Contribuir para o aprendizado dos alunos como profissionais que trabalharão sustentados nos princípios e diretrizes do Ssistema Único de Saúde; contribuir para sua reflexão crítica sobre o trabalho em saúde ea experiência de alteridade com os usuários, pensando na autonomia das pessoas como portadoras de direitos individuais e sociais. O foco do curso serão ações e tecnologias para a prevenção das DST/AIDS e para a promoção da saúde sexual e reprodutiva. Proporcionar aos alunos experiências supervisionadas de trabalho multidisciplinar em abordagens no plano do cuidado daúde, da educação em saúde, do apoio social e para a emancipação psicossocial no campo da sexualidade.
Parte Teórica:1 - Os princípios do SUS pensados para o campo da sexualidade, prevenção das DST/Aids e promoção da saúde sexual e reprodutiva.2 - Exemplos de experiências brasileiras com grupos específicos e mais vulneráveis à infecções pela via sexual, ao abuso e a violência ou ao adoecimento (por exemplo, diversos grupos de jovens, pessoas em conflito com a lei, mulheres e homens de comunidades empobrecidas, mulheres grávidas, homens que fazem sexo com homens, categorias de trabalhadores, homens e mulheres trabalhadores do sexo, usuários de drogas, transgêneros, entre outros) e nas áreas, instituições e projetos disponíveis para estágio dos alunos no ano em que cursem a disciplina.Parte Prática:a) Atividades em grupo e jogos dramáticos para trabalhar habilidades necessárias ao estágio.b)Estágio: Observação participante de um processo de trabalho em prevenção ou promoção de saúde sexual no âmbito do Sistema Único de Saúde. Plano de Estágio: de 40 horas participando de atividades de prevenção ou cuidado em uma unidade básica de saúde, programas de saúde da família, ambulatórios especializados, hospitais, projetos em comunidades em parceria com organizações de base comunitária, igrejas ou escolas.c) Supervisão: 2 horas semanais de supervisão compartilhada da observação em grupos de até 6 alunos.
Parte teórica:AYRES, J.R.C.M. Humanização e hermenêutica nas práticas de saúde Ciências & Saúde Coletiva 10 (3) 549-560, 2006.BARBOSA, R.; AQUINO E.; HEILBORN, M.L.; BERQUÓ, E. Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva.Campinas: Editora UNICAMP, 2002.BARBOSA, R. M.; PARKER, R. (org) Sexualidades pelo avesso: direitos, identidades e poder. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.BERQUÓ, E. (org) Sexo & vida. Panorama da Saúde Reprodutiva no Brasil. Campinas: Editora, UNICAMP, 2003.CACERES, C.; FRASCA, T.; PECHENY, M.; TERTO, V. Ciudadania sexual em América Latina. Lima: Universidad Peruana Cayetano Heredia, 2004.PAIVA, V. Fazendo Arte com a camisinha: sexualidades jovens em tempos de Aids. São Paulo: Summus editorial, 2000.PARKER, R. Abaixo do Equador. Culturas do desejo, homossexualidade e comunidade gay no Brasil. São Paulo: Record, 2002.PINHEIRO, R.; MATTOS. R. A. Os sentidos da Integridade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS/ABRASCO, 2001.Parte prática:SUPLEMENTO ESPECIAL. Prevenção do HIV em contexto de vulnerabilidade social. Revista de Saúde Pública, número 4, agosto 2002.AYRES, J.R.; SEGURADO, A.; GALANA, E.; MARQUES, H. S.; FRANÇA Jr, I.; SILA, M.H.; DELLA NEGRA, M.; SILVA, N. G.; GUTIERREZ, P.; LACERDA, R.; PAIVA, V. Adolescentes e jovens vivendo com HIV/AIDS: cuidado e promoção da saúde no cotidiano da equipe multi-profissional. Aids Novos Horizontes. São Paulo: Office Editora e Publicidade. Maio 2004. 35 pgs.EDMUNDO, K. 2003. A experiência do Centro de Promoção da Saúde nas comunidades populares do Rio de Janeiro. In: Aids e Desenvolvimento: interfaces e políticas públicas. Passarelli, C A, Parker, R, Pimenta, C, Terto Jr, V. Rio de Janeiro: ABIA. pp. 116-147.PERES, C.; SILVEIRA, F.; PERES, R.; PAIVA, V.; HEARST, N. Prevenção na Aids com adolescentes encarcerados, São Paulo, SP. Revista da Saúde Pública. São Paulo: v.36, n.4 supl, p.76 - 81, 2002.PAIVA, V. Analysing sexual experiences through 'scenes': a framework for the evaluation of sexuality education. Sex education, Londres, v. 5, n. 4, p. 345-359, 2005.Bibliografia complementar: A ser sugerida a cada ano, em função das experiências de estágios previstas.