Introduzir os alunos na análise e na reflexão do problema do conhecimento em Psicologia Social, a partir interação do pensamento entre a vida cotidiana e o campo social. Examinar a relação entre ideia e imagem nos processos cognitivos, articulando o debate entre ideologia e iconologia.
Introduzir os alunos na interpretação e na reflexão do problema do conhecimento em Psicologia Social e sua relação com o mundo vivido. Compreender os processos perceptivos nas interações da vida cotidiana entre os campos sociais e ambientais. Examinar as relações entre o percebido, ideias e imagens, através do ambiente e do território. Nesse âmbito, articular o debate entre história, ideologia e iconologia.
O sujeito do conhecimento: estrutura simbólica e a questão da pessoa. Vida cotidiana, processos cognitivos e perceptivos. Fenomenologia, percepção e imaginação: a lógica do sensível. A historicidade: visões de mundo, representações, mentalidades, imaginário. Mundo da imagem, corpo e história. O pensamento crítico, ideologia e iconologia. Ambiente na Psicologia: aspectos cognitivos, sociais e políticos. Ambiente, percepção e conhecimento. Apropriação do espaço. Espaço e lugar. Apego ao lugar. Enraizamento. Direito à cidade
ANDRIOLO, Arley. A política das imagens do inconsciente: psicologia social e iconologia crítica. Revista Eletrônica Memorandum: memória e história em psicologia. FAFICH/UFMG, 26, Belo Horizonte, abril 2014, pp. 90-109. ANDRIOLO, Arley. A pintura é um traço de nossa relação histórica com o mundo. Revista Poiésis, Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. Niterói: PPGCA/PROPP, n. 17, Jul. 2011 (a), pp. 77-90. AUMONT, J. A imagem. 2 ed. Campinas: Papirus, 1995. BAITELLO JÚNIOR, N. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker, 2005. BROSSARD, Alain. La psychologie du regard: de la perception visuelle aux regards. Neuchâtel/Paris: Delachaux et Niestle, 1992. CAVALCANTE, S., & ELIAS, T. F. (2011). Apropriação. In S. Cavalcante & G. A. Elali (Orgs.), Temas básicos em Psicologia Ambiental (p. 63–69). Vozes. CAVALCANTE, S., & NÓBREGA, L. M. A. (2011). Espaço e lugar. In S. Cavalcante & G. A. Elali (Orgs.), Temas básicos em Psicologia Ambiental (p. 182–190). Vozes. CHAUÍ, M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2001. FABRIS, A. & KERN, M. (orgs.). Imagem e Conhecimento. São Paulo: Edusp, 2006. FRAYZE-PEREIRA, J. A tentação do ambíguo. São Paulo: Ática, 1984. FRAYZE-PEREIRA, J. Olho D’Água: arte e loucura em exposição. São Paulo: Escuta, 1995. GADAMER, H. Hermenêutica em retrospectiva. Petrópolis: vozes, 2007. GIBSON, James Jerome. The Perception of the Visual World. Boston: Houghton Mifflin, 1950. HARVEY, D. O direito à cidade. In: Cidades rebeldes. Do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes - selo Martins, 2014. p. 26–66. LOWE, D. Historia de la percepción burguesa. México: Fondo de Cultura Económica, 1986. MASSOLA, G. M., & SVARTMAN, B. P. (2018). Enraizamento. In S. Cavalcanti & G. Elali (Orgs.), Psicologia Ambiental: Conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente [e-book]. Vozes. MERLEAU-PONTY, Maurice. O metafísico no homem. In: Textos selecionados. Seleção, tradução e notas Marilena Chauí. São Paulo: Nova Cultural, 1989, pp. 127-140. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994. MITCHELL, W. J. T. Iconology: image, text and ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1986. SILVEIRA, N. O mundo das imagens. São Paulo: Ática, 1994. ROSA, J. G. (2001). Campo Geral. In Manuelzão e Miguilim (Corpo de baile) [ebook]. Nova Fronteira. SCHUTZ, A. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis: Vozes, 2012.