Contribuir para a formação do aluno no que diz respeito à avaliação crítica e execução de pesquisas teóricas, de laboratório e/ou de campo em Psicologia Sensorial, Percepção e Cognição, com ênfase na elaboração de projetos de pesquisa.
Leitura crítica de pesquisas teóricas, de laboratório ou de campo. Organização e estrutura de projeto de pesquisa. Planejamento da execução de Projeto de pesquisa. Discussão sobre participantes/amostras, metodologias e análise de dados de pesquisa.
1. Leitura e análise crítica de pesquisas; 2. Levantamento bibliográfico específico para o projeto; 3. Elaboração da Introdução; 4. Elaboração dos objetivos; 5. Elaboração do Método (Participantes, Equipamento, Procedimentos, Aspectos Éticos); 6. Previsão de modelos e tipos de análise de resultados. A disciplina tem por principio o ensino individualizado e, portanto, a depender da evolução do aluno, conteúdos de Treino de Pesquisa em Psicologia Fisiológica e Cognitiva I, III ou IV podem estar presentes em Treino II.
Braisby, N. & Gellatly, A. (2005). Cognitive Psychology. Oxford university Press Inc., New York, USA. Chalupa, L. M. & Werner, J. S. (2004). The Visual Neuroscience I e II. The MIT Press, Cambridge, Massachusettes, USA. Johnson, M. H., Munakata, Y. & Gilmore, R. O. (2002). Brain Development and Cognition: A reader, 2° ed., Blackwell Publisheres Company, Oxford, U.K. Lawless, H. T. (2013). Quantitative sensory analysis. West Sussex, UK. Senior, C., Russell, T. & Gazzaniga, M. S. (2016). Methods in Mind. The MIT Press, Cambridge, Massachusettes, USA.