Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST1665 - Processos Grupais
Group Process

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Permitir ao aluno o acesso ao conhecimento que lhe possibilita a compreensão dos processos grupais reconhecidos nos grupos e instituições. Oferecer as condições iniciais para que o instrumental teórico e técnico resulte na construção de uma leitura de processos que possibilite o desenvolvimento de modalidades de ação/práxis em grupo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
793600 - Ianni Regia Scarcelli
2087105 - Maria Inês Assumpção Fernandes
 
Programa Resumido
Conceito de Grupo como processo social básico. Delimitação do campo de estudo e identificação das diversas áreas de conhecimento e âmbitos de atuação que estão na base da construção do conhecimento sobre processos grupais. Apresentação das bases epistemológicas que sustentam modelos teóricos e técnicos. Constituição do sujeito psíquico como sujeito do grupo. Teoria da técnica. Âmbitos envolvidos na atuação em psicologia a partir do dispositivo grupal.
 
 
 
Programa
Parte teórica:
1. Introdução ao conceito de Grupo como processo social básico. Delimitação do campo de estudo e identificação das diversas áreas de conhecimento e âmbitos de atuação que estão na base da construção do conhecimento a respeito dos processos grupais.
2. Apresentação das bases epistemológicas que dão sustentação a diversos modelos teóricos e técnicos (psicanalítico e operativo entre outros).
3. Desenvolvimento do estudo sobre a constituição do sujeito psíquico como sujeito do grupo, a partir de um recorte teórico psicossocial e psicanalítico.
4. Introdução à teoria da técnica: formas de atuação decorrentes das teorias estudadas.
5. Identificação dos diversos âmbitos envolvidos na atuação em Psicologia e, mais especificamente, na atuação com o dispositivo grupal: jurídico-político, sócio cultural, teórico-conceitual, técnico-assistencial.

Parte prática:
Apresentação de situações clínico-institucionais; visitas a instituições que operam em equipe e com dispositivo de grupo.

Plano de Estágio
1- Objetivos:
Pretende-se que o aluno tenha a possibilidade de observar, através de visitas a instituições/organizações, a relação existente entre a construção de um dispositivo de atuação em psicologia e sua implementação nas práticas cotidianas.

2- Atividades a serem realizadas pelo aluno :
1 - Caracterização da Instituição/Organização ou de grupos.
Através de observações e eventuais entrevistas com as pessoas que trabalham nas Instituições/Organizações (seja no campo da saúde, da educação, do trabalho - cooperativas e outros) verificar como se implementam as práticas e qual a relação que mantém com os modelos teóricos e as políticas públicas.
1.1. Levantamento de questões que possibilitem a compreensão da complexa relação entre a formulação de modelos derivados de políticas públicas, o referencial teórico e a atuação.

2- Elaboração de uma leitura a partir dos referenciais teóricos apresentados no curso.
2.1. Diário de Campo, Relatório e discussão sobre a sua construção.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1.Participação em aulas expositivas e discussão de textos. 2. Participação na discussão de situações clinico-institucionais relatadas em protocolos (sessões de grupos de formação, terapêuticos, familiares, etc.) 3. Análises de situações grupais/institucionais desenvolvida pelos pequenos grupos 4. Elaboração de diários de campo e relatório.
Critério
1) Participação nas atividades didáticas: frequência/assiduidade 2) Realização de todas as etapas do estágio 3) Elaboração de trabalho final
Norma de Recuperação
Apresentação de resenha de textos e de trabalho teórico-prático, considerando a bibliografia definida no programa, conteúdo das aulas ministradas e resultado do estágio realizado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
BLEGER, J. Temas de Psicologia. Entrevista e Grupos. São Paulo: Martins Fontes,1980.
KAËS, R. O Grupo e o Sujeito do Grupo. São Paulo: Casa do psicólogo,1993.
PICHON-RIVIÈRE, E. O Processo Grupal. São Paulo: Martins Fontes,1986.
FERNANDES, M.I.A. A subjetividade à luz de uma teoria de grupos. Psicologia USP v.5 n.1-2 São Paulo, p. 285-296, 1994.
FERNANDES, M.I.A; SCARCELLI, I.R A queda do Hifen:  História, Política e Clínica. In:  SILVA JR, N.; ZANGARI,  W. Psicologia Social e a Questão do Hífen. São Paulo: Blucher, 2017.
FERNANDES, M.I.A. Negatividade e Vínculo: a mestiçagem como ideologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
SCARCELLI, I.R. Psicologia Social e Políticas Públicas. São Paulo: Zagodoni, 2017 (cap 2 e 3). 

Bibliografia complementar:
BLEGER, J. "Psicanálise do Enquadramento Psicanalítico". In: Simbiose e Ambiguidade. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985.
FERNANDES, M.I.A.; SCARCELLI, I.R; COSTA, E.S. Fim de Século: ainda manicômios? São Paulo: IPUSP,1999.
LEWIN, K. Problemas de Dinâmica de Grupo. São Paulo: Cultrix,1978.
MORENO, J. L. Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Paris: PUF, 1965.
ROGERS, C. Tornar-se Pessoa. Lisboa, Portugal. Moraes Editores,1961.
FREUD, S. Psicanálise das Massas e Análise do Eu. Rio De Janeiro: Imago, 1980.
 

Clique para consultar os requisitos para PST1665

Clique para consultar o oferecimento para PST1665

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP