Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE3253 - Etologia do Ser Humano
Human Ethology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa dar continuidade ao conteúdo desenvolvido na disciplina obrigatória Etologia, aprofundando a aplicação da perspectiva evolucionista ao estudo do comportamento e às práticas de Psicologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
576462 - Briseida Dogo de Resende
1505248 - Patricia Izar Mauro
 
Programa Resumido
Familiarizar o aluno com discussões mais contemporâneas da abordagem psicoetológica ao estudo do comportamento humano, incluindo possíveis aplicações na prática profissional do psicólogo. Aprofundar a discussão das dicotomias: inato x aprendido, natureza x cultura. Aprofundar as reflexões sobre o ambiente natural humano e as estratégias adaptativas humanas no ambiente contemporâneo. Análise de características psicológicas humanas, no contexto da filogênese dos primatas, quanto a desenvolvimento infantil e relações familiares e a comportamento social.
 
 
 
Programa
Parte Teórica: 1) Contribuições da perspectiva para a compreensão do desenvolvimento infantil e relações familiares: Investimento parental, conflito entre pais e prole, conflito entre irmãos 2) Comportamento social: interação, relacionamento e grupos; hipótese da avó, competição intergrupal, bullying. Parte prática: o aluno fará um trabalho supervisionado em pequenos grupos, no qual deverá exercitar a reflexão sobre a contribuição da perspectiva etológica para a atuação do psicólogo em temas específicos de desenvolvimento apresentados em aula.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas dissertativas sobre o conteúdo das aulas teóricas; seminário e relatório do trabalho em grupo, participação nas aulas
Critério
O aluno deve obter no mínimo média 5,0 nas atividades.
Norma de Recuperação
Norma de Recuperação Prova escrita de recuperação do conteúdo teórico, desde que o aluno tenha tido média 5,0 na parte prática, além dos 70% de frequência.
 
Bibliografia
     
Básica
ARKING, R. Biologia do Envelhecimento. 2. ed. Riberião Preto: Funpec, 2008.
HRDY, S. B. Mãe Natureza: uma visão feminina da evolução: maternidade filhos e seleção natural. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
EIBL-EIBESFELDT, I. Human Ethology. Nova York: Aldine De Gruyter, 1989-(caps 4 e 7).
BOYER, T. W. The development of risk-taking: A multi-perspective review. Developmental Review. v.26, p. 291–345, 2006.
BJORKLUND, D.; PELLEGRINI, A. The Origins of Human Nature. 3. ed. Washington: American Psychological Association, 2005.

Complementar
HINDE, R. Non-verbal communication. Cambridge: Cambridge University Press, 1972.
HRDY, S. B. Mothers and Others: the evolutionary origins of mutual understanding. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2009.
KONNER, M. The evolution of Childhood. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2010.
CREWS, D. Human Senescence. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
KARMILOFF-SMITH, A. Beyond Modulatiry. 3. ed. Cambridge: The MIT Press, 1997.

Artigos extraídos de periódicos de interesse para a área, tais como: Ethology, Behaviour, Animal Behaviour, International Journal of Primatology, Trends in Ecology and Evolution, Behavioral Ecology and Sociobiology, Estudos de Psicologia (Natal), Revista de Etologia.
 

Clique para consultar os requisitos para PSE3253

Clique para consultar o oferecimento para PSE3253

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP