Contribuir para a formação do aluno no que diz respeito à avaliação crítica e execução de pesquisas teóricas, de laboratório e/ou de campo em Psicologia Sensorial, Percepção e Cognição, com ênfase na leitura crítica de pesquisas já conduzidas e identificação de problemas de pesquisa relevantes.
Discussão de alguns temas relevantes de pesquisa em Psicologia Sensorial, Percepção e Cognição. Levantamento bibliográfico. Leitura crítica de pesquisas teóricas, de laboratório ou de campo na área. Discussão sobre temática de projeto de pesquisa. Discussão sobre execução de pesquisa.
1. Discussão de temas relevantes para Psicologia Fisiológica e Cognitiva a depender das temáticas de pesquisa do professor ministrante; 2. Levantamento bibliográfico; 3. Análise e discussão sobre referenciais teóricos e abordagens temáticas; 4. Análise e discussão dos objetivos das pesquisas; 5. Análise e discussão de métodos de pesquisa; 6. Análise e discussão resultados de pesquisa; 7. Execução de algumas etapas da atividade de pesquisa como escolha de tema de pesquisa e metodologia. A disciplina tem por principio o ensino individualizado e, portanto, a depender da evolução do aluno, conteúdos de Treino de Pesquisa em Psicologia Fisiológica e Cognitiva II, III ou IV podem estar presentes em Treino I.
Braisby, N. & Gellatly, A. (2005). Cognitive Psychology. Oxford university Press Inc., New York, USA. Chalupa, L. M. & Werner, J. S. (2004). The Visual Neuroscience I e II. The MIT Press, Cambridge, Massachusettes, USA. Lawless, H. T. (2013). Quantitative sensory analysis. West Sussex, UK. Senior, C., Russell, T. & Gazzaniga, M. S. (2016). Methods in Mind. The MIT Press, Cambridge, Massachusettes, USA. Wade, N. & Swanston, M. (2001). Visual Perception: an Introduction. 2°ed. West Sussex, UK.