O objetivo da disciplina é introduzir a reflexão sobre o campo emergente das psicologias indígenas no contexto mundial e latino americano, discutindo a especificidade desse campo em relação à constituição do espaço psicológico e seus fundamentos histórico-filosóficos. Oportunizar ao aluno a compreensão de especificidades teórico-metodológicas das psicologias indígenas contemporâneas.
A profusão das psicologias indígenas no século XXI e suas raízes histórico-filosóficas. A diversidade de psicologias indígenas no mundo contemporâneo. Especificidades teórico-metodológicas no campo das psicologias indígenas e seus impasses. Construção de conhecimento e atuação do psicólogo no campo das psicologias indígenas.
1. A profusão das psicologias indígenas no século XXI e suas raízes histórico-filosóficas: aqui será abordado o fenômeno contemporâneo de florescimento das psicologias indígenas no mundo, especialmente na Ásia, Oceania e seus desdobramentos na América Latina, como resistência a projetos de psicologia marcados por concepções e práticas enraizados em tradições greco-romanas e judaico-cristãs, constitutivas ciências modernas; 2. A diversidade de psicologias indígenas no mundo contemporâneo: compreender que os projetos de psicologia indígenas são múltiplos e dizem respeito às especificidades étnico-culturais de cada povo, que estabelece parâmetros para um diálogo com o campo geral da psicologia enquanto ciência, ao mesmo tempo em que resiste a concepções e práticas colonialistas imbricados nos projetos clássicos de psicologia; 3. Especificidades teórico-metodológicas no campo das psicologias indígenas e seus impasses: refletir sobre os objetos e métodos de pesquisa das psicologias indígenas, as possibilidades e limites das reflexões teóricas no campo da psicologia a partir de dados construídos com pessoas indígenas, os fundamentos da atuação colaborativa do psicólogo junto a pessoas e comunidades indígenas. 4. Construção de conhecimento e atuação do psicólogo no campo das psicologias indígenas: por meio da realização de estágio e supervisão docente serão discutidas ferramentas para construção de conhecimento e atuação eticamente comprometida do psicólogo no contexto das psicologias indígenas.
Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (2010). Psicologia e Povos Indígenas. São Paulo: CRPSP Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (2016). Povos Indígenas e Psicologia: a procura do bem-viver. São Paulo: CRPSP Guimarães, D. S. (2016) Amerindian paths: Guiding dialogues with psychology. Charlotte, NC: Information Age Publishing. Li, W. W; Hodgetts, D.; Foo, K. H. (2019) Asia-Pacific perspectives on intercultural psychology. United Kingdom: Routledge.