Contribuir para a formação do aluno no que diz respeito à avaliação crítica e execução de pesquisas teóricas, de laboratório e/ou de campo em Psicologia, aprofundando reflexões quanto aos aspectos teórico-metodológicas envolvidos, com ênfase na leitura crítica de pesquisas já conduzidas e identificação de problemas de pesquisa relevantes.
Discussão de temas relevantes de pesquisa, aprofundando reflexões quanto aos aspectos teórico-metodológicas envolvidos. Levantamento bibliográfico. Leitura crítica de pesquisas teóricas, de laboratório ou de campo na área. Discussão sobre temática de projeto de pesquisa. Discussão sobre execução de pesquisa.
1. Discussão de temas relevantes o aprofundamento de reflexões quanto aos aspectos teórico-metodológicas envolvidos a depender das temáticas de pesquisa do professor ministrante; 2. Levantamento bibliográfico; 3. Análise e discussão sobre referenciais teóricos e abordagens temáticas; 4. Análise e discussão dos objetivos das pesquisas; 5. Análise e discussão de métodos de pesquisa; 6. Análise e discussão resultados de pesquisa; 7. Execução de algumas etapas da atividade de pesquisa como escolha de tema de pesquisa e metodologia. A disciplina tem por princípio o ensino individualizado e, portanto, a depender da evolução do aluno, conteúdos de Treino de Pesquisa em Psicologia: Reflexões Teórico-metodológicas II, III ou Treino de Pesquisa IV podem estar presentes em Treino de Pesquisa em Psicologia: Reflexões Teórico-metodológicas I.
1. Coelho Junior, N. E. (2015) Dimensões da Interpretação: aspectos teóricos e históricos para a fundamentação da leitura de textos psicanalíticos. In: Charles E. Lang; Jefferson S. Bernardes; Maria Auxiliadora T. Ribeiro; Susane V. Zanottu. (Org.). Metodologias: pesquisas em saúde, clínica e práticas psicológicas. 1ed.Maceió: EDUFAL - Editora da Universidade Federal de Alagoas, v. 1, p. 137-162. 2. Figueiredo, L. C. M. (1992/2007). A invenção do psicológico: Quatro séculos de subjetivação 1500-1900. São Paulo: Escuta (184 p.) 3. Figueiredo, L. C. M. (2013). Revisitando as psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. Petropólis, RJ: Vozes (183p.) (Trabalho original publicado em 1996). 4. Simão, L. (2010). Ensaios dialógicos: compartilhamento e diferença nas relações eu-outro. HUCITEC. 5. Vygotski, L. S. (1927) El Significado Histórico de la crisis em Psicología. Em Vygotsky (1991) Obras escogidas I: problemas teóricos y metodológicos de la Psicología (pp. 257-407). Madrid: A. Machado Libros, S. A.