Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST1462 - Linguagem e Pensamento
Language and Thought

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Apresentar de modo coerente ao aluno de Psicologia teorias sobre duas modalidades de funcionamento da linguagem:
1. Funcionamento cognitivo.
2. Funcionamento alienante.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1264786 - Nelson da Silva Junior
2553971 - Wellington Zangari
 
Programa Resumido
1.	Linguagem natural e Ciência enquanto linguagem formalizada. (Granger)
2.	Sintaxe Semântica e Pragmática como categorias da Linguagem. (Granger)
3.	Língua como estrutura. Arbitrariedade e Valor do Signo. Significante e Significado. (Saussure, Lacan )
4.	A palavra como estruturadora do pensamento e como microcosmo da consciência (Vygotsky)
5.	A formação do símbolo na Epistemologia Genética (Piaget) 
6.	Inatismo da linguagem na Gramática Gerativa  (Chomsky)
7.	Estruturas significantes na palavra, metáfora (sintoma) e metonímia (desejo) ( Jakobson e Lacan)
8.	O Símbolo da Negação segundo a Filosofia e  Psicanálise (Freud, Lacan)
9.	Performatividade: a palavra como ato de linguagem. (Austin, Butler, Cassin) 
10.	Hermenêuticas da suspeita e críticas da ideologia. (Marx, Freud, Latour)
 
 
 
Programa
Cada um dos conteúdos acima será objeto de uma ou mais aulas, que se organização a partir da leitura e comentários sobre um texto da bibliografia, cujos autores constam nos próprios ítens. O curso parte da apresentação do funcionamento da linguagem na ciência e sua relação com a linguagem natural, discute e seguida diferentes teorizações sobre a linguagem formadas a partir do seu uso natural e de suas formas psicopatológicas, e finaliza com textos que realizam uma análise crítica do uso alienante da linguagem racional e ou do discurso científico em função de diferentes situações e interesses dos sujeitos envolvidos. Desse modo, ainda que cada um dos itens seja trabalhado com independência dos outros, a organização do curso como um todo implica um aprofundamento na compreensão das possíveis variantes das três categorias fundamentais da linguagem, a saber, a sintaxe, a semântica e a pragmática.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O(a) aluno(a) deverá apresentar um trabalho final no qual escolha um tema ou questão de sua preferência e mostre como os conceitos e teorias trabalhados na disciplina podem contribuir para ampliar sua compreensão.
Critério
O trabalho deve revelar um processo de aprendizagem dos temas trabalhados e sua utilização orgânica para iluminar a questão proposta pelo(a) aluno(a).
Norma de Recuperação
Prova escrita sobre os conteúdos da disciplina.
 
Bibliografia
     
Parte teórica:
Berger, P.L. & Luckmann, T. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 1983.
Berquó, E. "Arranjos familiares no Brasil: uma visão demográfica". In: História da Vida Privada no
Brasil. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Castells, M. "O poder da identidade". In: A era da Informação. Rio: Paz e Terra, 1999, v.II.
Clastres, P. "O Arco e o Cesto". In: A Sociedade Contra o Estado. São Paulo: Francisco Alves,
1982.
Costa, J.F. Por uma questão de vergonha: psicanálise e moral. São Paulo: EDUC, 1989.
Costa, J. F. "Da cor ao corpo: a violência do racismo (prefácio)". In: Santos, N. S. Tornar-se
negro ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro. Rio: Graal, 1983.
Ferreira, A. "Mitos Familiares". In: Bateson, G. (org.) Interaccion Familiar. Buenos Aires: Tiempo
Contemporaneo, 1974.
Goffman, E. Estigma- notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro:
Zahar, 1975.
Lèvi-Strauss, C. "A Família". In: O olhar distanciado. Lisboa: Edições 70, 1986.
Mello, S. L. Trabalho e sobrevivência. São Paulo: Ática, 1988.
_________. Família, uma Incógnita Familiar". In: Agostinho, M. L. e Sanchez, T. M. (orgs.)
Família: Conflitos, Reflexões e Intervenções. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
Montes, M. L. "Raça e identidade: entre o espelho e a ideologia". In: Schwarcz, L. & Queirós, R.
S. (orgs.) Raça e diversidade. São Paulo: Edusp, 1996.
Paiva, V. "O masculino, o feminino e a identidade". In: Evas, Marias e Liliths- as voltas do
feminino. São Paulo: Brasiliense, 1992.
Pellegrino, H. "Pacto Edípico e Pacto Social". In: Folha de São Paulo: Folhetim, 11 de setembro de
1983.

Parte prática:
Gonçalves Filho, J. M. "Instruções para o trabalho de campo". Texto ainda não publicado,
disponível para uso didático no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IPUSP).
Heller, A. O cotidiano e a história. Rio: Paz e Terra,1985.
Lèvi-Strauss, C. "Pensamento primitivo e mente civilizada". In: Mito e significado. Lisboa: Edições
70, 1978.

Dois textos serão também examinados e de edições disponíveis:
Sófocles - Édipo Rei.
"Gênesis (capítulos 1 e 2)". In: Bíblia Sagrada.
FILMES: "Cidade de Deus" (Fernando Meirelles) e "O Closet" (Francis Veber)

Bibliografia complementar:
Arendt, H. A condição Humana. São Paulo: Forense Universitária, 1993.
Parker , R. e Aggleton, P. Estigma, Discriminação e AIDS. Rio: ABIA, 2001.
Reis, L. B.  Linguagem e política no pensamento de Chomsky. Coleção PROPG Digital (UNESP), 2013.
Vygotsky, L. S.  Pensamento e linguagem (Vol. 4). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para PST1462

Clique para consultar o oferecimento para PST1462

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP