A disciplina visa dar continuidade ao conteúdo desenvolvido na disciplina obrigatória Etologia, aprofundando a aplicação da perspectiva evolucionista ao estudo do comportamento e às práticas de Psicologia.
Familiarizar o aluno com discussões mais contemporâneas da abordagem psicoetológica ao estudo do comportamento humano, incluindo possíveis aplicações na prática profissional do psicólogo. Aprofundar a discussão das dicotomias: inato x aprendido, natureza x cultura. Aprofundar as reflexões sobre o ambiente natural humano e as estratégias adaptativas humanas no ambiente contemporâneo. Análise de características psicológicas humanas, no contexto da filogênese dos primatas, quanto a desenvolvimento infantil e relações familiares e a comportamento social.
Parte Teórica: 1) Contribuições da perspectiva para a compreensão do desenvolvimento infantil e relações familiares: Investimento parental, conflito entre pais e prole, conflito entre irmãos 2) Comportamento social: interação, relacionamento e grupos; hipótese da avó, competição intergrupal, bullying. Parte prática: o aluno fará um trabalho supervisionado em pequenos grupos, no qual deverá exercitar a reflexão sobre a contribuição da perspectiva etológica para a atuação do psicólogo em temas específicos de desenvolvimento apresentados em aula.
Básica: IZAR, P; GOMIDE, P. I. C. Para além da dicotomia inato-aprendido: contribuições de César Ades à psicologia brasileira. Ribeirão Preto, SP : SBP. 157p., 2018 HRDY, S. B. Mãe Natureza: uma visão feminina da evolução: maternidade filhos e seleção natural. Rio de Janeiro: Campus, 2001. BJORKLUND, D.; PELLEGRINI, A. The Origins of Human Nature. 3. ed. Washington: American Psychological Association, 2005. FAUSTO-STERLING, A. Sexing the body: Gender politics and the construction of sexuality. Basic books, 2000 LAWSON, D.W. et al ‘Understanding variation in human fertility: what can we learn from evolutionary demography?’. Phil. Trans. R. Soc. B3712015014420150144 http://doi.org/10.1098/rstb.2015.0144, 2016 Complementar: HINDE, R. Non-verbal communication. Cambridge: Cambridge University Press, 1972. HRDY, S. B. Mothers and Others: the evolutionary origins of mutual understanding. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2009. KONNER, M. The evolution of Childhood. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2010. CREWS, D. Human Senescence. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. KARMILOFF-SMITH, A. Beyond Modulatiry. 3. ed. Cambridge: The MIT Press, 1997. Artigos extraídos de periódicos de interesse para a área, tais como: Ethology, Behaviour, Animal Behaviour, International Journal of Primatology, Trends in Ecology and Evolution, Behavioral Ecology and Sociobiology, Estudos de Psicologia (Natal), Revista de Etologia.