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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE3451 - Psicofisiologia e Neurociência no Estudo do Comportamento e dos Processos Mentais
Psychophysiology and Neuroscience in Behavior and Mental Process Studies.

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
O curso visa avançar o aluno no conhecimento dos campos da psicofisiologia e das neurociências sobre os aspectos biopsicológicos que são os substratos para nossos comportamentos e processos mentais. Introduções sobre o assunto, como sistema límbico, funções autonômicas Integração neuro-endócrino-comportamental,  eletroencefalografia, ciclo vigília/sono e cronobiologia, neurotransmissão, ansiolíticos, hipnóticos e álcool, antidepressivos, lítio e neurolépticos, aprendizado e memória e motivação, emoção e linguagem são cobertos pelas disciplinas requisitos.
Os avanços das últimas décadas no entendimento do funcionamento global do sistema nervoso nos permite, atualmente, discutir de forma mais aprofundada e com bases científicas calcadas na neurofisiologia, importantes aspectos comportamentais e mentais, até o momento, abordados apenas em planos teóricos e filosóficos. Dentro desta perspectiva mais avançada, ofereceremos aos alunos possibilidades para o entendimento como o nosso sistema nervoso funciona na geração e controle de ações, diferenças sexuais nos comportamentos, os diferentes estados de consciência, os sistemas de memórias, nos julgamentos e tomadas de decisão, em processos afetivos, atencionais e na resolução de problemas.
Abordaremos, também, aspectos psicofisiológicos e neurocientíficos dos transtornos mentais mais comuns como ansiedade, os transtornos de humor e esquizofrenia, além de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3257875 - Marcelo Fernandes da Costa
 
Programa Resumido
1. Revisão Sistemática da Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso
2. Controle químico do encéfalo e dos comportamentos
3. Neurofarmacologia Clínica
4. Sistemas de memória e atenção
3. Desenvolvimento neuropsicofisiológico 
4. Psicofisiologia (EEG, ERP) e neuroimagem (TC, RM, PECT) aplicados ao estudo do
comportamento e dos eventos privados
5. Desordens da Infância
6. Desordens de Humos
7. Desordens de Ansiedade
8. Desordens de Alimentação e do Sono
9. Desordens de Personalidade
 
 
 
Programa
O avanço de muitas áreas da Psicologia como a Psicofisiologia, a Neurociência Cognitiva e a Psicobiologia tem oferecido grandes avanços no entendimento do cérebro e dos eventos mentais normais e em condições patológicas. Nesta disciplina, oferecemos um avanço no estudo destes aspectos da Psicofisiologia e das Neurociências aplicados ao contexto da Psicologia da Saúde e dos Transtornos Mentais. Após uma rápida revisitação aos conceitos básicos de sistema nervoso, iniciamos o primeiro terço da disciplina, no qual aprofundamos o estudo sobre o controle químico das atividades cerebrais e dos comportamentos, a farmacologia cerebral e sistemas de memória e atenção. No segundo terço da disciplina, nos preocupamos com o desenvolvimento cerebral, desde a vida intraútero até o final dos períodos críticos de plasticidade cerebral, fundamentais para se entender o desenvolvimento cognitivo e suas alterações como Dislexia, Discalculia, Autismo TDAH entre outras. Neste mesmo bloco, nos dedicamos aos fundamentos básicos das principais técnicas de estudo científico-tecnológico do cérebro e da mente, dando noções ao futuro psicólogo, sobre os princípios, métodos e análise das técnicas de exames mais recentes. O terço final da disciplina é inteiramente dedicado ao estudo das alterações fisiológicas presentes nas doenças mentais e da infância. Aqui apresentamos aspectos genéticos, bioquímicos, psicofarmacológicos, eletrofisiológico e de neuroimagem das doenças e desordens mentais mais comuns como Alzheimer, Parkinson, Down, Williams, Dislexia, Discalculia, TDAH, Depressão Maior, Ansiedade entre outras.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova escrita, Atividade em Sala de Aula e revisão bibliográfica crítica sobre tema de interesse do aluno.
Critério
Provas e atividades para a aquisição de conteúdo mínimo, a capacidade de crítica e de raciocínio sobre os temas dados em cada aula; Relatório Final: capacidade de análise bibliográfica crítica sob o estado da arte de um tema ligado à disciplina;
Norma de Recuperação
Prova escrita do conteúdo ministrado em toda a disciplina.
 
Bibliografia
     
Leitura Obrigatória: 
1. Bear, M.F., Connors, B.W. & Paradiso, M.A. (2008) Neurociências: desvendando o Sistema nervoso, terceira edição. Artmed Editora S.A.
2. Barry Kantowitz, Henry Roedinger & David G. Elmes (2009). Experimental Psychology. 9ª ed. Wadsworth, Cengage Learning, Belmont, CA, USA.
3. Aleixo, P. & Baillon, M. (2008). Biological Psychology: an illustrate survival guide. Second edition. Wiley Press, USA.
4. Watson, C. Kirkcaldie, M. & Paxinos, G. (2010) The Brain: an introduction to neurofuncional anatomy. First Edition. Elsevier Academic Press.

Leitura Complementar:
1. Berntson, G.G. & Cacioppo, J. T. (2002) Psychophysiology. Chap. IX in Biological Psychiatry: Editors H. D’haenen, J. A. den Boer and P. Willner. First Edition John Wiley & Sons, Ltd.
2. Gleen E. Gletz. (2014). Applied Biological Psychology. Springer Publishing Company, LLC New York, USA.
3. Dale Purves et al., (2014) Neurosciences. 3ª ed. Sinauer Associates, Inc. Publishers Sunderland, Massachusetts U.S.A.
 

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