1) Capacitar estudantes de graduação a aplicarem os princípios básicos da Análise do Comportamento em atendimento a crianças com desenvolvimento atípico. 2) Ensinar os pais das crianças a aplicarem estratégias de ensino com seus filhos em casa. 3) Identificar a aplicação da Terapia ABA ao Autismo, por meio do atendimento supervisionado.
Análise do Comportamento Aplicada. Autismo. Ensino por meio de tentativas discretas. Análise Funcional. Programa Educacional Individualizado. Procedimentos baseados em evidências, aplicados à criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista em atendimento supervisionado. Ética em Análise do Comportamento Aplicada.
Dimensões da Análise do Comportamento Aplicada; Tentativa Discreta I (elementos básicos – reforçamento e controle de estímulos);Tentativa Discreta II (correção e registro);Tentativa Discreta III (programas verbais);Tentativa Discreta IV (ensaio comportamental);Análise Funcional I e Funções do Comportamento;Análise Funcional II – Exercícios de análise funcional;Estratégias de Intervenção I (comportamento mantido por atenção ou obtenção de item desejado); Estratégias de Intervenção II (comportamentos mantidos por fuga de demanda e por auto-estimulação);Programa de Ensino Individualizado (PEI); Avaliação Comportamental - Verbal Behavior Mapp; Ensino em Ambiente Natural e Ensino Incidental;Brincadeiras e Ensino Incidental;Atividades de Vida Diária (Análise de Tarefas e Encadeamento);Atendimento supervisionado à criança com TEA e ensino de ABA aos pais.
Iwata, B. A., Dorsey, F. M., Slifer., J. K., Bauman K. E., & Richman, G. S. (1994). Toward a functional analysis of self-injury. Journal of Applied Behavior Analysis, 27, 197-209. Thompson, T. (2011). Early Intervention Dimensions. Em: Individualized Autism Intervention. Baltimore: Brookes. pp 57 – 72. Cooper, T. E. Heron, W. L. Heward, W.L (2007). Applied Behavior Analysis .Columbus: Pearson. Sundberg, M. (2008). Verbal behavior Milestones Assessment and Placement Program. AVB Press; www.avbpress.com. Leaf, R., & McEachin, J. (1999). A Work in Progress: Behavior management strategies and a curriculum for intensive behavioral treatment of autism. N.Y.: DRL Books, L.L.C. Coltri e Silva, L. & Matsumoto, M.S. (2018). Ensino por tentativas discretas. In. Duarte, C.P., Coltri e Silva, L. & Velloso, R.L. (Org.), Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtorno do espectro do Autismo (pp. 127-139). São Paulo: Memnom Edições Científicas. Gomes, C.G.S. & Silveira, A.D. (2016). Ensino de habilidades Básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva. Belo Horizonte: Appris Editora.