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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE1646 - Percepção e Cognição
Perception and Cognition

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao estudante as origens e as características internas de processamento dos fenômenos perceptuais, avançando no entendimento da transformação do mundo físico, iniciado pelas sensações, para o plano mental. Ao final deste curso, o aluno será capaz de:
a. Compreender o processo de organização perceptual e cognitiva do mundo externo;
b. Compreender as áreas de percepção e cognição numa perspectiva de interação da Psicologia Cognitivista, Fenomenológica e Neurocientífica;
c. Entender a relevância deste campo de estudos para a compreensão da psique humana e sua potencial contribuição para o desenvolvimento da sociedade em diversos campos de aplicação;
d. Aprofundar o entendimento sobre como a medida quantitativa dos eventos mentais nos aproxima cada vez mais do conhecimento da mente humana, sob um ponto de vista científico.
e. Apresentar a contribuição que esta área oferece para áreas afins, bem como apontar os caminhos e desdobramentos específicos da área, como Neurociência Cognitiva, Inteligência Artificial, Psicologia Forense entre outras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5032360 - Daniela Maria Oliveira Bonci
3257875 - Marcelo Fernandes da Costa
3648589 - Mirella Gualtieri
 
Programa Resumido
Percepção e Cognição é a segunda disciplina obrigatória da área de Psicologia Sensorial e encerra o conteúdo mínimo necessário para que o psicólogo saiba como se processa a criação do mundo mental a partir das informações do mundo físico. Neste curso, apresentamos o trabalho cerebral e mental de organização da informação sensorial, discutindo como múltiplos sistemas sensoriais e integrativos atuam na construção da experiência consciente. 
A organização da disciplina promove um avanço de complexidades do assunto, tendo como ponto de partida as organizações elementares dos sinais sensoriais e suas interações. Assim, começa-se a entender como ocorre a estruturação da mente consciente. Avança-se para entender como se dá a representação mental de tridimensionalidade do espaço, a construção da complexidade de objetos e cenas terminando na forma como eles se articulam funcionalmente.

Neste ponto da disciplina, avançamos para níveis de complexidade mais altos, denominados “cognição”. Nosso foco é a integração das construções perceptuais para possibilitar à mente humana desempenhos de alta complexidade. Realizaremos durante a disciplina um trabalho prático-experimental que visa colocar o aluno frente a formas de investigação por métodos experimentais, no qual ele buscará integrar o aprendizado teórico das aulas com a prática de geração de conhecimento científico na área, solidificando seu aprendizado. 

 
 
 
Programa
1. Introdução ao estudo de percepção e cognição. histórico e teorias.
2. Processamento temporal e dinâmico no sistema visual
3. Percepção de tridimensionalidade e noção de profundidade
4. Desenvolvimento perceptual e cognitivo
5. Formação mental: Constâncias e ilusões perceptuais
6. Estados de consciência, sono e sonhos
7. Percepção de cores e formas em função da aprendizagem, motivação e cultura
8. Linguagem
9. Percepção e arte
10. Representação de conhecimento com base na percepção 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas provas ao longo da disciplina e desenvolvimento de trabalho prático-experimental.
Critério
Prova: verificar a aquisição de conteúdo mínimo, a capacidade de crítica e de raciocínio sobre os temas; Trabalho: revisão de literatura, aplicação metodológica adequada, organização dos resultados em forma de comunicação científica e discussão crítica dos resultados.
Norma de Recuperação
Prova escrita do conteúdo ministrado em toda a disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia obrigatória:
1. Sternberg, R. (2017). Cognitive psychology. 7th edition. Belmont: Wadsworth.
2. Anderson, J.R. (2004). Cognitive psychology and its implications. 6th edition. New York: Worth Publishers.
3. Goldstein, B.E. (2010). Sensation and perception. 8th edition. Belmont: Wadsworth.
4. Gelman, r.  & Au, T.K-F. (1996). Perceptual and cognitive development. 2nd edition. San Diego: Academic Press.
5. Kandel, E.R.; Schwartz, J.H.; Jessell, T.M.; Siegelbaum, S.A. & Hudspeth, A.J. (2014). Princípios de neurociências. 5ª edição. Porto Alegre: AMGH Editora, Ltda.

Bibliografia complementar:
1. Levine, M.W. (2000) Levine and Shefner’s fundamentals of sensation and perception. 3rd edition, Oxford: Oxford University Press.
2. Wolfe, J.M.; Kluender, K.R.; Levi, D.M.; Bartoshuk, L.M.; Herz, R.S.; Klatzky, R.L.; Lederman, S.J.; Merfeld, D.M. (2014). Sensation and perception. 4th edition. Sunderland: Sinauer Associates, Inc.
3. Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (1990). Cognitive psychology: a students handbook. Hillsdale: Lawrence Erlbaum.
4. Bryne, F.H. (2009). The Brain Sense. The science of the senses and how we process the world around us. 1st edition. New York: American Management Association.
5. Yantis, S. (2002). Stevens’ handbook of experimental psychology. 3rd edition. New York: John Wiley & Sons, Inc.
 

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