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Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE3256 - Introdução à Psicologia Indígena
Introduction to Indigenous Psychology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é introduzir a reflexão sobre o campo emergente das psicologias indígenas no contexto mundial e latino americano, discutindo a especificidade desse campo em relação à constituição do espaço psicológico e seus fundamentos histórico-filosóficos. Oportunizar ao aluno a compreensão de especificidades teórico-metodológicas das psicologias indígenas contemporâneas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3463419 - Danilo Silva Guimarães
 
Programa Resumido
A profusão das psicologias indígenas no século XXI e suas raízes histórico-filosóficas. A diversidade de psicologias indígenas no mundo contemporâneo. Especificidades teórico-metodológicas no campo das psicologias indígenas e seus impasses. Construção de conhecimento e atuação do psicólogo no campo das psicologias indígenas.
 
 
 
Programa
1. A profusão das psicologias indígenas no século XXI e suas raízes histórico-filosóficas: aqui será abordado o fenômeno contemporâneo de florescimento das psicologias indígenas no mundo, especialmente na Ásia, Oceania e seus desdobramentos na América Latina, como resistência a projetos de psicologia marcados por concepções e práticas enraizados em tradições greco-romanas e judaico-cristãs, constitutivas ciências modernas;
2. A diversidade de psicologias indígenas no mundo contemporâneo: compreender que os projetos de psicologia indígenas são múltiplos e dizem respeito às especificidades étnico-culturais de cada povo, que estabelece parâmetros para um diálogo com o campo geral da psicologia enquanto ciência, ao mesmo tempo em que resiste a concepções e práticas colonialistas imbricados nos projetos clássicos de psicologia;
3. Especificidades teórico-metodológicas no campo das psicologias indígenas e seus impasses: refletir sobre os objetos e métodos de pesquisa das psicologias indígenas, as possibilidades e limites das reflexões teóricas no campo da psicologia a partir de dados construídos com pessoas indígenas, os fundamentos da atuação colaborativa do psicólogo junto a pessoas e comunidades indígenas.
4. Construção de conhecimento e atuação do psicólogo no campo das psicologias indígenas: por meio da realização de estágio e supervisão docente serão discutidas ferramentas para construção de conhecimento e atuação eticamente comprometida do psicólogo no contexto das psicologias indígenas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação em aula, realização de estágio com produção de relatórios e trabalho final da disciplina.
Critério
Participação em aula, cumprimento do estágio, nota dos relatórios e do trabalho final.
Norma de Recuperação
Relatório de estágio e prova.
 
Bibliografia
     
Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (2010). Psicologia e Povos Indígenas. São Paulo: CRPSP

Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (2016). Povos Indígenas e Psicologia: a procura do bem-viver. São Paulo: CRPSP

Guimarães, D. S. (2016) Amerindian paths: Guiding dialogues with psychology. Charlotte, NC: Information Age Publishing.

Li, W. W; Hodgetts, D.; Foo, K. H. (2019) Asia-Pacific perspectives on intercultural psychology. United Kingdom: Routledge.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Indígenas
Objetivos da atividade
Atendimento psicológico diferenciado a pessoas indígenas; Letramento intercultural multidisciplinar.
Descrição da atividade
Atuação junto à comunidade; Psicoterapia; Acompanhamento psicoterapêutico; Contribuição para elaboração e execução de projetos comunitários voltados à saúde, bem-viver, formação, educação, justiça e direitos.
Indicadores de avaliação da atividade
Presença e participação por meio de exposição oral do engajamento nas atividades nos nhemboaty (reuniões) da Casa de Culturas Indígenas e presença e participação nas atividades de supervisão psicológica (exclusivo para estudantes de psicologia envolvidos nas atividades de Psicoterapia e Acompanhamento psicoterapêutico a pessoas indígenas).

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