Familiarizar e instrumentalizar o aluno de Licenciatura em Psicologia para detectar e lidar com problemas relativos a motivação e reações afetivas no contexto educativo.
Conceitos básicos de motivação; Cognições "frias" e cognições "quentes"; Interação cognição-emoção, relação entre emoção e memória; Hedonismo e eudemonia; Motivação e Aprendizagem: o conceito de fluxo; Motivação extrínseca e motivação intrínseca, curiosidade e exploração; Ansiedade facilitando ou dificultando a aprendizagem; Expectativas dos estudantes facilitando ou dificultando a aprendizagem; O problema do Bullying no contexto escolar - violência moral, intimidação ou bullying, emoções associadas, ajustamento psicossocial e desempenho acadêmico; Fobia escolar; Exaustão docente: a Síndrome de Burnout em professores; Humor: moderador de estresse; Otimismo e resiliência; Felicidade e potenciais humanos.
OTTA, E. Motivação In: Psicologia no Ensino de Segundo Grau: uma proposta emancipadora. Organizado pelo Conselho Regional de Psicologia - 6a. Região e Sindicato de Psicólogos no Estado de São Paulo. 1a. edição. São Paulo: Edicon, 1986, v. 1, p. 101-109.OTTA, E., BUSSAB, V. S. R. (1998) Vai encarar? Lidando com a agressividade. São Paulo: Moderna.GILBERT, I. (2002). Essential Motivation in the Classroom. Londom: Routledge Falmer; MELE, A. R. (2003). Motivation and Agency. New York: Oxford University Press; CAMERON, J. & PIERCE, W. D. (2002). Rewards and Intrinsic Motivation. Westport, CT. Bergin & Garvey; LOPEZ, S. J. & SNYDER, C. R. (2002). Handbook of Positive Psychology. New York: Oxford University Press (Jeanne Nakamura & Mihaly Csikszentmihaly Cap. 7 - The Concept of Flow);