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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Psicologia
 
Psicologia Experimental
 
Disciplina: PSE5142 - Motivação em Sala de Aula
Motivation in the Classroom

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Familiarizar e instrumentalizar o aluno de Licenciatura em Psicologia para detectar e lidar com problemas relativos a motivação e reações afetivas no contexto educativo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
24017 - Cesar Ades
77048 - Emma Otta
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Conceitos básicos de motivação; Cognições "frias" e cognições "quentes"; Interação cognição-emoção, relação entre emoção e memória; Hedonismo e eudemonia; Motivação e Aprendizagem: o conceito de fluxo; Motivação extrínseca e motivação intrínseca, curiosidade e exploração; Ansiedade facilitando ou dificultando a aprendizagem; Expectativas dos estudantes facilitando ou dificultando a aprendizagem; O problema do Bullying no contexto escolar - violência moral, intimidação ou bullying, emoções associadas, ajustamento psicossocial e desempenho acadêmico; Fobia escolar; Exaustão docente: a Síndrome de Burnout em professores; Humor: moderador de estresse; Otimismo e resiliência; Felicidade e potenciais humanos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, práticas de análise motivacional em sala de aula, leituras selecionadas e trabalho final da prática. Permeará o curso a reflexão sobre processos educativos e prática docente, compondo 30 horas de Prática como Componente Curricular.
Critério
02 (duas) provas escritas: 1° (40%) e 2° (60%) cumulativas. Avaliação da participação do aluno em trabalho prático supervisionado, pela média da nota do trabalho final e da participação. Média do semestre = Média das provas [(1° prova X 0,4) + (2° prova X 0,6)] + média da parte prática (participação + relatório final).
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação os alunos que tenham obtido média semestral maior ou igual a 03 (três) e frequência maior ou igual a 70%. A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5) que será somada à média semestral do trabalho prático (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) como média final de recuperação, ou seja, média de recuparação = (média semestre + nota de recuperação) X 0,5. A prova de recuperação será oferecida em data definida pelos professores.
 
Bibliografia
     
OTTA, E. Motivação In: Psicologia no Ensino de Segundo Grau: uma proposta emancipadora. Organizado pelo Conselho Regional de Psicologia - 6a. Região e Sindicato de Psicólogos no Estado de São Paulo. 1a. edição. São Paulo: Edicon, 1986, v. 1, p. 101-109.
OTTA, E., BUSSAB, V. S. R. (1998) Vai encarar? Lidando com a agressividade. São Paulo: Moderna.
GILBERT, I. (2002). Essential Motivation in the Classroom. Londom: Routledge Falmer;
MELE, A. R. (2003). Motivation and Agency. New York: Oxford University Press;
CAMERON, J. & PIERCE, W. D. (2002). Rewards and Intrinsic Motivation. Westport, CT. Bergin & Garvey;
LOPEZ, S. J. & SNYDER, C. R. (2002). Handbook of Positive Psychology. New York: Oxford University Press (Jeanne Nakamura & Mihaly Csikszentmihaly Cap. 7 - The Concept of Flow);
 

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