Expor e discutir as raízes histórico-filosóficas e as noções principais de um campo contemporâneo de investigações em psicologia cultural, o construtivismo semiótico cultural, bem como suas implicações para a formação em psicologia, incluídos os aspectos da atuação e da ética profissionais.
1) Fundamentos histórico-filosóficos das concepções teórico-metodológicas do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 2) O enfoque idiográfico na pesquisa construtivista semiótico-cultural em psicologia. 3) Noções fundamentais do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 4) A dimensão ética nos discursos e práticas psicológicas do construtivismo semiótico-cultural. 5) Desenvolvimentos atuais da pesquisa no Construtivismo Semiótico-Cultural: cultura, intersubjetividade, alteridade e temporalidade.
1) Implicações das noções filosóficas de alteridade e temporalidade nas proposições teórico-metodológicas e éticas do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 2) A perspectiva idiográfica inaugurada por Windelband nas ciências humanas e seus desdobramentos na psicologia cultural. 3) As noções de canalização, indeterminação restringida e cultura nas proposições de Jaan Valsiner. 4) As noções da ação simbólica e campo de ação cultural nas proposições de Ernst E. Boesch. 5) A noção de arquitetônica da intersubjetividade humana em Ragnar Rommetveit. 6) As noções de assimetria e dialogia Ego-Alter nas proposições de Ivana Marková. 7) Questões éticas do contemporâneo cultural e as possíveis contribuições do construtivismo semiótico-cultural em psicologia. 8) Relato de pesquisas em desenvolvimento no LIVCC e em grupos de pesquisa com os quais mantém intercâmbio ou convênio, nacional e internacionalmente.
Bonfim. M. (1917). Noções de psychologia. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves. Figueiredo, L. C. (2007) A invenção do psicológico: quatro séculos de subjetivação 1500-1900. São Paulo: Escuta. 184p. Grosfoguel, R. (2016) A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, 31(1):25-49. Massimi, M. (2016). História dos Saberes Psicológicos. São Paulo: Paulus. 367p. Simão, L. M. (2010). Ensaios Dialógicos: do compartilhamento à diferença na relação eu-outro. São Paulo: HUCITEC. 286p. Valsiner, J. (2012). A guided Science: history of psychology in the mirror of its making. New Brunswick, New Jersey: Transaction publishers. 332p.