1) Aprofundar a habilidade dos estudantes de graduação em aplicar os princípios básicos e avançados da Análise do Comportamento em atendimento a crianças com desenvolvimento atípico. 2) Ensinar os pais das crianças a aplicarem estratégias de ensino com seus filhos em casa. 3) Identificar a aplicação da Terapia ABA ao Autismo, por meio do atendimento supervisionado.
- Histórico atualizado do programa "CAIS - USP"- programa de apoio ao autismo e inclusão social da USP; - Terapia Comportamental para o autismo; - Programa de tentativas discretas; - Análise Funcional; - Programas avançados de ensino de comportamento verbal; - Behavior Skills Training: ensinando pais; - Behavior Skills training- ensinando terapeutas; - Dimensões da Análise do Comportamento Aplicada; - Manejo de comportamentos disfuncionais- aplicação de DRO, DRA, NCR ; - Procedimentos de reforçamento diferencial de comportamentos funcionais; - The good behavior game - o jogo que reforça diferencialmente comportamentos sociais adequados.
O programa do CAIS USP, realizada por meio do disciplina aqui proposta, tem como objetivo central aprofundar a formação de alunos da graduação no ensino de pais e alunos a atenderem seus filhos e pacientes, respectivamente,, conduzindo "tentativas discretas "e "ensino incidental com seus filhos e pacientes, por meio da modelagem e modelação, com a aplicação de reforçamento diferencial e estratégias de controle de estímulos (fading in e fading out, equivalência, dentre outros). Tem com meta final que o aluno atue com competência, responsabilidade e ética, de acordo com as características sociais da comunidade e em consonância com o projeto pedagógico do Instituto de Psicologia da USP. Detalhamento por semana: - Verbal behavior Mapp: avaliação de marcos do desenvolvimento com crianças de desenvolvimento neurodiverso; - Ensino avançado de fala para pessoas com autismo. Ensino de ecoicos; - Ensino avançado de imitação motora e comportamentos de aprendiz em sessão: contato visual e postura física de aprendiz; - Ensino avançado de discriminações auditivas e visuais via matching to sample, discriminações simples e condicionais; - Ensino avançado de mandos e criação de operações motivacionais; - Ensino avançado de tatos ( nomeações de objetos , nível I I, III e IV (vários objetos); -Ensino avançado de nomeação de dois ou mais objetos , tato nível II; - Ensino avançado de intraverbais , nível I; - Ensino avançado de intravebrais, nível II; - Ensino avançado de formulação e resposta a perguntas: quem, onde, o quê e como; - Identificação de partes do corpo em imagens tridimensionais; - Rastreamento e duração do olhar; - Manejo de comportamentos "barreira"- não funcionais; aplicação de NCR (non contingent reinforcement). A atividade prática consiste em acompanhar, registrar, atuar nos atendimentos clínicas da criança com TEA, sob a supervisão direta e em tempo real de um profissional formado em Psicologia e aluno de pós graduação do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais da USP (LEOV), sob a Coordenação da docente responsável pela disciplina. Tais atividades práticas são avaliadas três vezes no semestre, de modo estruturado e compõem a nota final.
Antúnes, A. & Safra, G. . (Org) Goyos, C. (2018). Psicologia Clínica: da Graduação à Pós - Graduação (2018).São Paulo: Atheneu Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (2007). Applied Behavior Analysis (2nd ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson. Goyos, C. (2018) ABA: Ensino de fala para pessoas com autismo. São Paulo: Edicon. Coltri e Silva, L. & Matsumoto, M.S. (2018). Ensino por tentativas discretas. In. Duarte, C.P., Coltri e Silva, L. & Velloso, R.L. (Org.), Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtorno do espectro do Autismo (pp. 127-139). São Paulo: Memnom Edições Científicas. Gomes, C.G.S. & Silveira, A.D. (2016). Ensino de habilidades Básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva. Belo Horizonte: Appris Editora. Luiselli, J. K. (Ed.) (2011). Teaching and Behavior Support for Children and Adults with autism spectrum disorder. A Practioner’s guide.