Apresentar ao estudante as origens e as características internas de processamento dos fenômenos perceptuais, avançando no entendimento da transformação do mundo físico, iniciado pelas sensações, para o plano mental. Ao final deste curso, o aluno será capaz de: a. Compreender o processo de organização perceptual e cognitiva do mundo externo; b. Compreender as áreas de percepção e cognição numa perspectiva de interação da Psicologia Cognitivista, Fenomenológica e Neurocientífica; c. Entender a relevância deste campo de estudos para a compreensão da psique humana e sua potencial contribuição para o desenvolvimento da sociedade em diversos campos de aplicação; d. Aprofundar o entendimento sobre como a medida quantitativa dos eventos mentais nos aproxima cada vez mais do conhecimento da mente humana, sob um ponto de vista científico. e. Apresentar a contribuição que esta área oferece para áreas afins, bem como apontar os caminhos e desdobramentos específicos da área, como Neurociência Cognitiva, Inteligência Artificial, Psicologia Forense entre outras.
Percepção e Cognição é a segunda disciplina obrigatória da área de Psicologia Sensorial e encerra o conteúdo mínimo necessário para que o psicólogo saiba como se processa a criação do mundo mental a partir das informações do mundo físico. Neste curso, apresentamos o trabalho cerebral e mental de organização da informação sensorial, discutindo como múltiplos sistemas sensoriais e integrativos atuam na construção da experiência consciente. A organização da disciplina promove um avanço de complexidades do assunto, tendo como ponto de partida as organizações elementares dos sinais sensoriais e suas interações. Assim, começa-se a entender como ocorre a estruturação da mente consciente. Avança-se para entender como se dá a representação mental de tridimensionalidade do espaço, a construção da complexidade de objetos e cenas terminando na forma como eles se articulam funcionalmente. Neste ponto da disciplina, avançamos para níveis de complexidade mais altos, denominados “cognição”. Nosso foco é a integração das construções perceptuais para possibilitar à mente humana desempenhos de alta complexidade. Realizaremos durante a disciplina um trabalho prático-experimental que visa colocar o aluno frente a formas de investigação por métodos experimentais, no qual ele buscará integrar o aprendizado teórico das aulas com a prática de geração de conhecimento científico na área, solidificando seu aprendizado.
1. Introdução ao estudo de percepção e cognição. histórico e teorias. 2. Processamento temporal e dinâmico no sistema visual 3. Percepção de tridimensionalidade e noção de profundidade 4. Desenvolvimento perceptual e cognitivo 5. Formação mental: Constâncias e ilusões perceptuais 6. Estados de consciência, sono e sonhos 7. Percepção de cores e formas em função da aprendizagem, motivação e cultura 8. Linguagem 9. Percepção e arte 10. Representação de conhecimento com base na percepção
Bibliografia obrigatória: 1. Sternberg, R. (2017). Cognitive psychology. 7th edition. Belmont: Wadsworth. 2. Anderson, J.R. (2004). Cognitive psychology and its implications. 6th edition. New York: Worth Publishers. 3. Goldstein, B.E. (2010). Sensation and perception. 8th edition. Belmont: Wadsworth. 4. Gelman, r. & Au, T.K-F. (1996). Perceptual and cognitive development. 2nd edition. San Diego: Academic Press. 5. Kandel, E.R.; Schwartz, J.H.; Jessell, T.M.; Siegelbaum, S.A. & Hudspeth, A.J. (2014). Princípios de neurociências. 5ª edição. Porto Alegre: AMGH Editora, Ltda. Bibliografia complementar: 1. Levine, M.W. (2000) Levine and Shefner’s fundamentals of sensation and perception. 3rd edition, Oxford: Oxford University Press. 2. Wolfe, J.M.; Kluender, K.R.; Levi, D.M.; Bartoshuk, L.M.; Herz, R.S.; Klatzky, R.L.; Lederman, S.J.; Merfeld, D.M. (2014). Sensation and perception. 4th edition. Sunderland: Sinauer Associates, Inc. 3. Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (1990). Cognitive psychology: a students handbook. Hillsdale: Lawrence Erlbaum. 4. Bryne, F.H. (2009). The Brain Sense. The science of the senses and how we process the world around us. 1st edition. New York: American Management Association. 5. Yantis, S. (2002). Stevens’ handbook of experimental psychology. 3rd edition. New York: John Wiley & Sons, Inc.