Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE3458 - Análise Experimental do Comportamento III: Desenvolvimentos Recentes
Experimental Analysis of Behavior III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de analisar criticamente parte da produção de pesquisa experimental recente em Análise Experimental do Comportamento, em especial a que analisa comportamentos complexos, linguagem e cognição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
821761 - Gerson Aparecido Yukio Tomanari
3333504 - Marcelo Frota Lobato Benvenuti
1489943 - Maria Martha Costa Hübner
2557349 - Miriam Garcia Mijares
2352751 - Paula Debert
 
Programa Resumido
Desenvolvimento recente da produção experimental em Análise Experimental do Comportamento que envolve equivalência de estímulos, comportamento supersticioso, comportamento verbal, cultura, e/ou interação respondente-operante.
 
 
 
Programa
1. Introdução aos temas de pesquisa sobre comportamentos complexos que serão abordados durante a disciplina. 2. Análise e discussão de artigos que servem como exemplos da produção experimental recente sobre os comportamentos complexos que serão abordados durante a disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação de pesquisas e prova
Critério
A nota da prova valerá 70% da media e a nota da apresentação da pesquisa valerá 30% da media
Norma de Recuperação
O aluno que tiver media superior a 3,0 e mais de 70% de presença, poderá realizar uma prova escrita de recuperação.
 
Bibliografia
     
Benvenuti, M. F. (2013). Ilusão de controle e a seleção do comportamento. Boletim Contexto, 38, 31-61. Debert, P., Matos, M. A., & McIlvane, W. J. (2007). Conditional Relations with Compound Abstract Stimuli Using a Go/No-Go Procedure. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 87, 89-96. Hubner, M. M. C., Austin, J., & Miguel, C. F. (2008). Effects of praising qualifying autoclitics on the frequency of reading. The Analysis of Verbal Behavior, 24, 55-62. Rescorla, R. A. (1988). Pavlovian conditioning: It’s not what you think it is. American Psychologist, 43, 151-160. Tomanari, G. Y. (2009). Resposta de observação: uma reavaliação. Acta Comportamentalia, 17, p. 259-277.
 

Clique para consultar os requisitos para PSE3458

Clique para consultar o oferecimento para PSE3458

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP