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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE3651 - Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo
Behavior Analysis applied to autism

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
1)	Capacitar estudantes de graduação à aplicar os princípios básicos da Análise do Comportamento em atendimento a crianças com desenvolvimento atípico. 
2)	Ensinar os pais das crianças a aplicarem estratégias de ensino com seus filhos em casa.
3)	Identificar a aplicação da Terapia  ABA ao Autismo, por meio do atendimento supervisionado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1489943 - Maria Martha Costa Hübner
 
Programa Resumido
Análise do Comportamento Aplicada. Autismo. Ensino por meio de tentativas discretas. Análise Funcional. Programa Educacional Individualizado. Procedimentos baseados em evidências aplicados à criança autista em atendimento supervisionado. Ética em Análise do Comportamento Aplicada. Atendimento supervisionado.
 
 
 
Programa
1	Dimensões da Análise do Comportamento Aplicada;
2	Tentativa Discreta I (elementos básicos – reforçamento e controle de estímulos);
3	Tentativa Discreta II (correção e registro);
4	Tentativa Discreta III (programas verbais);
5	Tentativa Discreta IV (ensaio comportamental);
6	Análise Funcional I  e Funções do Comportamento;
7	Análise Funcional II – Exercícios de análise funcional;
8	Estratégias de Intervenção I (comportamento mantido por atenção ou obtenção de item desejado);
9	Estratégias de Intervenção II (comportamentos mantidos por fuga de demanda e por auto-estimulação);
10	Programa de Ensino Individualizado (PEI);
11	Avaliação Comportamental - Verbal Behavior Mapp;
12	Ensino em Ambiente Natural e Ensino Incidental;
13	Brincadeiras e Ensino Incidental;
14	Atividades de Vida Diária (Análise de Tarefas e Encadeamento);
15    Atendimento supervisionado `a criança autista e ensino de ABA aos pais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação de casos, relatórios individuais, seminários, participação em sala de aula e em palestras de professores convidados.
Critério
A nota do seminário valerá 30% da media final, a nota do atendimento supervisionado valera 30% da media final e a nota do relatório valerá 40% da media final.
Norma de Recuperação
Desde que as atividades práticas tenham sido cumpridas na sua totalidade, inclusive com a entrega do relatório final e que o aluno tenha obtido conceito médio igual ou superior a 3,0, bem como freqüência igual ou superior a 70,0%, poderá realizar a recuperação que envolverá entrega de um relatório final sobre o caso atendido e resumo das leituras indicadas.
 
Bibliografia
     
Iwata, B. A., Dorsey, F. M., Slifer., J. K., Bauman K. E., & Richman, G. S. (1994). Toward a functional analysis of self-injury. Journal of Applied Behavior Analysis, 27, 197-209.
Thompson, T. (2011). Early Intervention Dimensions. Em: Individualized Autism Intervention. Baltimore: Brookes. pp 57 – 72.
Cooper, T. E. Heron, W. L. Heward, W.L (2007). Applied Behavior Analysis .Columbus: Pearson.
Sundberg, M. (2008). Verbal behavior Milestones Assessment and Placement Program. AVB Press; www.avbpress.com.
Leaf, R., & McEachin, J. (1999). A Work in Progress: Behavior management strategies and  a curriculum for intensive behavioral treatment of autism. N.Y.: DRL Books, L.L.C.
Coltri e Silva, L. & Matsumoto, M.S. (2018). Ensino por tentativas discretas. In. Duarte, C.P.,  
Coltri e Silva, L. & Velloso, R.L. (Org.), Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtorno do espectro do Autismo (pp. 127-139). São Paulo: Memnom Edições Científicas. 
Gomes, C.G.S. & Silveira, A.D. (2016). Ensino de habilidades Básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva. Belo Horizonte: Appris Editora.
 

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