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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST1767 - Orientação Profissional I
Career Guidance and Counseling I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno no campo e nas práticas de Orientação Profissional em suas dimensões sócio-políticas, sócio-técnicas, psicossociais, educacionais e clínicas, focalizando a centralidade do trabalho na ontologia do ser social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1503333 - Marcelo Afonso Ribeiro
 
Programa Resumido
Quadro de referência em Orientação Profissional e de Carreira. Panorama das abordagens teóricas e modelos de prática em Orientação Profissional e de Carreira. Modalidades de Intervenção em Orientação Profissional e de Carreira.
 
 
 
Programa
Parte teórica I. Quadro de referência em Orientação Profissional e de Carreira a) Histórico, contexto e finalidades b) Quadro epistemológico atual c) Principais bases conceituais: - Concepção de ser humano (vocação, identidade, subjetividade) - Conhecimento do mundo do trabalho - Teoria de escolha, narrativa, projeto, futuro e carreira II. Panorama das abordagens teóricas e modelos de prática em Orientação Profissional e de Carreira a) Modelos tradicionais - Enfoque Traço-Fator - Enfoque Tipológico - Enfoque Desenvolvimentista - Enfoque Decisional - Enfoque Psicodinâmico b) A estratégia clínica (Rodolfo Bohoslavsky) - Quadro de referência, diagnóstico, entrevista c) Movimentos contemporâneos: Movimento Narrativo - Enfoque Sociocognitivo - Enfoque Contextualista da Ação - Enfoque do Life Design d) Movimentos contemporâneos: Movimento da justiça social - Enfoque da Psicologia do Trabalhar - Enfoques latino-americanos: Abordagem sócio-histórica e Saúde mental comunitária - Justiça social e orientação profissional - Green Guidance III. Modalidades de intervenção em Orientação Profissional e de Carreira a) Formas de atendimento - Atendimento individual (presencial, on-line e mix) - Atendimento em grupo - Oficinas - Atendimento institucional - Modelos on-line b) Públicos atendidos - Jovens, universitários/as, adultos/as e populações diversas Parte prática ESTÁGIO a) Realização de oficina de Orientação Profissional e de Carreira b) Entrevista com orientador profissional e de carreira
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: Parte teórica: aulas expositivas; coordenação de trabalhos escritos. Parte prática: coordenação de seminários e trabalhos em grupo; orientação e supervisão de estágio.
Critério
Leituras e trabalhos escritos, discussões em sala, seminários, trabalhos em grupo, estágio supervisionado (incluindo-se a apresentação de relatórios parciais).

Avaliação: Rendimento nas diversas atividades discentes citadas.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos teórico-práticos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica Bohoslavsky, R. (1977). Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes. Lima, G. A. M., Uvaldo, M. C. C., & Garcia, M. L. D. (Orgs.). (2018). Orientação profissional & psicanálise: o olhar clínico. São Paulo: Vetor. Rascován, S. E. (2017). Orientación vocacional con sujetos vulnerabilizados: experiencias sociocomunitarias en los bordes. Buenos Aires: Noveduc. Ribeiro, M. A. & Melo-Silva, L. L. (Orgs.). (2011). Compêndio de orientação profissional e de carreira: perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos (Vol. 1). São Paulo: Vetor. Ribeiro, M. A. & Melo-Silva, L. L. (Orgs.). (2011). Compêndio de orientação profissional e de carreira: enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção (Vol. 2). São Paulo: Vetor. Bibliografia Complementar Bock, S. D. (2002). Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. São Paulo: Cortez. Fonçatti, G., et al. (2016). Oficina de Orientação Profissional: construindo estratégias de intervenção para feira de profissões. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 103-113. Guichard, J. (2012). Quais os desafios para o aconselhamento em orientação no início do século 21? Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13(2), 139-152. Pires, F. M., Ribeiro, M. A. & Andrade, A. L. (2020). Teoria da Psicologia do Trabalhar: uma perspectiva inclusiva para orientação de carreira. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 21(2), 1-11. Ribeiro, M. A. (2014). Carreiras: um novo olhar socioconstrucionista para um mundo flexibilizado. Curitiba: Juruá. Ribeiro, M. A. (2021). Orientação Profissional e de Carreira (OPC) em tempos de pandemia: Lições para pensar o futuro. São Paulo: Vetor Ribeiro, M. A., Figueiredo, P. M., & Almeida, M. C. C. G. (2021). Desafios contemporâneos da orientação profissional e de carreira (OPC): a interseccionalidade como estratégia compreensiva. Psicologia Argumento, 39(103), 98-122.
 

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