Contribuir para a formação do aluno no que diz respeito à avaliação crítica e execução de pesquisas teóricas, de laboratório e/ou de campo em Psicologia, aprofundando reflexões quanto aos aspectos teórico-metodológicas envolvidos, com ênfase na execução de projetos de pesquisa, análise e interpretação de dados.
Leitura crítica de pesquisas teóricas, de laboratório ou de campo em Psicologia, aprofundando reflexões quanto aos aspectos teórico-metodológicas envolvidos. Discussão e execução de Projeto de pesquisa sobre problemas teórico-metodológicos da Psicologia.
1. Leitura e análise crítica de pesquisas em sobre problemas teórico-metodológicos da Psicologia 2. Preparação para construção de dados 3. Aspectos éticos 4. Construção de dados sobre problemas teórico-metodológicos da Psicologia 5. Análise de dados sobre problemas teórico-metodológicos da Psicologia 6. Discussão dos dados sobre problemas teórico-metodológicos da Psicologia 7. Comunicação de resultados A disciplina tem por princípio o ensino individualizado e, portanto, a depender da evolução do aluno, conteúdos de Treino de Pesquisa em Psicologia: Reflexões Teórico-metodológicas I, II ou IV podem estar presentes em Treino de Pesquisa em Treino de Pesquisa em Psicologia: Reflexões Teórico-metodológicas III.
1. Coelho Junior, N. E. (2015) Dimensões da Interpretação: aspectos teóricos e históricos para a fundamentação da leitura de textos psicanalíticos. In: Charles E. Lang; Jefferson S. Bernardes; Maria Auxiliadora T. Ribeiro; Susane V. Zanottu. (Org.). Metodologias: pesquisas em saúde, clínica e práticas psicológicas. 1ed.Maceió: EDUFAL - Editora da Universidade Federal de Alagoas, v. 1, p. 137-162. 2. Figueiredo, L. C. M. (1992/2007). A invenção do psicológico: Quatro séculos de subjetivação 1500-1900. São Paulo: Escuta (184 p.) 3. Figueiredo, L. C. M. (2013). Revisitando as psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. Petropólis, RJ: Vozes (183p.) (Trabalho original publicado em 1996). 4. Marková, I. (2017) Mente Dialógica: Senso comum e ética. Curitiba: PUCPRess - Editora Universitária Champagnat 5. Simão, L. (2010). Ensaios dialógicos: compartilhamento e diferença nas relações eu-outro. HUCITEC.