1. Discriminar as principais abordagens psicológicas do fenômeno artístico diversamente dimensionado por cada uma delas. 2. Refletir criticamente sobre algumas questões emergentes da relação entre a Psicologia, Estética e História da Arte e sobre a possibilidade de uma prática que articule Arte e Psicologia.
1. Teoria psicológica e problemática estética: a natureza afetiva das formas; os fundamentos psíquicos da criação; a dinâmica da recepção estética; as imagens do inconsciente. 2. Dimensões da experiência estética: a relação percepção-imaginação; sonho, fantasia e arte; a crítica do visível e a noção de "irreal", a relação obra-sociedade. 3. O campo da Psicologia da Arte: Psicologia das obras ou dos artistas? 4. As leituras fenomenológica e psicanalítica da obra de arte. 5. A Psicologia Social da Arte entre a História da Arte e a Estética.
ARGAN,G.C. - Arte Moderna. São Paulo, Cia das Letras, 1993.ARNHEIM, R. - Towards a Psychology of Art. London, Faber & Faber, 1967.CHIPP, H.B. - Teorias da Arte Moderna. São Paulo, Livr. Martins Fontes,1988.DE MICHELLI, M. - As Vanguadas Artísticas. São Paulo, Livra-ria Martins Fontes, 1992.F.ULLER, P. - Arte e Psicanálise. Lisboa, Dom Quixote, 1983.HAUSER, A. - Teorias da Arte. Lisboa, Ed.Presença Ltda, s/d.MERLEAU-PONTY, M. - Textos Estéticos. Col."Os Pensadores". São Paulo, Ed. Abril, 1975.PAREYSON, L. - Problemas da Estética. São Paulo, L. Martins Fontes, 1984.SEGAL, H. - Sonho,Fantasia e Arte. Rio de Janeiro, Imago, 1994.SILVEIRA, N. - Imagens do Inconsciente. Rio de Janeiro, Ed. Alhombra, 1981.