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Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE3552 - A Construção Cultural do Significado
The Cultural Construction of Meaning

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Expor e discutir as raízes histórico-filosóficas e as noções principais de um campo contemporâneo de investigações em psicologia cultural, o construtivismo semiótico cultural, bem como suas implicações para a formação em psicologia, incluídos os aspectos da atuação e da ética profissionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3463419 - Danilo Silva Guimarães
 
Programa Resumido
1) Fundamentos histórico-filosóficos das concepções teórico-metodológicas do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 2) O enfoque idiográfico na pesquisa construtivista semiótico-cultural em psicologia. 3) Noções fundamentais do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 4) A dimensão ética nos discursos e práticas psicológicas do construtivismo semiótico-cultural. 5) Desenvolvimentos atuais da pesquisa no Construtivismo Semiótico-Cultural: cultura, intersubjetividade, alteridade e temporalidade.
 
 
 
Programa
1) Implicações das noções filosóficas de alteridade e temporalidade nas proposições teórico-metodológicas e éticas do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 2) A perspectiva idiográfica inaugurada por Windelband nas ciências humanas e seus desdobramentos na psicologia cultural. 3) As noções de canalização, indeterminação restringida e cultura nas proposições de Jaan Valsiner. 4) As noções da ação simbólica e campo de ação cultural nas proposições de Ernst E. Boesch. 5) A noção de arquitetônica da intersubjetividade humana em Ragnar Rommetveit. 6) As noções de assimetria e dialogia Ego-Alter nas proposições de Ivana Marková. 7) Questões éticas do contemporâneo cultural e as possíveis contribuições do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 8) Relato de pesquisas em desenvolvimento no LIVCC e em grupos de pesquisa com os quais mantém intercâmbio ou convênio, nacional e internacionalmente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação em aula, desempenho na parte prática e trabalho escrito.
Critério
Discussão oral das atividades prática (5 pontos) e relatório escrito da parte prática (5 pontos).
Norma de Recuperação
Prova individual de caráter reflexivo sobre conteúdos trabalhados na disciplina.
 
Bibliografia
     
Bonfim. M. (1917). Noções de psychologia. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves.
Figueiredo, L. C. (2007) A invenção do psicológico: quatro séculos de subjetivação 1500-1900. São Paulo: Escuta.  184p.  
Grosfoguel, R. (2016) A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, 31(1):25-49.  
Massimi, M. (2016). História dos Saberes Psicológicos. São Paulo: Paulus. 367p.  
Simão, L. M. (2010). Ensaios Dialógicos: do compartilhamento à diferença na relação eu-outro. São Paulo:  HUCITEC. 286p.  
Valsiner, J. (2012). A guided Science: history of psychology in the mirror of its making. New Brunswick, New Jersey: Transaction publishers. 332p.
 

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