Levar o aluno 1) a uma aprendizagem de conceitos básicos da Psicologia Social, 2) ao relacionamento destes conceitos com estudos de caso especiais e com sua vivência diária, 3) a uma experiência preliminar de entrevista com roteiro e discussão metodológica deste procedimento.
Atividades didáticas: Parte teórica: aulas expositivas. Parte prática: orientação de pesquisa e coordenação de seminários.Atividades discentes: leituras orientadas, estudo para seminários, desenvolvimento de uma pesquisa.
Parte teórica:- O campo da Psicologia Social- Psicologia Social e Ciências Humanas- O caráter nacional e a personalidade básica- O processo da socialização- O desempenho de papéis sociais- Conformismo e influência social- A formação da opinião e o estereótipo- Interação social e a condição humana- Memória e socialização- Enraizamento e desenraizamentoParte prática: seminários; entrevistas com roteiro.
Bibliografia básica:ASCH, S. Psicologia Social. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.BOSI, E. O tempo vivo da memória - ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.KRECH, D., Crutchfield, R. S. e Ballachey, E. L. O indivíduo na sociedade. São Paulo: Livraria Pioneira, 1969.LEITE, D. M. O caráter nacional brasileiro. São Paulo: Livraria Pioneira.Bibliografia complementar:ARENDT, H. A condição Humana. Rio: Forense Universitária, 1993.ARNHEIM, R. Arte e percepção visual - uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1986.BOSI, A. "Cultura brasileira e culturas brasileiras". In: Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.BOSI, E. Memória e Sociedade - lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.CLASTRES, P. "A sociedade contra o Estado". In: A sociedade contra o Estado. Rio: Francisco Alves, 1978.KÖHLER, W. Psicologia da Gestalt. Belo Horizonte: Itatiaia, 1968.LAPLANCHE, J. Freud e a sexualidade. Rio: Jorge Zahar, 1997.LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976._________________. Tristes trópicos. São Paulo: Anhembi, 1957.LÉVINAS, E. Humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes, 1993.MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.____________________. La estructura del comportamiento. Buenos Aires: Hachette, 1957.____________________. "El cine y la nueva psicologia". In: Sentido y sinsentido. Barcelona: Península, 1977.VERNANT, J.-P. Trabalho e escravidão na Grécia antiga (c/ Pierre Vidal-Naquet). Campinas: Papirus, 1989.WEIL, S. A condição operária e outros estudos sobre a opressão. São Paulo: Paz e Terra, 1996.