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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia Social e do Trabalho
 
Disciplina: PST2271 - Coisas, organismos e pessoas: lições de fronteira e separação
Psychology and Human Condition: thirteen lessons

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Exposição e discussão de fenômenos que parecem abraçar e exceder o mecanismo e o metabolismo, as máquinas e os organismos, inaugurando experiências de caráter necessariamente social e simbólico capazes de afirmar uma relação com o outro enquanto tal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2228773 - Bernardo Parodi Svartman
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
A. Quatro noções fundamentais: o signo (a sensibilidade semiológica, a interpretação do mundo), o rosto (a sensibilidade de contato, a sensibilidade ética, a aparição absoluta como ímã do contato, a verticalidade, a singularidade e a pluralidade humanas, a alteridade), o campo mutuamente compartilhado (o reconhecimento, a percepção intersubjetiva de pessoa, a condição social de fenômenos distintivamente humanos), o automatismo (o mecanismo e a coisa, o metabolismo e o organismo). 

B. Treze fenômenos: o desejo (o impulso erótico), o riso, a brincadeira, o trabalho, a ação (a iniciativa), a linguagem (a interpretação do mundo por signos duplamente articulados, a linguagem e o outro, a conversa), a troca (o dom, o dom revezado), o tempo (a memória e a utopia), a participação (o poder, a política; a história; o enraizamento e a troca de influências, o apreço desapegado), a solidão (a separação e a loucura), a dignidade pessoal (a polarização ética da percepção e da linguagem; a altura, a altivez e a humilhação), a beleza, o conhecimento objetivo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A. Atividades didáticas:
Parte teórica: aulas expositivas e dialogadas.
Parte prática: instrução de leituras e resenhas.

B. Atividades discentes: Leituras, resenhas e provas escritas.
Critério
Qualidade da participação em aulas, qualidade das resenhas e provas.
Norma de Recuperação
Nova apresentação de resenhas e trabalho julgados insuficientes.
 
Bibliografia
     
Arendt, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
Arendt, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1988.
Arendt, H. Filosofia e Política. In: A dignidade da política. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
Bergson, Henri. O riso  ensaio sobre a significação de comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Bosi. E. Memória e Sociedade – lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Bosi. E. O tempo vivo da memória – ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
Elias, N. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
Laplanche, J. La révolution copernicienne inachevèe. Paris: Aubier, 1992.
Lefort, C. As formas da história: ensaios de antropologia política. São Paulo: Brasiliense, 1979.
Lévinas, E. Ética e infinito. Lisboa: Edições 70, 1988.
Lévinas, E. Humanisme de l'autre homme. Paris: Le Livre de Poche, 1990.
Lévinas, E. Le temps et l’autre. Paris: PUF, 1989.
Lukács, Georg. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003
Mannheim, K. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
Merleau-Ponty, M. A estrutura do comportamento. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Ricoeur, P. Teoria da interpretação. Lisboa: edições 70, 1999.
Ricoeur, P. Interpretação e Ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
Weil, S. A condição operária e outros estudos sobre a opressão. Rio: Paz e Terra, 1996.
Winnicott, D. W. Playing and reality. London: Routledge, 1989.
Winnicott, D. W. The maturational processes and the facilitating environment: studies in the theory of emotional development. London: Karnac Books, 1990.
 

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