Aprimorar e especializar o conhecimento na prática de orientação profissional e de carreira, principalmente voltado para atendimentos de públicos variados (universitários/as e adultas/os) e projetos em instituições (escolas, cursinhos, ONGs)
Atuais impasses da orientação profissional e de carreira. O significado do trabalho e suas mutações. A inserção social pelo trabalho. Orientação profissional e de carreira em instituições e organizações. Orientação profissional e de carreira com populações diversas.
Parte Teórica: -Os atuais impasses da Orientação Profissional; -O significado do trabalho e suas mutações; -A inserção social pelo trabalho; -Orientação Profissional na escola -Experiências em Orientação Profissional com diversas populações. a. adultos em processo de transição de carreira e aposentadoria. b. pessoas com deficiência c. psicóticos d. grupos marginalizados e. dependentes químicos f. imigrantes Parte Prática: Conhecer instituições que desenvolvem projeto de orientação profissional. Cumprimento de estágio que pretende levar o aluno a prática de atendimento (grupal ou individual) de jovens e adultos com questões profissionais utilizando-se de referencias e atividades práticas adequadas as necessidades especifica. Atividades a serem realizadas pelo aluno: 1.Visita a escolas e instituições que ofereçam atendimentos em Orientação Profissional (10 horas). 2. Atendimento de um grupo ou individual (18 horas). 3. Supervisão do atendimento (10 horas). 4. Elaboração e entrega de relatório do atendimento realizado (12 horas) 5. Atividades de Avaliação: Atendimento, entrega de relatório e supervisão.
Bibliografia Básica Antunes, R. (2015). O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo. Bohoslavsky, R. (1983). Vocacional: teoria, técnica e ideologia. São Paulo: Cortez. Duarte, M. E. (2011). Desaprender para ensinar os princípios (ou um outro modo de enfrentar a orientação). Revista Brasileira de Orientação Profissional, 12(2), 143-152. Guichard, J. (2012). Quais os desafios para o aconselhamento em orientação no início do século 21?. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13(2), 139-152. Pires, F. M., Ribeiro, M. A., & Andrade, A. L. (2020). Teoria da Psicologia do Trabalhar: uma perspectiva inclusiva para orientação de carreira. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 21(2), 1-11. Ribeiro, M. A. (2020). Contribuições da psicologia para repensar o conceito de trabalho decente. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 20(3), 1114-1121. Ribeiro, M. A. (2021). Orientação Profissional e de Carreira (OPC) em tempos de pandemia: Lições para pensar o futuro. São Paulo: Vetor. Bibliografia Complementar Cardoso, P., Silva, J. R., Gonçalves, M. M., & Duarte, M. E. (2014). Innovative moments and change in career construction counseling. Journal of Vocational Behavior, 84(1), 11-20. Ribeiro, M. A. (2020). Trabalho e orientação profissional e de carreira em tempos de pandemia: reflexões para o futuro. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 21(1). Ribeiro, M. A., Figueiredo, P. M., & Almeida, M. C. C. G. (2021). Desafios contemporâneos da orientação profissional e de carreira (OPC): a interseccionalidade como estratégia compreensiva. Psicologia Argumento, 39(103), 98-122. Ribeiro, M. A., Kanamura, A. M., Facchini, A. H., Boschetto, C. P., Lara, J. S. A., & Lima Torres, R. (2017). Orientação profissional e de carreira em cursinho pré-universitário comunitário: apresentação e análise de um projeto de extensão de 10 anos. Revista de Cultura e Extensão USP, 16, 48-62. Ribeiro, M. A., & Ribeiro, J. F. M. (2019). Aconselhamento Life Design para trabalhadores(as) informais adultos(as). In M. A. Ribeiro, M. A. P. Teixeira, & M. E. Duarte (Orgs.), Life Design: um paradigma contemporâneo em orientação profissional e de carreira (pp. 109-134). São Paulo: Vetor.