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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE3554 - Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo II
Behavior Analysis Applied to Autism II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
1) Aprofundar a habilidade dos estudantes de graduação em aplicar os princípios básicos e avançados da Análise do Comportamento em atendimento a crianças com desenvolvimento atípico. 
2) Ensinar os pais das crianças a aplicarem estratégias de ensino com seus filhos em casa.
3) Identificar a aplicação da Terapia  ABA ao Autismo, por meio do atendimento supervisionado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1489943 - Maria Martha Costa Hübner
 
Programa Resumido
- Histórico atualizado do programa "CAIS - USP"- programa de apoio ao autismo e inclusão social da USP;
- Terapia Comportamental para o autismo;
- Programa de tentativas discretas;
- Análise Funcional;
- Programas avançados de ensino de comportamento verbal;
- Behavior  Skills Training: ensinando pais;
- Behavior Skills training- ensinando terapeutas;
- Dimensões da Análise do Comportamento Aplicada;
- Manejo de comportamentos disfuncionais- aplicação de DRO, DRA, NCR ;
- Procedimentos  de reforçamento diferencial de comportamentos funcionais;
- The good behavior game - o jogo que reforça diferencialmente comportamentos sociais adequados.
 
 
 
Programa
O programa do CAIS USP, realizada por meio do disciplina aqui proposta, tem como objetivo central aprofundar a formação de alunos da graduação no ensino de  pais e alunos a atenderem seus filhos e pacientes, respectivamente,, conduzindo "tentativas discretas "e "ensino incidental com seus filhos e pacientes, por meio da modelagem e modelação, com a aplicação de reforçamento diferencial e estratégias de controle de estímulos (fading in e fading out, equivalência, dentre outros).
Tem com meta final que o aluno atue com competência, responsabilidade e ética, de acordo com as características sociais da comunidade e em consonância com o projeto pedagógico do Instituto de Psicologia da USP.
Detalhamento por semana:
- Verbal behavior Mapp: avaliação de marcos do desenvolvimento com crianças de desenvolvimento neurodiverso;
 - Ensino avançado de fala para pessoas com autismo. Ensino de ecoicos;
 - Ensino avançado de imitação motora e comportamentos de aprendiz em sessão: contato visual e postura física de aprendiz;
 - Ensino avançado de discriminações auditivas e visuais via matching to sample, discriminações simples e condicionais;
- Ensino avançado de mandos e criação de operações motivacionais;
- Ensino avançado de tatos ( nomeações de objetos , nível I I, III e IV (vários objetos);
-Ensino avançado de nomeação de dois ou mais objetos , tato nível II;
- Ensino avançado de intraverbais , nível I;
- Ensino avançado de intravebrais, nível II;
- Ensino avançado de formulação e resposta a perguntas: quem, onde, o quê e como;
- Identificação de partes do corpo em imagens tridimensionais;
- Rastreamento e duração do olhar;
- Manejo de comportamentos "barreira"- não funcionais; aplicação de NCR (non contingent reinforcement).

A atividade prática consiste em acompanhar, registrar, atuar nos atendimentos clínicas da criança com TEA, sob a supervisão direta e em tempo real de um profissional formado em Psicologia e aluno de pós graduação do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais da USP (LEOV), sob a Coordenação da docente responsável pela disciplina. Tais atividades práticas são avaliadas três vezes no semestre, de modo estruturado e compõem a nota final.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Verificações de leitura semanais, seminário, preparo para o atendimento supervisionado
Critério
soma e média aritmética das avaliações semanais, seminários e preparo do atendimento supervisionado.
Norma de Recuperação
Prova
 
Bibliografia
     
Antúnes, A. & Safra, G. . (Org)   Goyos, C. (2018). Psicologia Clínica: da Graduação à Pós - Graduação (2018).São Paulo: Atheneu
Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (2007). Applied Behavior Analysis (2nd ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson.
Goyos, C. (2018) ABA: Ensino de fala para pessoas com autismo. São Paulo: Edicon.
Coltri e Silva, L. & Matsumoto, M.S. (2018). Ensino por tentativas discretas. In. Duarte, C.P.,  
Coltri e Silva, L. & Velloso, R.L. (Org.), Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtorno do espectro do Autismo (pp. 127-139). São Paulo: Memnom Edições Científicas. 
Gomes, C.G.S. & Silveira, A.D. (2016). Ensino de habilidades Básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção 
comportamental intensiva. Belo Horizonte: Appris Editora.
Luiselli, J. K. (Ed.) (2011). Teaching and Behavior Support for Children and Adults with autism spectrum disorder. A  Practioner’s guide.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
indivíduos com diagnostico de TEA e familiares.
Objetivos da atividade
dar continuidade ao desenvolvimento de habilidades comportamentais para grupo alvo mencionado em consonância com as habilidades já desenvolvidas na disciplina PSE3651 - Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo I.
Descrição da atividade
análise funcional dos comportamentos.
Indicadores de avaliação da atividade
relatório das atividades realizadas envolvendo análise funcional dos comportamentos.

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