicos. Mecanismos causais. Processos biológicos e culturais. Métodos psicoetológicos para a investigação das causas próximas do comportamento. Aplicações práticas da pesquisa psicoetológica.
 
 
 
Programa
Parte teórica:

1. Conceito de motivação: histórico e cenário atual
2. Métodos de Estudo
3. Emoção e Experiência afetiva primária
4. Interação cognição-emoção; relação entre emoção, aprendizagem e memória
4 .Comunicação Não-verbal: diferenças individuais; diferenças culturais
5. Sono e vigília
6. Comportamento alimentar e modelo homeostático de motivação
7. Comportamento sexual e Amor romântico
8. Comportamento exploratório, Motivação intrínseca e Brincadeira.
9. Medo, Raiva e Agressividade 
10. Motivação social, Empatia e Aprendizagem Social


Parte prática: 
Planejamento, execução e análise de uma pesquisa de campo ou de laboratório relacionada à parte teórica do programa. A pesquisa tem início com a escolha, por cada um dos grupos, de um entre um rol de temas propostos pelos professores. Os alunos participam de reuniões supervisionadas para elaborar uma hipótese testável dentro do tema e para definir uma metodologia factível e adequada para realizar o teste da hipótese. Os alunos recebem um conjunto de artigos publicados sobre o tema em periódicos científicos, além de aprenderem a fazer uma revisão bibliográfica. Após a coleta de dados, participam de reuniões supervisionadas de análise de resultados, em que recebem instruções sobre elaboração de planilhas de dados, aplicação de testes estatísticos, apresentação e redação de resultados e interpretação teórica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Questões semanais sobre o conteúdo da parte teórica. Seminário de apresentação do projeto e dos resultados de pesquisa, participação no desenvolvimento do projeto e na apresentação dos resultados.
Critério
Domínio sobre os conceitos e métodos. Participação na pesquisa.
Norma de Recuperação
O aluno com nota inferior a 5,0 na parte teórica poderá realizar uma prova escrita de recuperação, desde que tenha feito a pesquisa. Caso não tenha realizado a parte prática ou tenha ficado abaixo de um nível mínimo de participação, deverá realizar novamente a parte prática.
 
Bibliografia
     
* O legado de César Ades para o estudo de fenômenos de motivação e emoção a partir da perspectiva psicoetológica e experimental: Ades, C. (1985). Motivação animal: da equilibração clássica à perspectiva ecológica. Psicologia. Teoria e Pesquisa, 1, 147-157. 
* Reeve, J. (2006). Motivação e Emoção. RJ: LTC Editora.
*Otta, E. ; Monaco, G. F. C. ; Mannini, C. . A linguagem não-verbal e as minorias. In: Liliana LyaraJubilut, Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia e José Luiz Quadros de Magalhães. (Org.). Direito à diferença: Aspectos teóricos e conceituais da proteção às minorias e aos grupos vulneráveis. 1 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013, v. 1, p. 107-140.
* Lucena,J; Resende, BD; Bussab, V. S. (no prelo). Ontogênese da Empatia em crianças pequenas: diálogos da psicologia do desenvolvimento com a psicologia evolucionista.
*Callegaro, M. (2011). O novo incosciente. Porto Alegre: Artmed.
*Artigos e capítulos de livros mais recentes sobre os tópicos das aulas.

BibliografiaRecomendada:
Otta, E. (2012). In Memory of César Ades (1943-2012): The Legacy of Psycho-Ethology. Revista de Etologia, 11(1), 3-10. O legado de Walter Hugo de Andrade Cunha para o estudo de fenômenos de motivação e emoção a partir da perspectiva psicoetológica e experimental: Otta, E., Ribeiro, F. J. L. &Bussab, V. S. R. (2013). Lições da Alameda Glete: Coletânea de textos de Walter Hugo Cunha. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP.
Bekoff M. (2007). The Emotional Lives of Animals: A Leading Scientist Explores Animal Joy, Sorrow, and Empathy - and Why They Matter. California: New World Library.
Damásio, A (2000). O Erro de Descarte. São Paulo: Companhia das Letras.
De Waal, F. (2007). Eu, Primata. SP: Companhia das Letras.
Ekman, P. (2011). A Linguagem das Emoções. SP: Lua de Papel.
Panksepp, J. (2012). The Archaeology of mind: Neuroevolutionary origins of human emotions. Norton.
Power, M. L. &Schulkin, J. (2009). The evolution of obesity. Baltimore: John Hopkins University Press.
Wrangham, R. (2009). Pegando fogo: por que cozinhar nos tornou humanos. Sp: ZaharEditora.

Periódicos: Motivation and Emotion (ISSN: 0146-7239 ); Journal of Nonverbal Behavior (ISSN: 0191-5886); Emotion (ISSN: 1528-3542)

 

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