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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST2073 - Orientação Profissional III
Vocational Guidance III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 50 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Possibilitar ao aluno desenvolver projetos em Orientação Profissional em diversas instituições.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1503333 - Marcelo Afonso Ribeiro
 
Programa Resumido
Parte Teórica:
-Os atuais impasses da Orientação Profissional;
-O significado do trabalho e suas mutações;
-A inserção social pelo trabalho;
-Orientação Profissional na escola
-Experiências em Orientação Profissional com diversas populações.
a. adultos em processo de transição de carreira e aposentadoria.
b. pessoas com deficiência
c. psicóticos
d. grupos marginalizados
e. dependentes químicos
f. imigrantes

Parte Prática:
Conhecer instituições que desenvolvem projeto de orientação profissional. Cumprimento de estágio que pretende levar o aluno a prática de atendimento (grupal ou individual) de jovens e adultos com questões profissionais utilizando-se de referencias e atividades práticas adequadas as necessidades especifica. Atividades a serem realizadas pelo aluno:
1.Visita a escolas e instituições que ofereçam atendimentos em Orientação Profissional (10 horas).
2. Atendimento de um grupo ou individual (18 horas).
3. Supervisão do atendimento (10 horas).
4. Elaboração e entrega de relatório do atendimento realizado (12 horas)
5. Atividades de Avaliação: Atendimento, entrega de relatório e supervisão.
 
 
 
Programa
Parte Teórica:
-Os atuais impasses da Orientação Profissional;
-O significado do trabalho e suas mutações;
-A inserção social pelo trabalho;
-Orientação Profissional na escola
-Experiências em Orientação Profissional com diversas populações.
a. adultos em processo de transição de carreira e aposentadoria.
b. pessoas com deficiência
c. psicóticos
d. grupos marginalizados
e. dependentes químicos
f. imigrantes

Parte Prática:
Conhecer instituições que desenvolvem projeto de orientação profissional. Cumprimento de estágio que pretende levar o aluno a prática de atendimento (grupal ou individual) de jovens e adultos com questões profissionais utilizando-se de referencias e atividades práticas adequadas as necessidades especifica. Atividades a serem realizadas pelo aluno:
1.Visita a escolas e instituições que ofereçam atendimentos em Orientação Profissional (10 horas).
2. Atendimento de um grupo ou individual (18 horas).
3. Supervisão do atendimento (10 horas).
4. Elaboração e entrega de relatório do atendimento realizado (12 horas)
5. Atividades de Avaliação: Atendimento, entrega de relatório e supervisão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: Parte teórica: aulas expositivas, coordenação de trabalhos escritos. Parte prática: coordenação de seminários, trabalhos em grupo e pesquisa; orientação e supervisão de estágio.

Atividades discentes: Leituras de textos, seminários, pesquisa, participação em Orientação Profissional didática, estágio.
Critério
Leitura e discussão de textos, pesquisa na área de orientação Profissional, participação em estágio supervisionado.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos teóricos e de relatórios de estágio.
 
Bibliografia
     
Audi, D. A. A adolescência e suas expectativas quanto à inserção no mundo do trabalho. São Paulo, 2006. Dissertação ( Mestrado) – Instituto de Psicologia, Universidade São Paulo.

Bonadio, A. N. Reabilitação profissional de dependentes químicos: estudo descritivo utilizando abordagem qualitativa e quantitativa. São Paulo, 2005. Dissertação ( Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo.

Lehman, Y.P. Proposta de formação de orientadores profissionais em uma estratégia clínica. Revista LABOR, nº 0. São Paulo: Vardi, 2001.

Lehman, Y. P. Orientação profissional na pós modernidade. In: Levenfus, R. S.; Soares, D. H.P. (Orgs.) Orientação Vocacional Ocupacional. 2 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010. 336p.

Ribeiro, M. A. Atelier de Trabalho para psicóticos: uma atualização. Revista LABOR, nº 0. São Paulo; Vardi, 2001.

Santos, M. A. P. Desafios na aquisição da identidade profissional por jovens universitários egressos de cursinho pré-vestibular popular. São Paulo, 2006. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Psicologia, Universidade São Paulo.

Silva, L. L. Orientação profissional e para o trabalho de jovens com deficiência mental: uma análise sócio-histórica das propostas institucionais no Brasil. São Paulo, 2008. Dissertação ( Mestrado) – Instituto de Psicologia, Universidade São Paulo.

Uvaldo, M. C. C.; Silva, F. F. Orientação Profissional: uma Experiência na Escola Revista LABOR, nº 0. São Paulo; Vardi, 2001.
 

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