Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE3651 - Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo I
Behavior Analysis Applied to Autism I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
1) Capacitar estudantes de graduação a aplicarem os princípios básicos da Análise do Comportamento em atendimento a crianças com desenvolvimento atípico.
2) Ensinar os pais das crianças a aplicarem estratégias de ensino com seus filhos em casa.
3) Identificar a aplicação da Terapia  ABA ao Autismo, por meio do atendimento supervisionado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1489943 - Maria Martha Costa Hübner
 
Programa Resumido
Análise do Comportamento Aplicada. Autismo. Ensino por meio de tentativas discretas. Análise Funcional. Programa Educacional Individualizado. Procedimentos baseados em evidências, aplicados à criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista  em atendimento supervisionado. Ética em Análise do Comportamento Aplicada.
 
 
 
Programa
Dimensões da Análise do Comportamento Aplicada;
Tentativa Discreta I (elementos básicos – reforçamento e controle de estímulos);Tentativa Discreta II (correção e registro);Tentativa Discreta III (programas verbais);Tentativa Discreta IV (ensaio comportamental);Análise Funcional I e Funções do Comportamento;Análise Funcional II – Exercícios de análise funcional;Estratégias de Intervenção I (comportamento mantido por atenção ou obtenção de item desejado); Estratégias de Intervenção II (comportamentos mantidos por fuga de demanda e por auto-estimulação);Programa de Ensino Individualizado (PEI); Avaliação Comportamental - Verbal Behavior Mapp; Ensino em Ambiente Natural e Ensino Incidental;Brincadeiras e Ensino Incidental;Atividades de Vida Diária (Análise de Tarefas e Encadeamento);Atendimento supervisionado à criança com TEA e ensino de ABA aos pais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação de casos, relatórios individuais, seminários, participação em sala de aula e em palestras de professores convidados.
Critério
A nota do seminário valerá 30% da media final, a nota do atendimento supervisionado valera 30% da media final e a nota do relatório valerá 40% da media final.
Norma de Recuperação
Desde que as atividades práticas tenham sido cumpridas na sua totalidade, inclusive com a entrega do relatório final e que o aluno tenha obtido conceito médio igual ou superior a 3,0, bem como freqüência igual ou superior a 70,0%, poderá realizar a recuperação que envolverá entrega de um relatório final sobre o caso atendido e resumo das leituras indicadas.
 
Bibliografia
     
Iwata, B. A., Dorsey, F. M., Slifer., J. K., Bauman K. E., & Richman, G. S. (1994). Toward a functional analysis of self-injury. Journal of Applied Behavior Analysis, 27, 197-209.
Thompson, T. (2011). Early Intervention Dimensions. Em: Individualized Autism Intervention. Baltimore: Brookes. pp 57 – 72.
Cooper, T. E. Heron, W. L. Heward, W.L (2007). Applied Behavior Analysis .Columbus: Pearson.
Sundberg, M. (2008). Verbal behavior Milestones Assessment and Placement Program. AVB Press; www.avbpress.com.
Leaf, R., & McEachin, J. (1999). A Work in Progress: Behavior management strategies and  a curriculum for intensive behavioral treatment of autism. N.Y.: DRL Books, L.L.C.
Coltri e Silva, L. & Matsumoto, M.S. (2018). Ensino por tentativas discretas. In. Duarte, C.P.,  
Coltri e Silva, L. & Velloso, R.L. (Org.), Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtorno do espectro do Autismo (pp. 127-139). São Paulo: Memnom Edições Científicas. 
Gomes, C.G.S. & Silveira, A.D. (2016). Ensino de habilidades Básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva. Belo Horizonte: Appris Editora.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
indivíduos com diagnóstico de TEA e familiares.
Objetivos da atividade
desenvolvimento de habilidades comportamentais para grupo alvo mencionado.
Descrição da atividade
análise funcional dos comportamentos.
Indicadores de avaliação da atividade
relatório das atividades realizadas envolvendo análise funcional dos comportamentos.

Clique para consultar os requisitos para PSE3651

Clique para consultar o oferecimento para PSE3651

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP