Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE1545 - Psicologia Sensorial
Sensory Psychology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao estudante uma visão geral dos processos sensoriais, porta de entrada das informações sobre o mundo físico. Estudar os limites impostos aos sentidos pela nossa fisiologia, bem como sua influência em nossa percepção e a construção de nosso mundo subjetivo consciente. Ao final deste curso, o aluno será capaz de:
a. Entender as razões pelas quais a realidade psicológica não corresponde à realidade física;
b. Entender a relevância deste campo de estudos para a compreensão da psique humana;
c. Entender as relações evolutivas entre os processos sensoriais de vertebrados em geral e do homem;
d. Introduzir conceitos de medidas de sensação e percepção: psicofísica e eletrofisiologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5032360 - Daniela Maria Oliveira Bonci
3257875 - Marcelo Fernandes da Costa
3648589 - Mirella Gualtieri
 
Programa Resumido
Parte teórica: As diferenças, semelhanças e limitações fisiológicas dos principais sistemas sensoriais serão estudadas, com o intuito de fornecer ao aluno subsídios para a compreensão dos processos perceptuais no homem e demais vertebrados. Estudaremos como medir sensações, introduzindo a Psicofísica como a base da medida sensorial em Psicologia. Discutiremos o conceito de medida, sua evolução histórica e como medir eventos mentais. Exemplos da evolução das áreas de Psicofísica e Psicofisiologia, assim como suas aplicações em diferentes contextos, ilustrarão as suas contribuições para o entendimento da mente e fisiologia humanas. 

Parte prática: Realização de exercícios e demonstrações de laboratório para que o aluno possa vivenciar (i) a transformação de energias físicas em sinais biológicos e (ii) a representação das sensações como estruturas elementares da experiência consciente. Ensinaremos como aspectos mentais podem ser medidos através de diferentes métodos psicofísicos e como nossa representação subjetiva depende de e ocorre dentro de limites fisiológicos definidos. Assim o estudante explorará a relatividade de sua construção mental.
 
 
 
Programa
1. Introdução à Psicologia Fisiológica: história e conceitos
2. Psicofísica I: medida subjetiva
3. Psicofísica II: limiares absolutos e diferenciais e suas medidas clássicas, Lei de Weber
4. Psicofísica III: Leis Psicofísicas de representação consciente das sensações, Leis de Fechner, Thurstone e Stevens
5. Visão I: Anatomia e fisiologia oculares
6. Visão II: Retina, fototransdução e estratégias de codificação de sinais
7. Visão III: função de sensibilidade ao contraste, acuidade visual, fatores que influenciam a visão espacial, integração visual.
8. Visão IV: dimensões perceptuais da cor, bases fisiológicas da visão de cores, avaliação da visão de cor
8. Audição I: natureza do som, transdução auditiva, aparelho auditivo, vias auditivas, localização da fonte sonora
9. Audição II: reflexo de atenuação, emissões otoacústicas, patologias e transtornos que alteram a audição, musicoterapia
10. Gustação: Língua e receptores; transdução gustatória; quimiostasia; vias gustatórias
11. Olfação: Nariz e receptores; transdução olfativa; vias olfativas; estratégias de codificação de sinais 
12. Somestesias: Sistemas clássicos, não-clássicos, dor e coceira
 
 
 
Avaliação
     
Método
Parte teórica: duas provas escritas, uma no meio do curso (peso 1) e outra ao final do semestre (peso 2) e atividades de verificação de leitura das aulas na plataforma Moodle. Parte prática: relatórios de experimentos realizados e conceito de participação em aula.
Critério
As notas serão calculadas com base no desempenho teórico (uma prova ao meio do semestre, peso 1, e uma ao final, peso 2) e das atividades práticas (peso 1). A soma das 3 avaliações será dividida por 4 para compor a nota final.
Norma de Recuperação
Prova teórico-prática.
 
Bibliografia
     
Básica:
1.	Wolfe, J.M.; Kluender, K.R.; Levi, D.M.; Bartoshuk, L.M.; Herz, R.S.; Klatzky, R.L.; Lederman, S.J.; Merfeld, D.M. (2014). Sensation and Perception. 4th edition. Sunderland: Sinauer Associates, Inc.
2.	Bear, M.F.; Connors, B.W.; Paradiso, M.A. (2008) Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3ª edição, Porto Alegre: Artmed.
3.	Gescheider, G.A. (1997) Psychophysics: The fundamentals. 3rd edition, Mahwah: Laurence Erlbaum Associates, Inc.
4.	Lent, R. (2010) Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais de neurociência. 2ª. Edição, São Paulo: Atheneu.
5.	Purves, D.; Augustine, G.J.; Fitzpatrick, D.; Hall, W.C.; LaMantia, A.-S.; McNamara, J.O.; White, L.E. (2010) Neurociências. 4a edição. Porto Alegre: Artmed.
6.	Levine, M.W. (2000) Levine and Shefner’s fundamentals of sensation and perception. 3rd edition, Oxford: Oxford University Press.

Complementar:
7.	Chalupa, L.M. & Werner, J.S. (2004) The visual neurosciences. 1st edition, Cambridge: MIT Press.
8.	Werner, J.S. & Chalupa, L.M. (2014) The new visual neurosciences. 1st edition, Cambridge: MIT Press.
9.	Schwartz, S.H. (2004) Visual perception: A clinical orientation. 3rd edition, New York: McGraw-Hill Medical.
10.	Rodieck, R.W. (1998) The first steps of seeing. 1st edition, Sunderland: Sinauer Associates, Inc. 
11.	Hubel, D.H. (1998) Eye, brain and vision. Scientific American Library, livro online (http://hubel.med.harvard.edu/index.html).
12.	 Carlson, N. R. (2004). Fisiologia do Comportamento, 7º Edição, Editora Manole.
 

Clique para consultar os requisitos para PSE1545

Clique para consultar o oferecimento para PSE1545

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP