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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE3552 - A Construção Cultural do Significado
The Cultural Construction of Meaning

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Expor e discutir as raízes histórico-filosóficas e as noções principais de um campo contemporâneo de investigações em psicologia cultural, o construtivismo semiótico cultural, bem como suas implicações para a formação em psicologia, incluídos os aspectos da atuação e da ética profissionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3463419 - Danilo Silva Guimarães
92021 - Livia Mathias Simao
 
Programa Resumido
1) Fundamentos histórico-filosóficos das concepções teórico-metodológicas do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 2) O enfoque idiográfico na pesquisa construtivista semiótico-cultural em psicologia. 3) Noções fundamentais do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 4) A dimensão ética nos discursos e práticas psicológicas do construtivismo semiótico-cultural. 5) Desenvolvimentos atuais da pesquisa no Construtivismo Semiótico-Cultural: cultura, intersubjetividade, alteridade e temporalidade.
 
 
 
Programa
1) Implicações das noções filosóficas de alteridade e temporalidade nas proposições teórico-metodológicas e éticas do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 2) A perspectiva idiográfica inaugurada por Windelband nas ciências humanas e seus desdobramentos na psicologia cultural. 3) As noções de canalização, indeterminação restringida e cultura nas proposições de Jaan Valsiner. 4) As noções da ação simbólica e campo de ação cultural nas proposições de Ernst E. Boesch. 5) A noção de arquitetônica da intersubjetividade humana em Ragnar Rommetveit. 6) As noções de assimetria e dialogia Ego-Alter nas proposições de Ivana Marková. 7) Questões éticas do contemporâneo cultural e as possíveis contribuições do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 8) Relato de pesquisas em desenvolvimento no LIVCC e em grupos de pesquisa com os quais mantém intercâmbio ou convênio, nacional e internacionalmente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação em aula, resenhas produzidas pelos(as) alunos(as) durante a disciplina, ensaio escrito final sobre questão que suscitou interesse do aluno, a partir das discussões e resenhas feitas durante a disciplina.
Critério
Tanto a participação em aula, como as resenhas e o ensaio final serão avaliados quanto a 1) correção, completude e pertinência de seu conteúdo à área; b) aprofundamento nas nuances do conteúdo e de suas implicações para a questão em foco; c) articulação do texto como todo; posicionamento pessoal e reflexão do(a) aluno(a) quanto à relação entre a questão tratada e as proposições teórico-metodológicas abordadas na produção escrita.
Norma de Recuperação
Prova escrita sobre o conteúdo abordado na disciplina.
 
Bibliografia
     
• Guimarães, D. S. (Ed.) (2016) Ameridian Paths: Guiding Dialogues with Psychology. • Lonner, W. J. e Hayes, S. A. (Eds.) (2007) Discovering Cultural Psychology: A profile and selected readings of Ernest E. Boesch. Charlotte: Information Age Publishing. • Marková, I. (2006). Dialogicidade e representações sociais: As dinâmicas da mente (Trad. Hélio Magri Filho). Petrópolis: Vozes. • Rommetveit, R. (1992). Outlines of a dialogically based socio-cognitive approach to human cognition and communication. In A. H. Wold (Ed.), The dialogical alternative: Towards a theory of language and mind, (pp. 19-44). Oslo. Scandinavian University Press. • Simão, L. M. & Valsiner, J. (Eds.) (2007) Otherness in Question: Labyrinths of the self. Charlotte: Information Age Publishing. • Simão, L. M.; Guimarães, D. S. e Valsiner, J. (Eds.) (2015) Temporality: culture in the flow of human experience. Charlotte, N. C.: Information Age Publishing. • Valsiner, J. (1998). The guided mind: A sociogenetic approach to personality. Cambridge, MA: Harvard University Press. • Windelband, W. (1998) History and Natural Science. Theory & Psychology, 8(1) (Original publicado em 1894).
 

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