A disciplina visa capacitar o aluno a: - analisar o comportamento em termos de conceitos de motivação e emoção, aplicando a perspectiva psicoetológica e experimental ao estudo de processos afetivos. A partir do estudo de sistemas motivacionais básicos, visa a capacitá-lo a realizar análises de causas proximais norteados pelos princípios etológicos. - entender como se faz a pesquisa científica de processos afetivos dentro de uma perspectiva psicoetológica e experimental, em situação de laboratório ou de campo; refletir sobre a aplicação da etologia na prática da/o profissional de psicologia.
Motivação e emoção segundo a perspectiva psicoetológica. Relação entre motivação e emoção. Sistemas motivacionais básicos. Mecanismos causais. Processos biológicos e culturais. Métodos psicoetológicos para a investigação das causas próximas do comportamento. Aplicações práticas da pesquisa psicoetológica.
Parte teórica: Motivação e Etologia: Histórico, cenário atual, reflexões sobre pensamento colonial e decolonização; Emoção e Experiência afetiva primária; Comunicação Não-verbal: diferenças individuais; diferenças culturais; Sistemas motivacionais: Comportamento alimentar, Comportamento sexual, Comportamento exploratório, Motivação intrínseca e Brincadeira, Agressividade, Motivação social, Empatia e Aprendizagem Social. Parte prática: Métodos de Estudo em Psicoetologia; Apresentação e discussão de pesquisas realizadas pela área que exemplificam a aplicação da abordagem etológica no campo da psicologia; Construção do pensamento científico por meio de atividades em grupo que culminam na elaboração de roteiro de pesquisa relacionada ao conteúdo das aulas teóricas e à aplicação da etologia na vida profissional da/o psicóloga/o.
* O legado de César Ades para o estudo de fenômenos de motivação e emoção a partir da perspectiva psicoetológica e experimental: Ades, C. (1985). Motivação animal: da equilibração clássica à perspectiva ecológica. Psicologia. Teoria e Pesquisa, 1, 147-157. *Otta, E. & V. Bussab (2019). Estados Afetivos do Comportamento. São Paulo: EDUSP. *Artigos e capítulos de livros mais recentes sobre os tópicos das aulas. Livros de Resumos dos Encontros Anuais de Etologia. Bibliografia Complementar: *Izar, P; Gomide, P (Org. 2018). Para além da dicotomia inato-aprendido: contribuições de César Ades à Psicologia Brasileira. *Otta, E. (2012). In Memory of César Ades (1943-2012): The Legacy of Psycho-Ethology. Revista de Etologia, 11(1), 3-10. Otta, E., Ribeiro, F. J. L. & Bussab, V. S. R. (2013). Lições da Alameda Glete: Coletânea de textos de Walter Hugo Cunha. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP. *Ekman, P. (2011). A Linguagem das Emoções. SP: Lua de Papel. *Panksepp, J. (2012). The Archaeology of mind: Neuroevolutionary origins of human emotions. Norton.