Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE5140 - Neurociências e Comportamento: Aspectos Cognitivos e Emocionais no Processo de Aprendizagem.
Neuroscience and Behavior: Cognitive and Emotional Aspects in the Learning Process

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar fundamentos das neurociências e sua crescente relação com os processos de aprendizagem, desenvolvimento e funções cognitivas de baixa e alta ordem ao contexto escolar. Ao longo do curso, os alunos deverão conhecer e desenvolver a habilidade de analisar criticamente de que forma as neurociências contribuem teoricamente e aplicadamente com os processos cerebrais necessários e envolvidos na educação escolar e nas situações contextuais em que este processo está inserido.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
173293 - Christina Joselevitch
3257875 - Marcelo Fernandes da Costa
3648589 - Mirella Gualtieri
 
Programa Resumido
Ao longo do curso, os alunos deverão conhecer e analisar criticamente de que forma as neurociências podem contribuir com o processo de aprender e as situações contextuais em que este processo está inserido. Após de revisão de conceitos básicos de neurociências, será estudado o envolvimento de mecanismos de atenção e memória no processo de aprendizagem, bem como a influência de stress e outros fatores sobre o mesmo. Por fim, distúrbios de linguagem e condições que interferem no processo escolar serão discutidos. Na Prática como Componente Curricular, realizaremos discussões sobre aspectos relevantes da atividade prática, relacionados ao ensino de neurociências para a educação fundamental e secundária. Experiências sobre as atividades realizadas pelo Clube de Psicologia da Sensação e Percepção, atividade de Extensão realizada com alunos de escolas públicas do ensino fundamental serão amplamente discutidas.
 
 
 
Programa
1. Introdução: por que e como a neurociência chegou à educação 2. Neuromitos: lendas urbanas (conceitos e aplicações sem base em evidências neurocientíficas) 3. Fundamentos de neurociências: neuroanatomia e neurofisiologia 4. Fundamentos de neurociências: neuroembriologia e desenvolvimento 5. Psicofisiologia da Memória e do aprendizado 6. Tipos e Circuitos de Atenção 7. Stress e aprendizado 8. Linguagem: afasias e dislexia (fala, leitura e escrita) 9. Linguagem: subtização, disgrafia e discalculia (aspectos numéricos e matemático) 10. Inclusão escolar: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade 11. Inclusão escolar: Autismo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Relatórios e resumos de aula e apresentação de seminários pelos alunos sobre textos relacionados aos temas abordados pela disciplina.
Critério
A nota pela apresentação dos seminários englobará tanto a compreensão dos conceitos estudados para a preparação do seminário quanto a capacidade de compreensão e transmissão dos mesmos.
Norma de Recuperação
Prova escrita do conteúdo ministrado em toda a disciplina.
 
Bibliografia
     
1. Bear, M.F.; Connors, B.W.; Paradiso, M.A. (2006) Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed. 2. Beaton, A.A. (2005). Dyslexia, Reading and Brain: a sourcebook of psychological and biological research. 1st edition. Psychology Press, New York, USA 3. Lent, R. (2010) Cem bilhões de neurônios. Conceitos fundamentais de neurociência. 2ª edição. São Paulo: editor Atheneu. 4. Pinel, J.P.J. (2005) Biopsicologia. 5ª edição. Porto Alegre: Artmed. 5. Plomin, R.; DeFries, J.C.; McClearn, G.E.; McGuffin, P. (2010) Genética do comportamento. 5a edição. Porto Alegre: Artmed. 6. Purves, D.; Augustine, G.J.; Fitzpatrick, D.; Hall, W.C.; LaMantia, A.-S.; McNamara, J.O.; White, L.E. (2010) Neurociências. 4a edição. Porto Alegre: Artmed.
 

Clique para consultar os requisitos para PSE5140

Clique para consultar o oferecimento para PSE5140

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP