Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Eng de Sistemas Eletrônicos
 
Disciplina: PSI3460 - Laboratório de Circuitos Eletrônicos
Electronic Circuits Laboratory

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Desenvolver o pensamento crítico do aluno para a resolução de problemas relacionados com projetos elétricos e/ou eletrônicos básicos.
 
To develop the student’s critical thinking in order to solve problems with electrical and / or basic electronics design.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5053200 - Gustavo Pamplona Rehder
1250227 - Marco Isaías Alayo Chávez
 
Programa Resumido
Realização de experiências práticas em laboratório didático para o desenvolvimento de circuitos como Rádios FM, amplificadores de áudio, circuitos de controle remoto (óptico e RF), sensores e condicionamento de sinal, instrumentação virtual utilizando Labview, dimmers de luz incandescente e/ou LED, entre outras.
 
Realization of practical experiences in didactic laboratory for the development of circuits such as FM radios, audio amplifiers, remote control circuits (optical and RF), sensors and signal conditioning, virtual instrumentation using LabVIEW, dimmers incandescent light and / or LED, among others.
 
 
Programa
A disciplina é baseada na realização de experiências práticas em laboratório didático para o desenvolvimento de circuitos e pequenos sistemas, utilizando ou não microcontroladores.  Estas experiências envolverão: 

- projeto dos circuitos usando cálculos analíticos;
- simulação com o software Multisim;
- implementação dos circuitos em protoboard, kits de desenvolvimentos (i.e.,  placa Freedom da Freescale), ou confecção de circuitos impressos e;
- teste, realizando a demonstração do funcionamento dos circuitos utilizando equipamentos de bancada (fontes, multímetros, osciloscópios etc.) e/ou computadores.  

Exemplo de experiências que poderão ser desenvolvidas são: Rádio FM, amplificador de áudio, circuitos de controle remoto (óptico e RF), sensores e condicionamento de sinal, instrumentação virtual utilizando Labview, dimmer de luz incandescente e/ou LED, entre outras. 

 
The course is based on practical experiences in didactic laboratory for the development of small circuits and systems using or not microcontrollers. These experiments will involve: - Circuit design using analytical calculations; - Simulation with Multisim software; - Implementation of circuits on breadboard, development kits such as Freescale Freedom card or fabrication of printed circuit boards; - Demonstration of the circuits operation using bench equipment (such as, supplies, multimeters, oscilloscopes etc.) and / or computers. Example of experiences that could be developed include: FM radio, audio amplifier, remote control circuits (optical and RF), sensors and signal conditioning, virtual instrumentation using LabVIEW, incandescent light dimmer and / or LED, among others.
 
 
Avaliação
     
Método
Experimentos desenvolvidos em laboratório didático serão avaliados através de relatórios pormenorizados em grupo. Serão também realizados testinhos individuais no final de cada aula teórica,além de provas teóricas e/ou práticas individuais. Os resultados do projeto eletrônico completo serão também considerados.
Critério
Média ponderada de notas de provas teóricas e/ou práticas, projetos, relatórios e testes.
Norma de Recuperação
Prova e/ou apresentação ou reapresentação de projeto em eletrônica.
 
Bibliografia
     
[01] A. S. Sedra e K. C. Smith, Microeletrônica - 5ª Ed. - Volume Único (Cód: 1970232), Prentice Hall, 2007. 
[02] Johnson, G.W. LabView Graphical Programming, 1994 (0 07 032692 4).
[03] Apostila de Eletrônica Experimental II, varios autores, editada pelo Martino, J. A. e Alayo, M. I., PSI/EPUSP, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para PSI3460

Clique para consultar o oferecimento para PSI3460

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP