Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE2359 - Treino de Pesquisa em Psicologia: Reflexões Teórico-metodológicas II
Theoretical-Methodological Reflections: Research Training II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Contribuir para a formação do aluno no que diz respeito à avaliação crítica e execução de pesquisas teóricas, de laboratório e/ou de campo em Psicologia, aprofundando reflexões quanto aos aspectos teórico-metodológicas envolvidos, com ênfase na elaboração de projetos de pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3463419 - Danilo Silva Guimarães
2142872 - Nelson Ernesto Coelho Junior
 
Programa Resumido
Leitura crítica de pesquisas teóricas, de laboratório ou de campo em Psicologia, aprofundando reflexões quanto aos aspectos teórico-metodológicas envolvidos. Organização e estrutura de projeto de pesquisa. Planejamento da execução de Projeto de pesquisa. Discussão sobre a relação pesquisador-participante, construção e análise de dados de pesquisa com ênfase nos aspectos teórico-metodológicas envolvidos.
 
 
 
Programa
1. Leitura e análise crítica de pesquisas teórico-metodológicas em Psicologia 2. Levantamento bibliográfico específico para o projeto de pesquisa sobre problemas teórico-metodológicos da Psicologia 3. Elaboração da Introdução 4. 4. Elaboração dos objetivos; 5. Elaboração do Método para o aprofundamento de reflexões quanto aos aspectos teórico-metodológicas envolvidos (Participantes, Equipamento, Materiais, Procedimentos, Aspectos Éticos) 6. Previsão de modelos e tipos de análise de resultados. A disciplina tem por princípio o ensino individualizado e, portanto, a depender da evolução do aluno, conteúdos de Treino de Pesquisa em Psicologia: Reflexões Teórico-metodológicas I, III ou IV podem estar presentes em Treino de Pesquisa em Psicologia: Reflexões Teórico-metodológicas II.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, trabalhos e/ou seminários.
Critério
Participação, notas nas provas, seminários, trabalhos e/ou relatórios.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
1. Coelho Junior, N. E. (2015) Dimensões da Interpretação: aspectos teóricos e históricos para a fundamentação da leitura de textos psicanalíticos. In: Charles E. Lang; Jefferson S. Bernardes; Maria Auxiliadora T. Ribeiro; Susane V. Zanottu. (Org.). Metodologias: pesquisas em saúde, clínica e práticas psicológicas. 1ed.Maceió: EDUFAL - Editora da Universidade Federal de Alagoas, v. 1, p. 137-162. 2. Figueiredo, L. C. M. (1992/2007). A invenção do psicológico: Quatro séculos de subjetivação 1500-1900. São Paulo: Escuta (184 p.) 3. Figueiredo, L. C. M. (2013). Revisitando as psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. Petropólis, RJ: Vozes (183p.) (Trabalho original publicado em 1996). 4. Simão, L. (2010). Ensaios dialógicos: compartilhamento e diferença nas relações eu-outro. HUCITEC. 5. Valsiner, J. (2012). Fundamentos da psicologia cultural: Mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed.
 

Clique para consultar os requisitos para PSE2359

Clique para consultar o oferecimento para PSE2359

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP