Apresentar de modo coerente ao aluno de Psicologia teorias sobre duas modalidades de funcionamento da linguagem: 1. Funcionamento cognitivo. 2. Funcionamento alienante.
1. Linguagem natural e Ciência enquanto linguagem formalizada. (Granger) 2. Sintaxe Semântica e Pragmática como categorias da Linguagem. (Granger) 3. Língua como estrutura. Arbitrariedade e Valor do Signo. Significante e Significado. (Saussure, Lacan ) 4. A palavra como estruturadora do pensamento e como microcosmo da consciência (Vygotsky) 5. A formação do símbolo na Epistemologia Genética (Piaget) 6. Inatismo da linguagem na Gramática Gerativa (Chomsky) 7. Estruturas significantes na palavra, metáfora (sintoma) e metonímia (desejo) ( Jakobson e Lacan) 8. O Símbolo da Negação segundo a Filosofia e Psicanálise (Freud, Lacan) 9. Performatividade: a palavra como ato de linguagem. (Austin, Butler, Cassin) 10. Hermenêuticas da suspeita e críticas da ideologia. (Marx, Freud, Latour)
Cada um dos conteúdos acima será objeto de uma ou mais aulas, que se organização a partir da leitura e comentários sobre um texto da bibliografia, cujos autores constam nos próprios ítens. O curso parte da apresentação do funcionamento da linguagem na ciência e sua relação com a linguagem natural, discute e seguida diferentes teorizações sobre a linguagem formadas a partir do seu uso natural e de suas formas psicopatológicas, e finaliza com textos que realizam uma análise crítica do uso alienante da linguagem racional e ou do discurso científico em função de diferentes situações e interesses dos sujeitos envolvidos. Desse modo, ainda que cada um dos itens seja trabalhado com independência dos outros, a organização do curso como um todo implica um aprofundamento na compreensão das possíveis variantes das três categorias fundamentais da linguagem, a saber, a sintaxe, a semântica e a pragmática.
Parte teórica: Berger, P.L. & Luckmann, T. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 1983. Berquó, E. "Arranjos familiares no Brasil: uma visão demográfica". In: História da Vida Privada no Brasil. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Castells, M. "O poder da identidade". In: A era da Informação. Rio: Paz e Terra, 1999, v.II. Clastres, P. "O Arco e o Cesto". In: A Sociedade Contra o Estado. São Paulo: Francisco Alves, 1982. Costa, J.F. Por uma questão de vergonha: psicanálise e moral. São Paulo: EDUC, 1989. Costa, J. F. "Da cor ao corpo: a violência do racismo (prefácio)". In: Santos, N. S. Tornar-se negro ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro. Rio: Graal, 1983. Ferreira, A. "Mitos Familiares". In: Bateson, G. (org.) Interaccion Familiar. Buenos Aires: Tiempo Contemporaneo, 1974. Goffman, E. Estigma- notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. Lèvi-Strauss, C. "A Família". In: O olhar distanciado. Lisboa: Edições 70, 1986. Mello, S. L. Trabalho e sobrevivência. São Paulo: Ática, 1988. _________. Família, uma Incógnita Familiar". In: Agostinho, M. L. e Sanchez, T. M. (orgs.) Família: Conflitos, Reflexões e Intervenções. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. Montes, M. L. "Raça e identidade: entre o espelho e a ideologia". In: Schwarcz, L. & Queirós, R. S. (orgs.) Raça e diversidade. São Paulo: Edusp, 1996. Paiva, V. "O masculino, o feminino e a identidade". In: Evas, Marias e Liliths- as voltas do feminino. São Paulo: Brasiliense, 1992. Pellegrino, H. "Pacto Edípico e Pacto Social". In: Folha de São Paulo: Folhetim, 11 de setembro de 1983. Parte prática: Gonçalves Filho, J. M. "Instruções para o trabalho de campo". Texto ainda não publicado, disponível para uso didático no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IPUSP). Heller, A. O cotidiano e a história. Rio: Paz e Terra,1985. Lèvi-Strauss, C. "Pensamento primitivo e mente civilizada". In: Mito e significado. Lisboa: Edições 70, 1978. Dois textos serão também examinados e de edições disponíveis: Sófocles - Édipo Rei. "Gênesis (capítulos 1 e 2)". In: Bíblia Sagrada. FILMES: "Cidade de Deus" (Fernando Meirelles) e "O Closet" (Francis Veber) Bibliografia complementar: Arendt, H. A condição Humana. São Paulo: Forense Universitária, 1993. Parker , R. e Aggleton, P. Estigma, Discriminação e AIDS. Rio: ABIA, 2001. Reis, L. B. Linguagem e política no pensamento de Chomsky. Coleção PROPG Digital (UNESP), 2013. Vygotsky, L. S. Pensamento e linguagem (Vol. 4). São Paulo: Martins Fontes, 2008.